Ligação de Motores

Não é raro receber e-mails com pedidos de esquemas de ligações de aparelhos elétricos, as vezes, também vem com perguntas, que a primeira vista podem parecer sem sentido, mas é preciso ter bom senso e ter consciência de que, por mais que a pergunta não faça sentido, quem faz a pergunta não sabe a resposta.

Existem aqueles que pensam que motores de liquidificadores e de furadeiras não queimam, mesmo que sejam projetados para trabalhar na rede de tensão de 110 volts, e são ligados na rede de 220 volts, claro que só ligar um ou dois minutos pode até não queimar o motor, isso porque não deu tempo do enrolamento do motor aquecer ao ponto de destruir o esmalte que protege os fios, e também fazem o isolamento.

Mas é certo que irá queimar assim que o esmalte que protege os fios for destruído, isso é válido para todo tipo de motor elétrico, nos dois tipos de motores citados, a resposta em termos de aquecimento é mais demorada porque o enrolamento não é direto, o induzido se movimenta pela ação do campo magnético, mas a continuidade dos campos de forças acontece em função do carvão que desliza sobre contatos eletricos do enrolamento do próprio induzido.

Assim, o motor pode queimar, no caso apenas o enrolamento do motor, e o induzido permanecer intacto.

No que diz respeito a um motor de ventilador de teto, o enrolamento do motor é diferente, e o movimento do eixo não acontece por contato em qualquer parte elétrica, o movimento de girar acontece através do impulso magnético gerado pelo enrolamento externo do motor, que fica fixa, e o eixo contém outros enrolamentos cuidadosamente dimensionados para que existam impulsos através do campo magnético.

Note que um ventilador de teto demora a chegar na sua velocidade total, justamente por esse motivo, no que diz respeito a capacitores que existem nos ventiladores, sejam de teto ou não, eles servem para forçar o sentido da direção da rotação da hélice, e se o capacitor for ligado invertido, o motor do ventilador irá girar no sentido contrário.

Nos motores de liquidificadores, a polarização é através de ferro magnetizado, ou por imãs que são fixados de forma a não permitir que o motor gire ao contrário.

Quanto ao valor do capacitor e sua tensão de isolamento, ele deve ter a tensão de isolamento geralmente em torno de 40% do valor de trabalho, assim, o valor de tensão para um capacitor num ventilador projetado para funcionar em 110 volts pode ser de 150 volts ou mais, para trabalhar em 220 volts, o mínimo recomendado é 300 volts de isolamento.

Já o valor em micro Farad (cujo símbolo é uF) pode ser bem baixo, com isso valores de 2 micro farad a 47 micro farad são mais do que suficientes, lembrando que quanto maior for o valor do capacitor, mais lenta é a partida, pois nesse tipo de aplicação o capacitor é usado para polarizar o campo megnético gerado.

A frequência de operação dos capacitores usados nesse tipo de aplicação é totalmente desprezada, pois o que importa mesmo é a tensão de isolamento do capacitor e a polarização requerida pelo enrlamento do motor.

A conclusão é que se ligar um motor projetato para funcionar em 110 volts, ele não terá durabilidade, pode até funcionar por algum tempo, nesse caso, o projetista deu boa margem de folga ao projetar os enrolamentos, que, trabalhando de forma forçada terão aquecimento em demasia, acabando por destruir a camada protetora de esmalte que existe nos fios e com isso acabando em curto circuito e em seguida o rompimento de um dos enrolamentos ou até todos, isso depende de alguns fatores.

No caso de ligar um motor projetado para funcionar em 110 volts, presumindo uma corrente de 1 ampère, se este mesmo motor for ligado em 220 volts, a corrente será de 2 ampères, o motor funciona mas esquenta fora do normal, a consequência é a queima do motor em pouco tempo de uso.

No cado de ligar um motor de 220 volts numa tensão de 110 volts, a corrente será a metade da corrente projetada, portanto, a velocidade da rotação também será menor, praticamente não existe risco de queimar um motor nessas condições, mas pode acontecer, se ele não der partida e o enrolamento aquecer.

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43 comentários

  1. Ola.

    Queria saber se procede a informação que no ventilador de teto se gera mais calor no motor na rotação mais lenta.

