Telefone e Privacidade

O uso do telefone sem fio é permitido na área doméstica, sem especificar o alcance máximo, é permitido, sem entrar na área técnica, qualquer um pode comprar e usar à vontade e está tudo bem.

Existe polêmica a respeito da utilização de telefones sem fio de longo alcance, mas é uma proibição impraticável de ser fiscalizada por diversos motivos, e quem deseja a proibição do uso do telefone sem fio no serviço telefônico fixo comutado toma como referência a utilização de uma faixa de frequência livre e que não causa interferência em outros serviços.

Os fabricantes desses aparelhos não desejam polêmica, mas querem vender seus produtos e onde são fabricados a faixa de frequência utilizada é livre, é óbvio que se os preços das ligações de celulares fossem mais acessíveis ninguém estaria interessado em recorrer a esses aparelhos.

Afinal, é mais prático e chique atender um celular e não um aparelho que precisa até levantar a antena, mas por conta dos gastos e da mobilidade é necessário fazer alguns sacrifícios e até passar por algum constrangimento.

Não há como discutir, é preciso reconhecer que é um erro a proibição quanto ao uso dos aparelhos telefônicos que são ofertados livremente nas lojas físicas e/ou através da internet, também é inútil fazer alertas sobre o uso desses telefones adquiridos quase sempre via contrabando, mas que têm se tornado comum em nosso meio.

Apesar das promoções das operadoras de telefonia celular, ter um telefone fixo a alguns quilômetros da residência ou escritório é uma aquisição perfeita e sonhada por nós brasileiros, afinal, sempre queremos mais pagando sempre menos, e se conseguimos deixamos para o nosso ego a falsa impressão de que somos bem mais espertos, que enganamos os fiscais, e que sempre faremos valer a famosa Lei de Gerson em nosso favor.

Mas tem um problema grave que é a privacidade, ou a falta dela, pois grande parte dos telefones sem fio é fabricada na China e lá a frequência dos radioamadores é de 144 a 145 MHz, no Brasil é de 144 a 148 MHz, como a base desses telefones sem fio de longo alcance opera em frequências próximas dos 144 MHz é muito fácil ter audiência sempre.

A base dos telefones sem fio de longo alcance é um rádio transmissor que transmite na banda VHF e na faixa de 2 metros que é destinada aos radioamadores.

Diante disso fica claro que todas as suas conversas ao telefone podem ser sintonizadas por radioamadores casualmente ou por varredura de frequência, como sabemos, radioamadores são curiosos por natureza, e mais curiosos ainda são técnicos que adaptam seus rádios de frequência modulada para vasculhar as frequências de VHF.

Eu nunca usei para maldades, mas já escutei cada conversa de ficar de orelha em pé, até o meu “morto ressuscitou”, pois os temas vão desde conversas de infidelidade até planos empresariais, enfim, se escuta desde o mais hilário e inacreditável até o menos provável.

Não tenho objetivo comercial esclarecendo como funciona o telefone sem fio de longo alcance e suas vantagens ou falhas, mas creio estar prestando um serviço de esclarecimento para aqueles que desconhecem o funcionamento real de um equipamento desses, penso que à grosso modo estamos liberando nossa linha telefônica no viva voz e toda a vizinhança interessada no que falamos ao telefone pode escutar, se vale a pena ou não, você quem decide.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12331)
  • Amplicador 60 W RMS (9774)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum