A Fiação Elétrica Ruim

É algo comum alguém comprar um computador e seguir as normas de instalação corretamente, ou seja, o fio fase no seu devido lugar, o fio neutro também no seu devido lugar, e o fio terra corretamente instalado.

Qualquer equipamento deve ser instalado numa rede elétrica perfeita no que diz respeito à fiação, pois a instalação correta protege o usuário, o equipamento e ajuda a economizar energia.

Nós quando somos jovens tudo está bom e funciona bem, assim é com todas as coisas, inclusive com uma rede elétrica, com o passar do tempo os fios que são emendados acabam ficando com os contatos oxidados e passam a gerar problemas de pequenas interrupções de energia elétrica nos aparelhos alimentados pelas redes defeituosas.

Todo técnico sabe que um defeito que às vezes aparece do nada e também some misteriosamente é bem mais difícil de ser detectado do que um defeito que está evidente e presente, como é o caso do rompimento de um fio.

Mas um contato oxidado e isolado por uma fita isolante não é impossível de ser encontrado, mas é muito mais difícil porque é preciso procurar pelo defeito que gera interrupções momentâneas.

Pode parecer fora do tema, mas vou escrever só para ilustrar: há muitos anos atrás eu tinha uma ótima estação de rádio amador, certo dia caiu um raio, mesmo não tendo nenhum aparelho ligado, não sobraram nem caquinhos para contar a história.

O fato é que não queimou a minha casa porque havia um sistema que desligava justamente o setor onde estava a estação de rádio quando era dia, o sistema detectou como se fosse dia e desligou aquela parte salvando a casa do incêndio.

Foi muito rápido, um segundo no máximo, mas a rede elétrica da casa nunca mais prestou, eram aparelhos que desligavam do nada, às vezes eram ligados, mas não havia energia na tomada, mesmo com o disjuntor ligado.

O no-break passou a alternar entre bateria e rede elétrica mesmo sem faltar energia (em tese), o velho monitor CGA do meu antigo AT286 desligava, e a CPU parecia uma árvore de natal, de tantas vezes que ligava e desligava.

E não precisava ser em horário de pico de consumo, quando menos se esperava a energia elétrica desaparecia das tomadas e os aparelhos desligavam.

Então resolvi verificar a fiação e comecei pelo fio terra, estava perfeito, pelo menos era o que parecia visualmente, medi a resistência entre as extremidades do fio, medi também uma extremidade com o terra real, era uma haste de metal com 2 metros e meio cravada no solo, deu 3 ohms, estava tudo OK.

Mas pensando melhor, podia ser apenas queda de tensão, que quando solicitada pelo aparelho era insuficiente e por isso o aparelho não ligava, esperei o defeito se manifestar, corri com o multímetro na mão e constatei que era sem energia alguma, ou seja, não havia tensão.

Falei com meu vizinho e puxamos uma extensão provisória para testar, na extensão tudo funcionava, mas se a rede elétrica da casa fosse alimentada pela extensão o problema era o mesmo de antes, estava evidente que o problema não era mau contato na descida de energia que vem do poste e passa pelo medidor como eu suspeitava.

Experimentei pegar a energia na saída do relógio medidor, funcionava normal, então a minha instalação elétrica tinha sido avariada e causava interrupções sem explicação, ou melhor, havia uma explicação: os fios haviam sido danificados ou seus contatos nas emendas não faziam contato elétrico perfeito como deve ser numa instalação elétrica.

A solução era fazer nova instalação elétrica e foi o que foi feito, e os problemas de queda repentina e desligamento dos equipamentos sem explicação não aconteceram mais.

Postagens relacionadas
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Economia Sem Gato
  • Transformadores de Tensão
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12329)
  • Amplicador 60 W RMS (9773)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum