Potência PMPO x RMS

Não acredite em tudo que dizem sobre alto falantes, saiba que não existe alto falante com potência de “tantos” watts.

Os alto falantes são componentes passivos, que transformam energia, na verdade, um alto falante de 120W RMS suporta eletricamente 120 Watts sem queimar, mas se for ligado em um amplificador de 50 Watts ele tocará igual a qualquer outro alto falante parecido e de menor potência.

Isto sem contar que tem muita perda no trajeto antes de virar som, o fabricante que apresenta como primeiro dado de seu alto falante o valor da potência, tem a nítida intenção de ganhar o consumidor no papo, por isso, muito cuidado.

Com relação aos valores de potência, talvez já tenha se deparado com números assustadores e não coerentes, por exemplo, um aparelho três em um a venda no camelô da pracinha tem uma etiqueta que diz possuir 4000 Watts de potência.

É obvio que esta informação é falsa, isso seria admitir que este aparelho consome tanta energia quanto um ferro de passar roupa, o que acontece nestes casos é a unidade de medida que o fabricante utilizou.

Na maioria das vezes, potência PMPO, ou seja, uma forma de medir a potência máxima que o aparelho pode gerar, mesmo que seja por um instante mínimo de tempo, até menor que centésimos de segundo.

Como não existe padronização para esta medida, o fabricante “cria do jeito” que ele quiser a maneira que vai utilizar para fazer a medição da potência PMPO.

Isto é uma jogada de marketing, tanto é que é só observar que a potência dos aparelhos novos aumenta de forma absurda enquanto estes mesmos aparelhos continuam diminuindo de tamanho.

A essa altura, você certamente está se perguntando: porque os amplificadores para shows raramente passam dos 5000 Watts e mesmo assim continuam tão grandes?

Não tenho explicação, mas posso afirmar que a medição de potência padronizada pela ABNT é a que vale.

Medida em um período de tempo padronizado onde se possa definir a potência média que foi trabalhada pelo aparelho sem que ocorra sua queima, esta é a potência RMS ou conhecida como potência real média, esta serve como parâmetro de comparação e deve vir sempre especificada pelo menos no manual do fabricante.

Já consertei aparelhos que marcavam 200 Watts na frente de seu painel, mas no manual estava especificada a potência RMS de míseros cinco watts por canal, o interessante é que este mesmo raciocínio vale também para alto falantes.

A referência válida é potência RMS, e ainda temos um agravante, esta potência é a que o alto falante suporta eletricamente, é bom citar que na maioria das vezes o limite mecânico imposto pelo Xmax ocorre antes que toda a capacidade de potência do alto falante seja aproveitada, por isso é importante o cálculo e simulação da caixa antes da compra do alto falante.

Em música existe um parâmetro conhecido como dinâmica, que é a diferença entre o som mais fraco que toca em uma música e o som mais forte, qualquer aparelho em volume médio deve conseguir reproduzir todos.

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14140)
  • Antena Para Celular (11765)
  • Amplicador 60 W RMS (9414)
  • Os Gatos & Dúvidas (7959)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5686)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum