Elo Fundamental Sim

Geralmente quando se adquire um aparelho de som com sintonizador de FM ou um aparelho de TV de última geração, existe pouca ou nenhuma preocupação com um elemento que é muito barato, mas que é de fundamental importância para o bom desempenho da recente aquisição, de nada adianta ter o melhor aparelho receptor do mundo e ele ser colocado no melhor lugar da casa, mas a instalação do elo fundamental da cadeia não ser feito corretamente.

O elo fundamental ao qual me refiro é a antena, ou você já viu algum aparelho receptor que não necessite de antena? Às vezes ela não é nem notada por ser muito pequena, mas ela está presente e funcionando, não é assim nos aparelhos de telefone celular?

A antena está presente e no manual do usuário são dadas as instruções de uso, entre elas os cuidados para não obstruir as ondas de rádio que são emitidas pelo celular, atualmente é bem pequena e não passa de alguns centímetros e está embutida na caixa do celular, obviamente que a antena está lá, mas não precisa ser instalada porque vem pronta.

Com aparelhos grandes e que funcionam com freqüências mais baixas a antena geralmente tem o tamanho maior que alguns centímetros, não importando se o aparelho é do tamanho de uma caixa de fósforos ou de um aparelho de TV de 52 polegadas, a verdade é que a instalação correta da antena é o inicio para que sejam captados os sinais de radiofreqüência que são emitidos pela estação preferida do usuário.

Tudo começa pela escolha do tipo da antena e dos cabos de descida dos sinais até o aparelho, a verdade é que se pensa no aparelho de última geração e nas suas mais novas funções, e é esquecido o item mais importante, e que nem sempre é preciso que seja um praticante profissional da eletrônica que faça a instalação.

A preocupação com a antena não é mais uma invenção bem elaborada por algum vendedor de antenas, a realidade é que a preocupação com a antena não é bem explorada, de forma que quem tiver conhecimento sobre esse assunto e souber explorar, sem dúvida que terá sucesso na sua atividade de técnico instalador.

E mesmo quem não é técnico formado, mas que deseja aprender como fazer instalações corretas pode lucrar muito com isso, pois serviço bem feito é sempre bem pago, não importando quem faz o serviço, além disso, saber fazer gera economia, além do prazer de fazer.

Dentre os vários textos sobre radiofreqüência sempre cito os princípios básicos de funcionamento, sempre de maneira simples, com isso espero estar ajudando os interessados nesse tema tão misterioso e nem por isso menos fascinante que é a montagem e a instalação de antenas, afinal, a cada dia que passa cresce o número de residências, e mais acentuadamente em prédios com conjuntos de apartamentos, onde certamente existirá uma ou mais antenas coletivas que irão ser instaladas, e é certo que irão precisar de manutenção permanente.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14817)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum