Sinal 3G: O Pulo do Gato

Quando o sinal 3G, ou melhor, o sinal de radiofrequência modulado pelo sinal 3G não chega forte o suficiente, o jeito é procurar por alternativas, e conversando com “gente entendida no assunto” é que surgem várias idéias, e a melhor delas, provavelmente é a sugestão de procurar alguém que venda antenas.

Na internet existe de tudo, e antenas não estão de fora da lista dos itens bem procurados, principalmente se o usuário tem uma conexão ruim, afinal, ninguém se importa com a farmácia se não estiver precisando de algum remédio.

Todo investimento deve ter retorno, caso contrário vira despesa de fundo perdido, e, em tempos de vacas magras, qualquer economia que é feita é motivo de alegria.

Quem sabe das coisas ganha dinheiro, uns de uma forma e outros de outras formas, eu, por exemplo, não vendo antenas nem componentes eletrônicos, minha preocupação é passar meu tempo escrevendo sobre tudo aquilo que gosto.

Já escrevi que num dos cursos de eletrônica, não por correspondência e sim presencial, a matéria na qual fui reprovado por duas vezes foi a de “circuitos ressonantes”, tive que fazer o teste por três vezes para ser aprovado, na época fiquei bastante chateado, porque não conseguia entender a matéria, mas no final das contas, foi ótimo.

Naquela época eu não conseguia entender que os circuitos ressonantes são circuitos que ressonam na mesma freqüência, e envolvem ondas de rádio, bobinas, capacitores, transistores, e obviamente antenas.

Faço parte desta população, afinal, família e nacionalidade são coisas que a gente não tem a opção de escolha, mas brasileiro é burro mesmo, paga uma fortuna por uma solução pronta e que nem sempre funciona.

Desde quando Marconi fez seus experimentos, sempre tem alguém tentando alguma coisa nova, agora foi descoberta uma “nova tecnologia de amplificação de sinais 3G”, nada de surpresa, afinal, sempre estão surgindo novidades.

Mas quais são os componentes eletrônicos que são usados nesses equipamentos “tipo exportação”?
E o que é vendido como antena 3G? A resposta é simples: É tudo aquilo que já é mostrado como fazer a um ou dois metros do solo.

O que existe de fato é uma caixa hermética com o objetivo de proteger o modem e demais componentes dentro da caixa, e em alguns casos uma antena setorial também é colocada, portanto, são coisas comuns e facilmente compradas no comércio especializado, e tudo é colocado estrategicamente a alguns metros de altura do solo, ou alguém já viu alguém que mora no segundo ou terceiro andar reclamar por problemas de acesso à Internet quando está em casa?

A principal característica das ondas de UHF é a visada, é o mesmo que dizer, “se eu vejo você, você também pode me ver”, e o que de fato é feito para que o modem veja a antena do provedor de acesso 3G? Quem duvidar disso que coloque seu computador com o modem 3G a 12 metros de altura e experimente o acesso à Internet.

Para melhor a conexão, normalmente é colocada uma antena, e ela nunca fica na mesma altura que estava o modem 3G, isso é óbvio, então, por si só existe uma melhora de sinal independente do ganho da antena, o fato é que a antena ficou num local mais alto que que o modem 3G, você mesmo pode fazer esse teste, com o cabo USB original do modem 3G experimente, esse cabo USB não terá mais de um metro, mas serve para tirar essa dúvida.

Coloque uma extensão de 6 a 10 metros de cabo USB, é provável que seu sistema nem reconheça o modem 3G com um cabo USB comprido, é aí que está o “pulo do gato”, ou a “nova tecnologia recém descoberta”.

Os cabos USB são com 4 fios, 1 fio positivo de 5 volts, 1 fio negativo, é o negativo da fonte, 1 fio D+ que é para transporte de dados, 1 fio D- também para transporte de dados, alguns conectores tem também o fio malha, esse fio é ligado na carcaça do conector USB e também é ligado de forma a fazer a blindagem dos fios que transportam a energia e os dados.

O que acontece é que com a extensão, os fios são finos e existe uma queda de tensão, e os 5 volts necessários não chegam ao dispositivo USB, chegam apenas 4,5 volts a 4,9 volts, e talvez com cabos de baixa qualidade também sejam captados ruídos, com um multímetro digital é fácil de ser comprovada a queda de tensão, o ruído já é mais difícil, precisa de um osciloscópio para tal.

Então basta resolver o problema de alimentação do dispositivo USB e você poderá obter ótimo sinal apenas colocando o modem 3G a alguns metros de altura.

Talvez, se você estiver a muitos quilômetros de uma estação de rádio base (ERB), uma antena talvez seja necessária, caso contrário, apenas a “recente descoberta de tecnologia de aumentar a intensidade de sinal 3G” resolva todos os seus problemas de acesso à internet.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14140)
  • Antena Para Celular (11765)
  • Amplicador 60 W RMS (9414)
  • Os Gatos & Dúvidas (7961)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5686)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum