Sistema Controle Remoto

Os principais sistemas de controle que são utilizados para realizar o comando à distância de diversos aparelhos, dispositivos ou equipamento são o sistema através de fios, de radiação infravermelha (invisível ao olho humano) e o de radiofrequência  cada um desses sistemas tem suas propriedades.

O controle efetuado através de um fio (ou fios) que liga o operador ao aparelho tem como principal desvantagem a necessidade de operar a curtas distâncias.

Nos sistemas de radiofrequência obtém-se maior autonomia, além de maior precisão e complexidade no controle, os sistemas mais comuns de rádio controle que podemos ver diariamente estão nas mãos de crianças que brincam e nem se dão conta, são carros, barcos e aviões controlados por controle remoto.

O controle remoto de aeromodelos através de rádio pode ser feito por meio de dois equipamentos básicos, o mono canal e o multicanal.

No controle mono canal a transmissão é feita por apenas um canal de rádio, pode controlar, um leme de direção, transmitindo ordens do tipo virar para a esquerda ou virar para a direita e ainda acelerar ou desacelerar o motor do modelo, os equipamentos multicanal são muito mais sofisticados e podem controlar grande número de funções.

O sistema mono canal mais simples é formado por um transmissor, um receptor, um relé e um dispositivo eletromecânico que opera um balancim, e quando é acionada uma tecla de controle do transmissor, um sinal de freqüência constante é enviado ao modelo e amplificado pelo receptor, o sinal amplificado aciona o relé e este faz funcionar o balancim, que converte o impulso elétrico em mecânico.

Eletricamente falando, o controle remoto emite um trem de pulsos que é detectado pelo receptor, e o receptor, em função do trem de pulsos executa as funções, isso é válido tanto para o sistema mono canal quanto para o sistema multicanal.

O sistema multicanal funciona por meio de sistemas digitais de envio de pulso, através do sistema de pulsos é possível comandar a execução de uma função por estágios que são atingidos com o movimento da alavanca de controle do transmissor.

Um transmissor digital gera pulsos durante todo o tempo em que está ligado, são aproximadamente de 50 a 80 trens de onda por segundo que são enviados ao receptor, que amplifica o sinal e o leva ao decodificador, e o decodificador lê e interpreta os sinais e os envia ao servocomando apropriado, segundo a ordem que é recebida.

A radiação infravermelha é utilizada para enviar sinais nos controles remotos de aparelhos domésticos, como a televisão e vídeo cassetes.

O controle remoto envia mensagens codificadas por meio da luz infravermelha, para o aparelho controlado, e quando apertamos o botão do controle, fazemos essa luz piscar, emitindo pulsos longos e curtos que compõem um código binário, que é convertido em comandos pelo aparelho destino, as informações binárias que são enviadas ao aparelho dependem do botão que é pressionado no controle remoto, pois cada botão de controle corresponde um código específico que é gerado por um microprocessador, que, por sua vez, aciona um gerador de freqüência que envia os sinais para o equipamento controlado.

No equipamento controlado existe outro microprocessador, que tem por função receber os sinais e identificar o código recebido, se existirem aparelhos iguais no mesmo ambiente, com a finalidade de evitar interferência no aparelho errado, três códigos binários são enviados simultaneamente, o código da tecla pressionada, esse mesmo código invertido, e o código do fabricante do aparelho.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14867)
  • Antena Para Celular (12295)
  • Amplicador 60 W RMS (9739)
  • Os Gatos & Dúvidas (8321)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5910)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum