Ouvido Bionico Existe

A primeira vez que ouvi falar em ouvido biônico foi na época da série “Ciborg – O homem de seis milhões de dólares”, naquela época escutar por meios eletrônicos era apenas ficção científica, mas com tudo na vida, a ciência evoluiu, não na proporção da série, mas o suficiente para aproveitar as descobertas científicas em utilidades para o ser humano.

Conhecido como ouvido biônico, o implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, o funcionamento consiste em estimular eletricamente as fibras nervosas que transmitem o sinal elétrico para o nervo auditivo, e os estímulos elétricos são decodificados pelo córtex cerebral.

O implante coclear consiste em dois tipos de componentes, um interno e outro externo.

O componente interno é inserido na parte interna do ouvido através de uma pequena cirurgia e é um micro-receptor com uma micro-antena interna com um imã, uma definição bem objetiva do componente interno pode ser feita da seguinte forma: É um receptor de rádio que tem por função estimular os nervos auditivos, por isso é dotado de um cabo com filamento de múltiplos eletrodos envolvidos por um tubo de silicone bem fino e flexível.

O componente externo é um conjunto formado por um microfone (dependendo da necessidade, o microfone é direcional), um processador de voz, um pequeno transmissor munido com uma micro-antena e dois cabos.

Todo o processo é iniciado quando o microfone do componente externo capta os sinais acústicos e os transmite para o processador de voz, usando como meio de transferência um cabo.

O processador de voz seleciona e codifica os elementos da voz, que serão enviados pelos cabos para a antena transmissora, essa antena, fisicamente não passa de um anel metálico coberto com plástico, e tem aproximadamente 3 milímetros de diâmetro.

Uma vez analisados, os sinais captados são codificados e transformados em impulsos elétricos, e através de radiofreqüência, as informações são transmitidas através da pele e serão captadas pelo receptor interno, que está embaixo da pele.

O receptor contém um circuito integrado (dedicado) que converte os códigos recebidos em sinais eletrônicos e gera impulsos elétricos para os eletrodos intracocleares específicos, que são programados para transmitir os sinais elétricos para fibras nervosas específicas que estão localizadas nas várias regiões da cóclea.

Depois da interpretação das informações no cérebro, o usuário do implante coclear tem a sensação de audição, e quanto maior for o número de eletrodos implantados, melhores serão as possibilidades de percepção dos sons.

Como você deve ter notado, o funcionamento do implante coclear é muito diferente do aparelho de amplificação sonora individual, que apenas amplifica o som, mas o implante coclear capta o som ambiente, e em função dos sons captados fornece impulsos elétricos que estimulam as fibras neurais nas diferentes regiões da cóclea.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33942)
  • Antena Para Celular (26002)
  • Gerador Números Celular (19755)
  • Amplicador 60 W RMS (18847)
  • Os Gatos & Dúvidas (17864)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.