Segurança ou Dinheiro

Tenho recebido muitas perguntas a respeito de eletricidade, eletrônica, e também sobre o manuseio da energia elétrica e o perigo que pode ser o mal uso da eletricidade, pois ela pode matar.

O assunto segurança em casa é coisa séria, muita gente não sabe, mas quem mora em cidades litorâneas e tem a água captada a poucos quilômetros do mar, corre o risco de ter água salgada nas torneiras, como já aconteceu em Itajaí, e o resultado é a queima da resistência do chuveiro quase que diariamente e o pior de tudo é que registros de chuveiros que são metálicos passam a dar choques.

Na tentativa de eliminar o sal da água, muitos produtos químicos são usados e mesmo o sal sendo retirado da água, o registro do chuveiro passa a dar choques devido a quantidade de produtos químicos existentes na água.

Para evitar choques no chuveiro, seja qual for o problema, é preciso fazer o aterramento do chuveiro e também do registro do chuveiro caso ele seja metálico.

Em condições normais o aterramento é feito apenas por precaução, pois o aterramento faz com que o choque não venha a acontecer, a principal função do aterramento é descarregar qualquer surto momentâneo protegendo quem está tomando banho e é obrigado a ligar ou desligar o chuveiro, e para isso é preciso manipular o registro do chuveiro.

Mas nos casos onde a circulação de energia é permanente no registro do chuveiro, o choque pode matar, e se a intensidade do choque for insuficiente, o susto devido ao choque pode matar alguém que sofra do coração.

Para quem não sabe, uma pilha de 1,5 volt não tem corrente com intensidade suficiente para matar uma pessoa, mas o nível de tensão que pode ser gerado através de um oscilador alimentado pela mesma pilha de 1,5 volt pode assustar e até matar devido ao susto.

Certamente que você já viu um daqueles livrinhos com uma mulher pelada na capa e escrito não abra, quando o curioso abre leva um choque, esse livro contém internamente um circuito eletrônico alimentado por a penas uma pilha, quem já abriu um livro desses sabe que é um choque inesquecível.

Agora pense na medida de tensão, geralmente é 110 ou 220 volts, e você é obrigado a colocar um fio extra para aterrar o registro do chuveiro e assim não tomar mais choques, e aquela energia que é descarregada pelo fio de aterramento vai ser paga na sua próxima conta de luz, pode não ser muita a descarga pelo fio terra, mas se forem somados muitos banhos diários de uma família, somarão alguns KW mensais jogados fora, e em tempos onde são feitas campanhas visando o racionamento de energia elétrica é no mínimo um contra-senso.

Em todo caso, muito cuidado, em caso de dúvidas a respeito de choques no registro do seu chuveiro, ligue seu chuveiro calçado com chinelos secos e de borracha e munido de uma chave de teste, encoste a parte metálica da chave de teste
no registro do chuveiro, se a lâmpada interna da chave acender, o registro do seu chuveiro está dando choques.

Então você está correndo o risco de tomar choques se encostar no registro do seu chuveiro, mas, se for colocado um fio terra no registro, o choque será descarregado para a terra e você estará jogando energia elétrica pelo ralo, enfim, é preciso escolher entre a segurança e o dinheiro.

Postagens relacionadas
  • Quem Rouba Mais?
  • O Disjuntor e a Segurança
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44353)
  • Gerador Números Celular (38614)
  • Antena Para Celular (32200)
  • Amplicador 60 W RMS (23569)
  • Os Gatos & Dúvidas (22143)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.