4G Utiliza Tecnologia LTE

O 4G já chegou no Brasil utilizando a tecnologia LTE e promete revolucionar a internet móvel, foi lançado com críticas e em poucas regiões do pais a nova tecnologia ainda está muito longe de se tornar popular, predominante no mercado o 3G ainda é sistema usado pela maioria dos usuários.

Já estão sendo comercializados planos com diferentes características, mas é preciso ficar atento, pois o foco não é o acesso 4G através de aparelhos celulares, o foco são os modens USB.

Antes de querer entrar na onda 4G que é a novidade do momento é importante entender quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens em relação ao sistema 3G, e assim poder escolher melhor seu sistema, afinal, estar informado é preciso para não ficar jogando dinheiro fora.

A alcunha da quarta geração de tecnologia celular só existe comercialmente, o tal do “4G” é apenas um nome usado para agrupar as tecnologias WiMAX já utilizadas há algum tempo pelas empresas de telefonia americanas.

É importante citar que nenhuma das operadoras brasileiras atendia aos pré-requisitos definidos pela “International Telecommunications Union” (ITU – União Internacional de Telecomunicações) da ONU.

Motivada pela confusão gerada pelo uso da nomenclatura 4G, a União Internacional de Telecomunicações foi obrigada a diminuir as exigências e por isso as redes de telefonia brasileiras agora cumprem o mínimo necessário.

Que fique claro que não houve melhoras significativas, as exigências é que se tornaram menores, pouca coisa mudou em termos de tecnologia.

Para começar, qualquer operadora pode anunciar que dispõe de uma rede 4G, mas é necessário que os equipamentos envolvidos que usam o sistema atinjam velocidades de conexão entre 100 Mbps e 1 Gbps em pequenas distâncias entre as antenas e com os dispositivos em movimento.

Nenhuma operadora que vendia redes “4G” atendia esse requisito, pois o mínimo de velocidade aceitável no padrão é de 1 Mbps e o máximo em torno dos 200 Mbps.

Como sabemos, as operadoras oferecem algo e nos fornecem de 5 a 10% do que oferecem, o fato é que as operadoras estão anunciando velocidades próximas de 5 Mbps para os utilizadores de suas redes 4G.

Em termos de velocidade o padrão 4G não é muito diferente do padrão 3G que é utilizado em velocidades mínimas, pois ambos atingem 1 Mbps e é muito difícil o 3G ultrapassar mais do que 2 Mbps.

Sabendo desses detalhes é possível concluir que mesmo depois do rebaixamento da expectativa de velocidade, mas dependendo das tecnologias empregadas as redes 4G podem chegar a ser de 4 a 100 vezes mais rápidas que o sistema atualmente em uso.

Cada operadora anuncia um sistema diferente como 4G, apesar do desempenho bem próximo e do compartilhamento de algumas características, cada uma dessas redes conta com diferenças significativas, é exatamente isso que as operadoras americanas fizeram no início das atividades do 4G, é preciso ficar alerta as ofertas do serviço e testar antes de adquirir o serviço.

Leia também sobre Os principais benefícios da tecnologia 4G

Postagens relacionadas
  • O Marketing Com WhatsApp
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44958)
  • Gerador Números Celular (39246)
  • Antena Para Celular (32467)
  • Amplicador 60 W RMS (23794)
  • Os Gatos & Dúvidas (22420)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.