O Básico Sobre SDR

O Básico Sobre Rádio Definido Por Software

Tempos atrás no desenvolvimento e ajustes de antenas eu precisava de um analisador de espectro, como o equipamento é caro e basicamente contém uma placa com um receptor de rádio de banda larga e de banda corrida, da frequência inicial a frequência máxima para cada tipo de placa.

Acoplada a placa de rádio, uma placa para conexão com um monitor para poder visualizar o que está acontecendo com a frequência sintonizada.

Pois bem, a placa de rádio pode ser encontrada em diversos modelos, as mais populares são as de recepção, e a placa de conexão com um monitor é feita através da porta USB de qualquer computador, e como resultado temos um analisador de espectro, desde que seja usado um software apropriado para controlar e interpretar os dados.

Do escrito acima, temos o rádio definido por software (SDR), que é um conjunto de tecnologias de hardware e software.

Nesse conjunto algumas ou todas as funções operacionais do rádio são executadas através de software ou firmware que pode ser modificada.

A definição em linguagem não técnica podemos dizer que SDR é um sistema de comunicação de rádio, onde os mesmos componentes que são usados em um rádio comum são implementados em hardware.

Isso significa que filtros, amplificadores, moduladores, demoduladores, detectores e tudo mais que faz parte de um rádio são implementados em software para ser utilizando em um computador pessoal ou num sistema embarcado.

O SDR pode ser apenas o receptor de rádio, esse é o tipo mais comum, talvez por ser mais acessível e dispensar licenças para transmissão, já que não transmite nenhum dado em nenhuma frequência.

O SDR em seu sistema completo é um transceptor, onde módulos de software tem todas as funcões de um transceptor, ou seja, pode transmitir e pode receber.

Os rádios definidos por software (SDR) permitem reduzir a quantidade de funções de comunicação implementadas em hardware, tornando os dispositivos de comunicação mais flexíveis e mais fáceis de serem programados.

Os SDRs estão em toda parte, são usados em pesquisa experimental em redes de computadores, em protótipos de novas tecnologias de comunicação, etc.

Um SDR básico pode ser formado por um computador equipado com uma placa de som, um conversor digital ou analógico e um adaptador de radiofrequência.

O SDR é utilizado em serviços de telefonia celular, recepção de sinais de satélites, no radioamadorismo, na telemetria, enfim, em tudo que envolver a radiofrequência pode ter SDR como meio de transmissão ou de recepção.

Postagens relacionadas
  • Curiosos Por Comunicações Públicas
  • Capturar Imagens de Satélites
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (64163)
  • Gerador Números Celular (53177)
  • Antena Para Celular (41838)
  • Amplicador 60 W RMS (30915)
  • Os Gatos & Dúvidas (29205)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.