Sem Visada Não Dá

Os níveis dos sinais 3G das operadoras variam muito, e este é um dos motivos das muitas dificuldades para os modens 3G funcionarem bem, as dificuldades de funcionamento causam a instabilidade ou até mesmo o não funcionamento, tornando a navegação difícil e ás vezes até impossível a conexão.

Uma boa antena pode ser a solução, obviamente que se ela foi projetada para a freqüência do sinal de rádio da operadora, com o aumento da intensidade do sinal de RF a portadora com o sinal 3G fica mais estável e com isso a oscilação pode diminuir.

Qualquer aumento na intensidade do sinal pode significar uma melhora significativa, se você conseguir apenas uma barrinha sem nenhum recurso adicional, certamente que você vai ter que desembolsar algum dinheiro para comprar uma antena, ou então construir um refletor caseiro, assim, aumentando de uma barrinha para duas ou mais a conexão melhora bastante.

Se você monta a antena em casa, seus gastos são mínimos, mas se você for efetuar a compra de uma antena, é preciso saber o que quer comprar e para o que vai servir de fato, com isso digo que é preciso saber a dimensão da antena que será utilizada.

Comece verificando a distancia da torre de sua operadora e onde você se encontra ou onde pretende captar o sinal 3G, mas vamos ser realistas, em condições extremamente favoráveis podemos captar um sinal de rádio na banda de UHF na linha do visual, ou seja, se eu vejo a antena da operadora meu sistema captará o sinal dessa antena.

Esse papo de antenas que captam e enviam sinais de 2,4 GHz a 50 km de distância é conversa que só quem não conhece nadinha de nada de rádio acredita, sei que se um vendedor de antenas ler esse texto é bem capaz de me ligar ou mandar e-mail “ordenando” que eu modifique esse texto, mas na prática não funciona.

Existem antenas que “supostamente” servem para até 50 km de distancia da torre, a saber, na teoria 12 Dbi deve funcionar para distâncias de até 10 km da torre da operadora, ainda na teoria, 24 Dbi deve funcionar para distâncias de até 20 km da torre da operadora, 30 Dbi para 27 km, 36 Dbi para 35 km e 50 Dbi para ate 50 km de distancia da torre emissora do sinal de rádio que transporta o sinal 3G.

Note que só agora citei o sinal 3G, é obvio, o sinal é radiofreqüência, ele pode transportar voz, dados ou qualquer tipo de informação, então volto a afirmar que o sinal de rádio transporta outros sinais, e obviamente que no caso da telefonia, são sinais codificados com voz e sinais codificados com dados.

Tudo isso é resumido a um ponto só: qual operadora tem antenas separadas para sinais de rádio que transportam voz e outro tipo de antena para transportar sinais com dados, então o sinal de radiofreqüência é modulado pelo sinal que está sendo transportado, obviamente que pode ser GSM, CDMA, e claro que também pode ser modulado por sinal 3G, mas a antena é a mesma.

Na hora da compra da antena devem ser considerados alguns fatores, como sabemos, montanhas ou pequenos morros, arvores, relevos e principalmente o exato local onde será a estação receptora, e se os pontos a serem conectados não puderem se ver eletronicamente esqueça qualquer investimento, se existir entre os dois pontos de conexão morro ou montanha a conexão não acontecerá.

Não adianta antena de 50 Dbi se ela não vai amplificar nada, para os incrédulos, pensem no seguinte: se em cada cidade existem antenas das operadoras de telefonia em distâncias que não ultrapassam os 10 km, se gastaria valores elevados na construção de tantas torres?

E mesmo as torres que captam os sinais através das antenas, captam da cidade vizinha que tem uma torre estrategicamente colocada no alto de um morro, e a estação receptora também está localizada num morro, o motivo é simples: sem visada significa sem conexão ou com conexão ruim.

É obvio que a conexão em escala comercial tem alcance um pouco mais do que a linha do visual, a popular “visada”, mas o que realmente acontece é que as operadoras distribuem o sinal que é captado dos satélites, e envia para os satélites os sinais captados nas cidades.

E finalmente, quem diz que a antena de tal marca ou de tal fabricante não precisa ter visada para funcionar bem, está enganando a si próprio.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13874)
  • Antena Para Celular (11528)
  • Amplicador 60 W RMS (9276)
  • Os Gatos & Dúvidas (7838)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5589)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum