Diferença Barramentos

No barramento de 8 bits, os dados são transmitidos para os slots de expansão e para os outros componentes somente através de 8 linhas paralelas de dados.

No barramento ISA, que é de 16 Bits, os dados são transmitidos através de 8 ou 16 linhas de dados, dependendo do tipo de placa utilizada no slot de expansão.

No barramento MCA ou EISA, os dados são transmitidos para as placas projetadas especificamente para trabalhar com barramentos de 32 bits, através de 32 linhas de dados.

Obs.: Os slots de expansão MCA não aceitam placas de 8 ou 16 bits.

Adaptabilidade EISA: O projeto dos slots de expansão EISA permitem que as placas de 8 ou 16 bits se encaixem o suficiente para fazer contato com a linha de 16 conectores que gerenciam os dados baseados no barramento EISA.

Mas as placas projetadas especificamente para o slot padrão EISA podem encaixar-se mais fundo e alinhar seus conectores aos 32 encaixes especiais do slot que gerenciam os dados baseados no padrão EISA.

Assim os sinais do processador ou de outros componentes passam por várias linhas paralelas do circuito.

O número de linhas depende do tipo de arquitetura utilizada pelo barramento.

O mais simples, o barramento de 8 bits usado no computador IBM original, utiliza sessenta e duas linhas para conectar-se às placas de expansão.

Qualquer sinal enviado a uma placa é recebido por todas as demais, se os sinais das linhas de endereço combinarem com os endereços utilizados pela placa, esta aceita os dados enviados pelas linhas, utilizando-os para complementar o programa de gravação.

As placas de E/S alertadas pelo comando de gravação, ficam atentas às linhas de endereço, se o endereço especificado nessas linhas não for o utilizado pela placa, ela ignorará os sinais enviados pelas linhas de dados.

Oito linhas transmitem energia elétrica às placas, e linhas diferentes possuem tensões diferentes.

Oito das trinta e duas linhas são utilizadas para transmitir todos os dados, não importando se esses dados destinam-se aos chips de memória, ao monitor ou à placa controladora de disco.

Vinte linhas levam informações que determinam o endereço para onde os dados devem ser levados.

Cada placa de expansão usa um endereço único e específico, entre todos os disponíveis no primeiro megabyte de memória, que pode ser endereçado pelo sistema operacional.

As demais linhas são utilizadas para transmitir sinais de controle para determinados comandos específicos, como os comandos de leitura e gravação para a memória e para cada dispositivo de entrada e saída.

Cada placa do barramento procura constantemente por sinais apropriados nas linhas de comando.

Quando aparece um sinal na linha de comando de gravação, todos os dispositivos de entrada e saída reconhecem o comando.
Nota: O barramento original foi projetado paro funcionar em 8 Mhz, cerca de duas vezes mais rápido que o processador 8088 do COMPUTADOR IBM.

Enquanto a velocidade do processador aumentou para 10 Mhz, 25 Mhz, 33 Mhz, 50 Mhz e atualmente estamos em 3.8 Ghz, a velocidade do barramento permaneceu em 8 Mhz.

Com o projeto do barramento local (VLB), tornou-se possível transmitir 32 bits de dados na velocidade local do processador do computador.

Com o projeto do barramento PCI, tornou-se possível transmitir 64 bits de dados na velocidade local do processador do computador.

Geralmente, um computador com barramento local limita esta arquitetura a um ou dois slots, usados pelas placas de vídeo ou controladoras de disco, em que a rapidez é uma necessidade.

Os slots de expansão mais lentos são utilizados para comunicação com as portas serial e paralela e com o teclado, nos quais a velocidade não é um fator tão importante.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17372)
  • Antena Para Celular (14511)
  • Amplicador 60 W RMS (11164)
  • Os Gatos & Dúvidas (9867)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6754)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum