O Peixe e a Simbologia

Ainda me perguntam porque adotei o símbolo de peixe (avatar) junto com o apelido Piava Branca, já expliquei por diversas vezes que Piava Branca era meu apelido de rádio operador da faixa do cidadão há mais de trinta anos.

Não fui eu que coloquei em mim mesmo meu apelido, como eu sempre dirigia carro pequeno e branco, os colegas operadores de rádio me chamavam através do rádio assim, e foi assim que surgiu o apelido.

Era de praxe “batizar” o mais recém chegado da turma, cada qual ia recebendo um apelido para ser usado no rádio, e era chamado de piava ou de lambari quem tinha estação de rádio fraca.

Eu tinha dois motivos para ser apelidado, usava um rádio audiovox de 23 canais, portanto era lambari sem nenhuma discussão, ainda dirigia uma Kombi branca (naquele tempo Kombi era carro), e estão aí explicados os motivos do apelido.

Naquela época fiquei muito descontente, afinal, ninguém gosta de ser diminuído, mas todos sabiam que a faixa do cidadão daquela época era uma espécie de família e tinham que ser aceitas as regras já estabelecidas muito antes da minha chegada, afinal, o rádio não era só para fazer festa, naqueles saudosos tempos tinha muita utilidade nas estradas.

Com certeza o “padrinho” da “estação banana” não tinha a menor idéia do significado do apelido que acabava de colocar, e eu também não sabia que o símbolo estilizado do peixe, ou mesmo sua imagem era um dos símbolos do cristianismo, mais tarde vim a saber, mas não tomei a ferro e fogo o apelido como significado, apenas respeitei o apelido e com o passar do tempo acabei por ficar gostando.

Existe quem confunda as coisas, então vou aproveitar e vou contar o que sei a respeito da relação entre a figura do peixe e do cristianismo, e que não tem nada a ver com meu apelido e meu avatar que uso na internet, que é uma forma de não colocar minha foto por uma questão de minha segurança e de não assustar pessoas, sem contar que com a foto verdadeira não arrumo namorada na internet.

Voltando ao papo sério, consta na Bíblia que um dos principais milagres de Cristo foi a multiplicação dos pães e peixes, e segundo relatos bíblicos, aconteceram em duas ocasiões, conforme consta nos evangelhos.

Na época dos milagres, a principal fonte de alimentação e de economia da região em que Jesus viveu era o pescado, e não foi mera coincidência Jesus escolher seus primeiros apóstolos entre os pescadores, tanto é que prometeu que os faria pescadores de homens.

O símbolo do peixe era uma forma de despistar a perseguição sem piedade dos romanos aos cristãos antigos, como a linguagem em grego era muito comum na época, e Peixe é ICHTIS (em grego lê-se íktis), e é quase uma sigla de Iezus CHriTuS, ou seja, Jesus Cristo.

E assim, onde havia desenhado uma imagem que lembrasse um peixe, os iniciados sabiam tratar-se de uma família cristã, e se fizermos uma comparação com os dias atuais, é como citar Tio Sam, que em inglês é Uncle Sam, não parece com sigla de UNited States of America?

Pois é, pelo meu nome poucos me conhecem, existem até parentes que não sabem meu nome verdadeiro, além disso, quando um cobrador me liga e pergunta pelo nome respondo que é Piava Branca, como ele procura por outra pessoa não preciso pagaras contas que o Pedro faz.

Postagens relacionadas
  • Contatos Gerados
  • Gerador de Contatos
  • Copiadores de Esquemas
  • Lote de BF494 Falsificado
  • Como Inibir HC-SR501
  • Compartilhando Internet
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (47298)
  • Gerador Números Celular (41776)
  • Antena Para Celular (33573)
  • Amplicador 60 W RMS (24600)
  • Os Gatos & Dúvidas (23535)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.