1500 Passos Milagrosos

Em muitas das vezes a comunicação pode ser uma questão de vida ou de morte, mas quando a gente está em algum lugar que não tem sinal de rede telefônica de nenhuma operadora, as coisas podem ficar bem complicadas.

Mesmo aqui em Santa Catarina ainda existem locais onde não tem sinal de nenhuma rede de acesso telefônico, são quatro operadoras, e eu utilizo dois aparelhos para experiências, a aventura geralmente consiste em descobrir onde não tem como usar o telefone para se comunicar, portanto, também não tem acesso à internet, nem mesmo via GPRS, 3G então nem pensar.

O desafio não é encontrar um local que não tenha acesso telefônico, o desafio consiste em se comunicar com alguém distante a partir do exato local que não tenha acesso telefônico, ou seja, encontrar meios que possibilitem a comunicação, só não pode ser sinal de fumaça.

Dependendo da cidade e da quantidade de habitantes, pode haver apenas uma antena que distribuí o sinal, e ainda por cima ser compartilhada por todas as operadoras que prestam serviço de baixa qualidade, assim o consumidor não tem o que reclamar, afinal, ou usa o que tem ou não usa nada.

A menos de 100 quilômetros de Florianópolis existe uma pequena cidade chamada Nova Trento, de Itajaí até Nova Trento são 65 quilômetros se a opção for passar por Brusque, se for até Tijucas e passar por Canelinha são 165 quilômetros, está bem, está bem, não é texto sobre turismo, é sobre sinal telefônico.

Bem, se o destino for Nova Trento, a terra da Madre Paulina, e passar por Tijucas, até o centro de Nova Trento tem sinal e dá para usar o telefone celular normalmente, quatro operadoras disponibilizam acesso telefônico, mas se passar por Brusque a coisa é bem diferente, depois de passar por Guabiruba os telefones só servem para brincar, é melhor desligar.

Desligando o aparelho economiza a bateria, o fato é que sem rede de acesso telefônico o aparelho fica procurando rede e esgota a bateria muito mais depressa, e quem já precisou e não tinha disponível sabe muito bem que em locais distantes a energia para um único contato telefônico pode valer bem mais do que ouro.

É a diferença entre caminhar por muitos quilômetros ou aguardar exatamente no local onde faz a chamada, obviamente que um GPS para passar as coordenadas ajuda, mas sem carga na bateria não adianta celular, principalmente se o camarada for um “esquecidinho da silva” que não lembrou de levar consigo o carregador veicular.

Como disse, no Centro de Nova Trento tem sinal de rádio pacote, o tal de GPRS, portanto, dá para pedir ajuda numa dessas redes sociais, cada qual sabe onde tem amigos que possivelmente poderiam ajudar no caso de necessidade.

Mas quem já foi até o Vígolo ou na igreja Madre Paulina, que é o principal ponto turístico da cidade ficou decepcionado ao tentar ligar para alguém e querer contar sobre aquilo que estava vendo, até existem alguns locais em que o celular funciona, mas ao caminhar o sinal é perdido e as ligações caem.

Numa das oportunidades encontrei um cidadão por lá, ele queria fazer uma ligação e não conseguia, a ligação para ele parecia ser importante, mas não tinha comigo nenhum apetrecho que pudesse servir para ajudar a melhorar o sinal, e em tom de brincadeira lhe disse que se ele fizesse um pouco de sacrifício a Madre Paulina resolveria o problema dele.

É engraçado, mas como as coisas ficam diferentes quando a pessoa tem fé, ou seja, quando acredita realmente em alguma coisa, e o cidadão me perguntou qual seria o tipo de sacrifício que seria bem aceito e o seu desejo fosse concretizado, claro, eu era o porta voz indicado pelos companheiros de aventura.

Como eu já sabia onde era possível usar o telefone sem ser no centro da cidade, apontei para uma estradinha estreita e de chão e lhe disse que se ele caminhasse 1500 passos por aquela estrada ele faria ligações para onde quisesse, mas tinha que contar 1500 passos, parar, fazer as ligações e voltar, e não é que ele acreditou?

Acreditou e o sacrifício dele foi aceito, o detalhe é que a rua que apontei é em subida, e depois de 1500 passos se ganha aproximadamente 300 metros de altitude e por ser uma área que tem visada com a única antena que disponibiliza acesso telefônico, as ligações podem ser realizadas normalmente.

Quem for até Nova Trento e quiser comprovar, que vá até o final da rua calçada, é quase em frente a igreja velha, ao chegar na estrada de chão continue, pode ser de carro ou a pé, claro que a pé o sacrifício será maior.

Como é fácil de perceber, não existiu milagre algum, é pura lógica, a velha e manjada “visada” mostrando que ela precisa ser lembrada, milagre mesmo será se ao visitar Nova Trento o sinal de acesso telefônico estiver por toda a parte, então se fala à vontade com quem quiser e as operadoras faturam de montão.

Recado: “Tá aí Irmãzinha, agradeço por suas orações, e conforme prometido, minha promessa também está cumprida”.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9583)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum