USB, PMCIA ou Wlan?

No que se refere a adaptadores wireless USB, eles são pouco utilizados e existe pouca informação disponível sobre os adaptadores USB no sentido de como modificar, quais as características da placa, etc.

Eu modifiquei adaptador da encore, não sei se o modelo não prestava, mas o fato é que ficou muito ruim, a modificação não surtiu o efeito desejado, por isso descartei a ideia de modificar adaptadores wireless USB.

O outro tipo de placa wireless existente é a formada por um cartão PCMCIA que é usado em notebooks com um adaptador PCMCIA/PCI.

Os cartões pcmcias são muito mais populares do que os outros tipos de placas, pois as redes wireless são mais utilizadas por notebooks, esse deve ser o principal motivo de ter facilidade em encontrar, além disso, seus preços são menores, e podem ter preços bem baixos para usados.

A desvantagem é que os usados podem ser piores que os modelos novos, além disso, mesmo que os pcmcia sejam populares os adaptadores pci não são, obviamente porque os usuários de notebook não precisam deles.

Por isso é difícil de encontrá-los por bons preços, especialmente usados, deve ser levado em conta que o preço do adaptador pode ser maior do que o preço do próprio cartão.

Existem lojas de informática que vendem o conjunto pcmcia com o adaptador completo, talvez seja uma forma interessante, evita o risco de ficar procurando sem encontrar a parte que falta.

Além disso, existem problemas de incompatibilidades entre cartões/adaptadores e de adaptadores/PC, e estas incompatibilidades são muito mal documentadas, por isso dificultam em muito a compra em separado, pois um depende do outro e todos do computador, e para completar a desgraça, a maioria dos pcmcia não possuem conectores externos.

Por isso é que a placa wlan 802.11b/c PCI se tornou tão popular, mas a verdade é que as placas wlan PCI nada mais são do que um circuito pcmcia soldado numa placa pci.

Mesmo assim, não dá para comparar, pois são disparadas mais baratas do que comprar as peças separadamente, além disso, a maioria delas já vem com um conector externo, além disso, o chipset que elas usa também é bom.

Placas wlan PCI usadas é raro de encontrar e não é recomendado comprar pois os modelos novos são sempre os melhores.
Para placas wlan PCI existem dois itens que indicam a qualidade da placa, e a sensibilidade (sensitivity) e a potência (power).

Sensibilidade é a capacidade de funcionar com um sinal fraco, potência é a força do sinal emitido.

O item que mais observo é a sensibilidade, talvez seja algo comparado a “inteligência contra força bruta”, penso que quem tem sensibilidade não precisa fazer muita força, e quem tem potência transmite um sinal forte e espera que alguém da outra parte faça o mesmo.

Talvez tenha algo a ver com amplificação de ruído, ainda não descobri exatamente porque toda esta atenção é dada a sensibilidade, mas é dada menos importância a sensibilidade do que à potência.

De qualquer modo, recomendo que estejam atentos a esses dois itens quando forem comprar placas, claro que observem os demais itens nas especificações do fabricante.

Quanto menor for a sensibilidade melhor, a sensibilidade é medida em db e da sensibilidade depende a velocidade.
Quanto maior for a potência melhor, a potência é medida em mW, deve ser tomado cuidado para não confundir a potência de transmissão com a potência consumida pela placa wlan.

E finalmente, o que se recomenda é uma placa totalmente pci, que tenha conector externo e que utilize um chipset popular.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17881)
  • Antena Para Celular (14881)
  • Amplicador 60 W RMS (11411)
  • Os Gatos & Dúvidas (10259)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6942)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.