Sabemos Pouco Ainda

Não é de hoje que os estudos da eletrostática deixam os homens preocupados em saber qual é a natureza da eletricidade, a história nos conta que a primeira teoria a esse respeito foi formulada por Benjamin Franklin e é conhecida como teoria do fluido único.

A teoria do fluído único admitia que todo corpo possuía uma certa quantidade de um fluido indestrutível e era associado a matéria em maior ou menor quantidade.

Um corpo em estado neutro teria uma quantidade desse fluido elétrico que era chamada a quantidade normal de fluido para esse corpo, se o corpo tivesse excesso desse fluido estaria eletrizado positivamente, se tivesse falta, estaria eletrizado negativamente.

Para explicar as atrações e repulsões entre os corpos eletrizados admitia que as partículas que constituem a matéria se repeliam umas com as outras, e atraíam o fluido elétrico, a eletrização por atrito entre os dois corpos era explicada pela passagem de fluido de um corpo a outro.

Mais tarde foi criada a teoria dos dois fluidos, nesta teoria admitia-se que em todos os corpos existiam em quantidades infinitas de dois fluidos elétricos: um positivo, outro negativo.

Os fluidos da mesma espécie se repeliriam, e os de espécies diferentes se atrairiam, um corpo estaria eletrizado positiva ou negativamente de acordo com o excesso de um fluido sobre o outro.

Depois que os físicos começaram a desconfiar da existência do elétron não demorou em confirmar a sua existência.

Atualmente, tomando como ponto de partida que os elétrons e os prótons são partículas materiais dotadas de carga elétrica, nós conseguimos explicar quase a totalidade dos fenômenos elétricos conhecidos.

Apesar disso, os leigos dizem que não sabemos nada a respeito da eletricidade, isso não é verdade e é muito prejudicial para os principiantes que passam a considerar a eletricidade como uma coisa misteriosa e muito perigosa.

A verdade é que ainda não sabemos tudo a respeito da eletricidade, mesmo porque, ainda existem muitos fatos que ainda precisam de explicação.

Precisamos saber porque os elétrons tem carga elétrica, porque os prótons tem carga elétrica, como a atração entre prótons e elétrons no átomo se combina com a atração gravitacional.

Também precisamos saber porque certas substâncias são condutoras quando a eletricidade passa num sentido e são isolantes quando a eletricidade passa em sentido oposto, e tem muito mais coisas que precisamos saber.

Mas não é porque não sabemos muitas dessas coisas que devemos olhar a eletricidade de olho virado e não acreditar em coisas que acontecem na nossa frente todos os dias.

Em qualquer parte de qualquer ciência existem e sempre existirão muitos e muitos fatos que o homem não sabe explicar, e são exatamente esses fatos que impulsionam o desenvolvimento da ciência e a descoberta de novas realidades.

Postagens relacionadas
  • Quem Rouba Mais?
  • O Disjuntor e a Segurança
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43703)
  • Gerador Números Celular (37917)
  • Antena Para Celular (31836)
  • Amplicador 60 W RMS (23222)
  • Os Gatos & Dúvidas (21781)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.