    Obrigado

  2. Rodrigo SIlveira

    Olá amigo, bom dia!
    Queria saber se dois capacitores no ventilador podem economizar mais energia, e se corro o risco de queimar o ventilador com mais facilidade, tendo em vista que ele fica muito mais rápido. Gt.

    • Não economiza, pelo fato de armazenar mais energia o motor fica mais tempo energizado em cada ciclo, observe que ele fica mais quente, se trabalhar no limite máximo pode queimar devido ao aquecimento dos fios esmaltados que acabam por derreter o esmalte dos fios.

  3. Luiz Carlos Krynicka Fernandes

    Bom Dia, gostaria de saber como abrir a carcaça do motor de um ventilador de teto, para realizar a limpeza interna do motor,
    marca ventisol, modelo vt de 220 v, tipo 1/6cv 130m, 360rpm, 0.66a 50/60 hz, código lrn1108/17l.

    Parece que a carcaça é blindada, mas me lembro que, em uma fabrica de manutenções, era aberto pelo eixo central e também fechado pelo eixo central, acoplando as duas carcaças, que parecem dois pratos fundos.

    Obrigado e no aguardo.

  4. Prezado,fui trocar o rolamento do ventilador de teto, e aproveitei e troquei os fios, pois estavam duros pelo calor ,só que não observei qual seria o negativo, tenho dois fios juntos e mais dois fios separados considerei os fios juntos como o negativo, fiz a ligação na rede e não funcionou, inclusive saiu faísca de dentro do ventilador; O que fiz de errado, ou o que deu de errado.
    Abraços.

    • Quatro fio significam dois enrolamentos, dependendo da tensão da rede eles são colocados em paralelo ou em série, um erro coloca um ou os dois enrolamentos em curto, e cheira-se a esmalte queimado, se foi isso um ou os dois enrolamentos entraram em curto.
      Outra situação é o enrolamento está certo mas o capacitor não está atuando para dar partida no motor, se ficar ligado nesse estado o enrolamento entra em curto.

  5. gostaria de saber como faço para inverter o sentido do motor, quais os fios que devo inverter

    • É preciso saber quais as características do motor, para motor monofásico simples, basta inverter os fios do capacitor de partida, que erroneamente é chamado de bobina.

  6. para fazer o ventilador de teto funcionar só com ventilaçao qual o procedimento e se isto incorre em mal funcionamento do mesmo e ronquidao do equipamento

  7. Gostaria de saber se eu ligar um ventilador 220w em uma rede 110w, ele pode queimar por isso?

  8. Gostaria de saber o valor de tensao do capacitor de motor de partida direta e de partida com interruptor centrifugo.Pergunto se o motor é de 220v, em qual caso pode usar capacitor de 110v.E se pode.

  9. como saber se o enrolamento esta queimado

  10. Gostaria de saber como posso suprimir os picos de tensão gerados por um motor monofásico de 1/4HP (portão elétrico) de forma que ele não gere interferências na rede elétrica da casa. É prática comum instalarem esse dispositivo diretamente no quadro da concessionária de energia, porém essa prática tem sido condenada em minha cidade. Desde já agradeço.

  11. BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE O CAPACITOR TEM VOLTAGEM E COMOFAÇO PARA DESCOBRIR A VOLTAGEM DELE E SE EU LIGAR UM CAPACITOR 220 EM UM VENTILADOR 110 QUAL PROBLEMA DA NO VENTILADOR OBRIGADO?

    • @Edson,
      O valor do capacitor e sua tensão de trabalho estão impressas no próprio corpo do capacitor, o mesmo em relação a polaridade, quando houver. UM capacitor com tensão de trabalho de 220 volts ligado numa rede de 110 volts não há problema, se for feito ao contrário o capacitor irá explodir.

  12. tenho um ventilador ventisol, ao ligar ele não tem força para rodar. O que podreia ser? falta de capacitância?

  13. Ganhei um ventilador de teto com corrente para a velocidade, porem os fios estão desligados, do motor saem quatro fios, um vermelho um cinza um marrom e outro laranja, tem um capacitor cbb61 e duas chaves uma da lampada e outra para o controle de velocidade, e mais a chave reversa das pás, pode me ajudar??? – marrom esta ligado em dois polos da chave que faz a reversão – cinza tambem porem de forma contrária, já o fio vermelho e o laranja que vem do motor estão desligados…

    • @Jose Roberto,
      Na carcaça tem um papel colocado com o esquema de ligação dos fios, sem esse esquema é na base da tentativa e erro que nem vou sugerir para evitar um curto-circuito, não quero saber de leitor do site morto por choques.

