Meu GPS Fala Tudo

O uso do GPS e de outros equipamentos no carro é proibido, é permitido apenas utilizar equipamentos por comando de voz, e para ser permitido, é necessário que os equipamentos tenham dispositivos que desliguem automaticamente a tela quando o veículo estiver em movimento, inclusive o GPS, essa exigência, na maioria dos casos, torna o GPS totalmente inútil.

Mas usar um GPS não significa que está com a vida totalmente protegida, a verdade é que a direção defensiva e cautelosa é que pode evitar multas e acidentes, ter um bom banco de dados de radares serve apenas para orientação, além do mais, muitos dos radares são mudados de lugar periodicamente, e também não adianta ter uma forma de ser avisado que está próximo dos radares, mas passar por eles a velocidades maiores que as permitidas.

Felizmente, a obrigatoriedade em desligar a tela não se aplica aos GPS portáteis, principalmente naqueles embutidos nos aparelhos celulares.

Além disso, quem usa GPS sabe que é preciso cadastrar como um “POI” a cada radar, claro que quando os pontos de medição de velocidade são fixos não é tão difícil de cadastrar, dá trabalho, mas vale a pena.

Voltando a questão legal, muitos dizem que é contra a Lei, em resumo, detectores de radar são contra a Lei, informativos da localização dos radares não são contra a Lei, em todo caso, usando um GPS mesmo sem ficar olhando a tela, significa que está sendo usado um banco de dados, que são apenas arquivos de texto com a localização geodésica, ou seja, a latitude e a longitude dos radares, e estão regulamentados pelo artigo 242 do Contran.

Os detectores de radar, os chamados anti-radar é que são proibidos pelo artigo 230 do Contran, que inclusive geram multa e apreensão do veículo.

Em todo caso, fiz uma captação de pontos de interesse em Itajaí para serem usados nos GPS Garmin, inclusive no Garmin Móbile XT que são instalados nos aparelhos de celular Nokia com S.O. symbian, quem desejar pegar os dados de Itajaí, acesse www.maparadar.com e copie os dados referentes a radares, pedágios, etc.

Mas, como circulo o dia todo pelas ruas de Itajaí, para estar dentro do que diz a Lei,resolvi personalizar o meu N95 de tal forma que chamou a atenção dos amigos, assim eu não preciso ficar olhando a tela do celular, afinal, conheço a cidade muito bem, raramente preciso procurar por um endereço.

A personalização é baseada em voz, assim a cada aproximação de um semáforo, uma voz me avisa: semáforo à frente, a cada lombada a voz me avisa, a cada radar fixo, a mesma voz avisa, e quando fico de saco cheio eu desligo, dessa forma o celular fica no bolso captando os sinais GPS e pela posição geográfica em que me encontro sou informado.

Além disso, programei para que quando eu passar dos 60 km/h ser avisado para tirar o pé do acelerador, assim fica difícil a CODETRAN catar algum dinheiro meu em multa, claro, que às vezes pode acontecer algum momento de fraqueza ou de esquecimento e eles me pegarem.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17502)
  • Antena Para Celular (14615)
  • Amplicador 60 W RMS (11267)
  • Os Gatos & Dúvidas (10004)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6838)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.