Os Conceitos Básicos

Nos condutores de eletricidade existem partículas invisíveis que são chamadas de elétrons livres que da mesma forma que os planetas giram em volta do sol, os elétrons giram em volta dos núcleos dos átomos.

Quando uma força chamada de tensão elétrica impulsiona os todos os elétrons na mesma direção é formada a corrente elétrica.

Toda corrente elétrica tem uma certa potência, e para saber a potência elétrica multiplica-se a tensão pela corrente e o resultado obtido é a potência elétrica.

A tensão elétrica é medida em volts, a intensidade da corrente elétrica é medida em ampères, a potência elétrica é medida em watts e a energia elétrica é medida em quilowatt-hora (KWh).

Achou confuso? Nada disso, é muito simples, tomemos como base um dos aparelhos que mais gasta energia elétrica em nossas casas, um chuveiro, e digamos que a potência desse chuveiro seja de 4.000 watts, e a nossa rede de energia elétrica seja 220 volts.

Para saber a intensidade da corrente elétrica é feito o seguinte cálculo: P / V, onde P é a potência e V é a tensão, assim temos: 4000 / 220 = 18,18 ampères.

Para saber o consumo devemos fazer um cálculo um pouquinho mais complicado, mas nada que mesmo quem fugiu da escola não consiga, digamos que você toma um banho de meia hora todo dia, sabemos que o mês tem 30 dias, então o cálculo é o seguinte: (P x T) x Nd = KW, onde P é a potência do chuveiro, T é o tempo que o chuveiro fica ligado, e Nd é o número de dias que o chuveiro é utilizado e KW é a quantidade de watts consumida.

Assim temos: (4000 x 0.5) x 30 = 60.000 watts, que é o mesmo que 60 KW, agora pegue sua conta de energia elétrica e veja quanto você paga por cada quilowatt e multiplique o valor do quilowatt pelo número de watts consumidos.

Mais um exemplo? Se o valor do KW for R$ 2.20 e você utiliza 60 KW só nos seus banhos diários, você gasta R$ 132,00 por mês só de chuveiro, claro que o valor do KW sugerido é fora da realidade, observe sua conta de energia elétrica e faça seus próprios cálculos.

E assim você pode fazer o cálculo para cada aparelho que tem na sua casa e somar os resultado e você saberá se existe algum problema na conta da luz, mas o melhor de tudo é que você vai aprender a economizar porque saberá quanto está gastando em cada aparelho e onde pode ser cortado um pouco do consumo.

Veja na tabela abaixo a potência que é consumida por alguns tipos de aparelhos eletrodomésticos:

Claro que uma boa instalação elétrica ajuda a evitar riscos de sobre aquecimento dos fios e com isso também o desperdício de energia elétrica, pois o bom dimensionamento dos fios utilizados é muito importante tanto na questão da segurança quanto na questão do consumo, veja tabela abaixo e escolha o fio certo para algumas aplicações:

Postagens relacionadas
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Economia Sem Gato
  • Transformadores de Tensão
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9580)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum