Redes Sem Fios Por Aí

Redes sem fios em serviços de entrega:

Os serviços de entrega dependem da mobilidade e da rapidez, então o ideal é implementar uma tecnologia sem fios chamada ESMR (Enhanced Specialized Mobile Radio) para comunicação de voz entre os veículos de entrega e escritório.

Esta tecnologia consiste em um comunicador no escritório traçando os trajetos diários para os condutores.

Quando um condutor chega ao seu destino, ele comunica ao comunicador o local onde se encontra.

O principal benefício do ESMR é a habilidade de funcionar como se fosse um radio PX, permitindo todos os seus utilizadores sintonizados no canal ouvir, enquanto outros dois utilizadores comunicam entre si.

Isto permite ao comunicador coordenar os horários de buscar e entregar as encomendas e monitorar o progresso dos condutores.

Os condutores sem carga podem ser encaminhados para ajudar outros condutores que estão sobrecarregados.

Este tipo de comunicação é benéfica em duas grandes áreas, são elas a economia de tempo e o aumento da eficiência.

O UPS (United Parcel Service) utiliza um sistema sem fios similar para as suas necessidades, cada condutor tem um dispositivo que parece um bloco de notas com um visor digital com um instrumento parecido a uma caneta.

O condutor utiliza-o para apontar cada entrega digitalmente, além do registro digital da assinatura da pessoa que recebe a encomenda.

Esta informação é transmitida de volta à central, pela pessoa que espera pela encomenda, e através da página da UPS ela pode dar informações precisas sobre a sua encomenda, como por exemplo, qual é o estado da encomenda.

Redes sem fios em segurança pública:

As aplicações para a segurança pública começaram com comunicações de rádio para rotas marítimas e para outras atividades perigosas em áreas remotas.

Pela comunicação de satélites e a coordenação do INMARSAT (International Maritime Satellite Organization), estas comunicações forneciam aos navios informação de mau tempo ou podem utilizar como um mecanismo para pedir ajuda.

Com este tipo de comunicação surgiu o GPS (Global Positioning Systems), que agora faz parte do equipamento base de qualquer navio.

Na maior parte dos casos, o capitão pode utilizar os satélites circulando o globo em conjunto com o sistema de navegação do navio para determinar o seu local exato e traçar a sua nova rota.

O GPS também é utilizado em aplicações militares, na aviação, ou em uso pessoal, atualmente existem aplicações medicinais que usam tecnologias sem fios, como uma ambulância para se comunicar com o hospital, onde um médico comunica ao bombeiro ou a um para-médico os procedimentos em casos críticos até ele chegar ao hospital.

Redes sem fios para mensagens:

A nova onda de mensagens são os celulares, WAP e SMS, a habilidade de enviar mensagens nos dois sentidos e a navegação na Web num só dispositivo é uma ferramenta poderosa para os consumidores, enquanto as operadoras obtêm mais lucros, imagine se uma lista de espera convencional de um restaurante fosse substituída por estas tecnologias.

Redes sem fios para localizações:

Mapas num ambiente sem fios voltam ao sistema GPS, o GPS não só assiste a indústria marítima com a navegação, mas também veículos comerciais e carros privados.

Hoje em dia já existem carros com receptores GPS instalados para prevenir do condutor se perder, nele um mapa também é mostrado da área onde circula o carro.

O sinal dos satélites GPS é recebido pelo computador onboard, que contém um software com o mapa topográfico, indicando o seu posicionamento, sendo atualizado em tempo real conforme o deslocamento do veículo.

Redes sem fios para navegar na Web:

Além de possibilitar um computador portátil sem ligado a uma LAN sem fios com conectividade à Internet, também houve uma explosão de outros equipamentos sem fios que oferecem aplicações múltiplas de voz e dados num só equipamento.

Isto traz o poder da Internet a uma grande quantidade de informação na palma da mão.

PDAs ou telefones sem fios com hardware e software apropriados estão sendo utilizados para acessar a Internet com velocidades atingindo os 56Kbps.

A tecnologia sem fios é utilizada para o ambiente não só de navegação da Internet, o que já é um grande feito, mas também é utilizada em jogos pela Internet.

Como as interfaces dos dispositivos estão cada vez mais melhorados, a comunidade de jogos tem a possibilidade de oferecer jogos de alta qualidade, que pode ser jogado no seu PDA por exemplo.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33769)
  • Antena Para Celular (25899)
  • Gerador Números Celular (19405)
  • Amplicador 60 W RMS (18752)
  • Os Gatos & Dúvidas (17805)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.