  14. Bom dia.Tenho uma pergunta semelhante a uma que vi aqui ni mural.Preciso trocar os fios ressecados que acabaram fechando curto em um ventilador de teto,porém,o mesmo tem a carcaça do motor blindada.Como faço para abrí-la?Desde já,agradeço,e muito.

  15. tenho um ventilador ventisilva o capacitor esta desligado como faço para ligar no motor muito obrigado

    • @edir,
      Com certeza há uma pista de onde deve ser ligado o capacitor, em todo caso, é no fio fase e no fio neutro o mais próximo possível do enrolamento do motor, já que o capacitor determina a rotação do motor e também dá a partida no motor.

  16. Claudio Silva

    Boa noite. Ventilador Ventisilva de coluna,novo, do nada não da partida. Mudei a chave para 220 e liguei, deu inicio de rotação e parou,tudo muito rápido. Pode ser o capacitor?

    • @Claudio,
      Se a sua rede de energia elétrica é 110 volts e colocou em 220 não aconteceu nada com o enrolamento do motor, já ao contrário com certeza deu cheiro de esmalte de fio queimado.
      Em muitos casos esses equipamentos tem problemas de contato nas chaves, se for made in Paraguay, esqueça, o enrolamento tem fios muito finos e não tem como consertar.

  17. como saber quantos uF tenho que colocar num motor? tem alguma soma e como se faz

    • @Leandro,
      de 10 a 50 uF não polarizado, há cálculos sim, mas aqui não vem ao caso, o capacitor serve para definir para qual lado vai girar o motor.

  18. Preciso dar sentido em um motor de microondas (gira o prato). Pior ainda preciso que este gite em um sentido e alguns segundos depois inverta essa rotação. Posso usar esse esquema dos capacitores?
    Originalmente ele gira em sentidos aleatorios.

  19. walter pinheiro

    Muito bom as perguntas e respostas

  20. Eu tbm estou montando um projeto escolar e preciso de solução para esse problema com o sentido de giro do motor de microndas ,não consigui ainda controlar pra que lado ele vai.

    • @paulo cesar,
      O motor que roda o prato do micro ondas funciona em corrente alternada, o que dificulta a inversão da rotação.
      Dependendo do tipo de motor, colocando uma ponte de diodos, um capacitor eletrolítico de 2,2 uF por 220 volts e uma chave inversora, dá para forçar o sentido da direção. dependendo do tipo do motor pode não funcionar e até queimar o motor, isso é divido ao tipo de montagem do motor, que prevê tensão alternada na alimentação.

  21. Oi.
    Gostei da sua idéia, tem como vc me mandar um esquema eletronico disso.

  22. Caro amigo, em um motor da evaporadora de um split tem seis fios, porem vou ligar em uma placa universal, devo usar os três fios da velocidade, porem quando tento algumas combinações com o capacitor ele aquece. Em uma bobina de três velocidade qual a combinação seria a correta para que não esquente em demasia o motor? qual seria o esquema?
    Att Romualdo

    • @Romualdo,
      O termo “um motor” é muito pouco.
      Você precisa saber o modelo de motor, e seguir um diagrama de ligações que geralmente vem junto com um manual ou conseguir a informação em alguma assistência técnica.
      O fato do capacitor aquecer é um risco, sinal que ele está trabalho no limite da tensão de trabalho. Cuidado que ele pode explodir.

  23. Olá. Num motor de aspirador de pó … o aspirador é 110v …porém ele tem uma placa de circuito que acho que está com defeito. Posso ligar esse motor direto na rede?fase/neutro?

    • @Bruno,
      Não conheço o modelo do aparelho.
      No entanto, se não conhece as características do motor, não ligue direto na tomada, poderão acontecer coisas bem piores que só a queima do motor.
      Eletricidade é coisa séria por ser perigosa.

  24. Boa noite. Como posso identificar se um ventilador de teto usado é 110 ou 220v ? Obrigado

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