Sem Pânico Para Idosos (P2)

Este link é a continuação do link referente ao projeto Sem Pânico Para Idosos parte I

Todas as pessoas mais velhas estão sujeitas a problemas graves provocadas por quedas, e ficando imobilizadas acabam ficando chatas e tiram a paciência de quem cuida deles.

Quem cuida de um idoso não tem uma noção do que o idoso deseja, se é remédio, água, comida, ou se ele fez suas necessidades fisiológicas, por isso o projeto do transmissor prevê quatro botões, uma para cada tipo de aviso.

Argumentos para usar um dispositivo como o Sem Pânico Para Idosos não faltam, mas o principal com certeza é que vai evitar que idosos tenham complicações causadas por quedas, pois o dispositivo proposto evita que quem não pode ser levantar, nem faça a tentativa.

Entre os cuidados básicos estão a alimentação e os cuidados com a higiene, e isso alguém da família pode fazer sem prejudicar muito seus afazeres domésticos, desde que, seja avisado que o idoso precisa de algo, enquanto o idoso não “chama”, os demais afazeres podem ser feitos normalmente.

No link é apresentado o circuito transmissor do projeto Sem Pânico Para Idosos, nesse link, é apresentado o circuito receptor.

O módulo receptor de 433 MHz utilizado nesse projeto é um módulo MX-FS-03V, ele recebe o sinal de rádio frequência modulado com os sinais codificados e o CI faz a decodificação e vai executar a função de acordo com o botão pressionado no transmissor.

O componente que podemos chamar de principal é o circuito integrado HT12D, é ele quem faz a decodificação dos sinais enviados pelo transmissor e recebidos pelo módulo de rádio frequência.

As quatro saídas do CI HT12D são independentes entre si, e é retirado sinal para ser aplicado em quatro foto acopladores do tipo 4N26, que funcionam também de forma independente.

Três canais polarizam a base de Q2 que faz parte de um oscilador de relaxação, para obter sons diferentes, R9, R13 e R12 devem ser de valores diferentes.

Um dos canais foi reservado para acionar um relê de 12 volts, no projeto de teste foi usada uma sirene de 12 volts, observe que a ligação do CI foto acoplador dessa saída é diferente das outras três.

O detalhe é que nessa saída onde é usado o relê não é pretendida a inversão do sinal, enquanto que nas outras três saídas é justamente a inversão do sinal que interessa.

A alimentação é feita com 12 volts para obter um volume sonoro de mais menos 1 watt, um regulador do tipo 7805 regula a tensão do módulo receptor de 433 MHz e do CI HT12D.

Dos demais componentes convém lembrar dos transistores e do diodo que tem polaridade certa para serem ligados, bem como a pinagem do CI 4N26.

Os resistores são todos de 1/8 de watt e os capacitores para 25 volts ou mais, lembrando que C2 tem polaridade certa para ser ligado no circuito.

O esquema eletrônico é mostrado na imagem abaixo.

ibytes_baba_idoso_receptor

E as duas partes do projeto, ou seja, transmissor e receptor funcionando podem ser vistos no vídeo abaixo.

Postagens relacionadas
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (22980)
  • Antena Para Celular (18613)
  • Amplicador 60 W RMS (14063)
  • Os Gatos & Dúvidas (12863)
  • Gerador Números Celular (8894)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.