A Instalação Elétrica

Numa instalação monofásica normal, temos três fios, sendo eles: um fio FASE, um fio NEUTRO e um fio TERRA.

Os fios neutro e fase são responsáveis pela alimentação do equipamento, sendo que a corrente deve chegar por um fio e sair por outro, o terceiro fio, o fio TERRA deve ser ligado à carcaça do equipamento e a outra extremidade do fio deve ser ligado à uma haste de aterramento enterrada no solo com boa capacidade de conduzir, ou seja, meio úmido.

O fio TERRA tem duas finalidades importantes, a primeira é a proteção do usuário contra choques elétricos em caso de defeito do equipamento, isto vale para qualquer equipamento elétrico ou eletrônico.

A proteção existe porque permite que a corrente elétrica seja desviada para a terra através do fio TERRA em caso de um curto circuito com a carcaça do equipamento.

A segunda finalidade do fio terra é ajudar a desviar possíveis surtos de tensão que podem afetar o funcionamento do computador.

Para isso, o computador que é um equipamento com um plug de três pinos, o pino TERRA deve estar conectado à carcaça do equipamento e deve ser sempre utilizado.

A polarização deve ser feita ligando todos os fios existentes na tomada, o fio FASE, o fio NEUTRO e o fio TERRA.

No Brasil não são respeitadas as normas técnicas dos países de primeiro mundo, e as tomadas de nossas casas são com apenas dois pinos, o FASE e NEUTRO, para forçar a mudança foi criado o novo padrão de tomadas brasileiro.

Se todas nossas instalações fossem apropriadas também deveríamos ver uma tomada com três furos, onde seriam encaixados perfeitamente os três pinos do plug do cabo de força do computador, dessa maneira a polarização do computador estaria correta e não nos ofereceria riscos.

Como no Brasil a maioria das tomadas é de dois furos, que são o FASE e o NEUTRO, não está disponível o fio TERRA.
Como a finalidade principal do aterramento é a proteção de quem utiliza o computador, o fato de um micro não estar aterrado, significa que o usuário está desprotegido e isso poderá ter várias conseqüências: o computador pode dar choques e o ruído da rede de energia elétrica pode atrapalhar no funcionamento normal do computador, e no caso de defeito na fonte, todo o computador pode ser inutilizado.

Uma solução que não é a mais recomendável é a instalação de um filtro de linha, que é polarizado, forçando dessa maneira a polarização de todos os periféricos do computador.

Deve-se ter o cuidado de conectar o filtro de linha polarizado na tomada da rede elétrica, isto é, FASE com FASE, NEUTRO com NEUTRO e TERRA com TERRA, nesse caso, o filtro de linha deve ter três pinos e a tomada deve ter três furos, além disso deve ser feita uma ligação de TERRA à terra feita por um eletricista experiente.

Outra maneira, esta sim a maneira recomendável, é a instalação de uma tomada de três pinos, cujo nome correto é tomada bipolar, e respeitando a polarização padrão.

Como em nosso país é permitido o uso de tomadas de dois pinos e que não é levado em conta a polarização, pois a norma existente no Brasil é incompleta, é muito comum encontrar empresas que adotam o lado direito da tomada como FASE e outras que adotam o lado esquerdo da tomada como fase e outras que nem sabem qual é o fio FASE ou o fio NEUTRO da tomada, por isso não dá mesmo para confiar sem fazer uma pesquisa para a identificação dos fios na tomada.

Se for feito um estudo nos equipamentos existentes e que utilizam tomadas de três pinos, pode ser verificado que o fabricantes destes equipamentos interrompe o fio que será ligado do lado direito da tomada, isso significa que o projetista do equipamento pretende que a polarização respeite uma convenção internacional que é a seguinte:

o fio FASE deve estar no lado direito de quem olha para a tomada, o fio NEUTRO deve estar no lado esquerdo de quem olha para a tomada.

A grande dificuldade em relação ao novo padrão de tomadas brasileiro é que esse padrão só é utilizado no Brasil, por isso é preciso utilizar adaptadores, ou seja, mudaram as normas e forçam os usuários a usar adaptadores, ou melhor, fazer gambiarras.

tomada_padrao_novo

Postagens relacionadas
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Economia Sem Gato
  • Transformadores de Tensão
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9583)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum