O PC Por Dentro

No Computador Não é Suficiente Encontrar Um Problema e Resolvê-lo

Não é suficiente saber encontrar um problema e resolvê-lo, se não tivermos as condições de conhecer as suas causas, e evitá-las, para que o defeito não volte.

Mas para poder mexer nas placas e dispositivos, é preciso saber que tipos de coisas vão ser encontradas nessas placas e dispositivos.

Quando se fala em computadores, são ditas palavras complicadas como barramentos, slots, microprocessador, CMOS, e tem muita gente que talvez não esteja familiarizada com essas coisas.

Para poder seguir em frente, é interessante analisar de uma forma um pouco mais detalhada os tipos de componentes podem ser encontrados num computador, e o modo eles executam algumas tarefas.

Isto é muito importante para a reparação, pois em muitos casos, o técnico associa um determinado problema à uma placa, mas tudo fica mais simples se for possível associar um defeito a um componente.

Um computador pessoal é formado por um conjunto de componentes eletrônicos, que interligados formam circuitos eletrônicos.

Os componentes são montados em placas e em conjuntos em forma de blocos ou módulos, e alimentados por energia elétrica, e os componentes exercem determinadas funções, ou seja, fazem aquilo que programamos.

Um computador pessoal é formado por placas e alguns outros dispositivos fechados, que na realidade também são formados por placas com componentes eletrônicos, e em alguns casos, também existem elementos mecânicos.

Para quem pretende entender um pouco do princípio de funcionamento de um computador, não é necessário saber como funcionam os componentes de cada placa ou dispositivo, o conhecimento da função geral de cada placa ou dispositivo e um pouco de conhecimento de como os sinais elétricos passam de um bloco para outro, já serão suficientes para
encontrar boa parte das origens dos problemas de funcionamento dos computadores.

Mas é interessante saber quais tipos de componentes são encontrados nas placas e nos diversos dispositivos que estão fechados em caixinhas, ou nos elementos periféricos como um teclado, um mouse, uma impressora, etc.

É necessário identificar os principais componentes se necessitamos fazer um teste de funcionamento, uma troca ou até mesmo uma atualização do computador.

Na verdade, não existe muita diferença nos componentes eletrônicos que o computador usa, esses componentes são em geral, muito parecidos aos que encontramos em aparelhos comuns, como vídeo cassetes, televisores, rádios, telefones celulares, brinquedos e outros aparelhos eletrônicos que conhecemos.

Os componentes não podem ficar soltos no ar, pois na sua maioria, são pequenos e delicados, por isso, a sua montagem é feita com a fixação em uma placa especial chamada de circuito impresso.

Os componentes são soldados ou encaixados em suportes especiais, para que não caiam e façam contato elétrico com as demais partes do circuito eletrônico do computador.

Assim, um computador possui varias placas de circuito impresso, ou apenas placas em que os componentes são fixados em encaixes, ou soldados formando determinados padrões.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44844)
  • Gerador Números Celular (39164)
  • Antena Para Celular (32428)
  • Amplicador 60 W RMS (23760)
  • Os Gatos & Dúvidas (22372)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.