Eliminador Baterias

Acho que todos que mexem com eletrônica em algum momento Já precisou de uma bateria de 9 volts e teve que deixar seus planos de lado.

Atualmente a maioria dos equipamentos de bancada usam a bendita e cara bateria de 9 volts, que quase sempre deixa a gente na mão.

Mesmo com baterias recarregáveis no comércio, a gente compra, e mesmo custando os olhos da cara quando a gente menos espera ela está descarregada e não aceita mais carga.

Não é raro que que a gente tenha vários instrumentos mas não tem condições de ligá-los para utilização, e daí aquela montagem de fim de semana ou feriado não vai ser feita.

Acontece que existem meios e fontes de energia mais do que suficientes para deixar de comprar baterias de 9 volts que na hora em que a gente mais precisa eles nos deixam na mão.

Toda bancada tem pelo menos uma fonte de 12 volts, ou uma bateria de 12 volts, e a partir dessa fonte de energia podemos alimentar um multímetro, um osciloscópio, um frequencímetro, enfim, qualquer instrumento que utilize uma bateria de 9 volts como fonte de alimentação.

Mesmo porque, o consumo é baixo, mas a tensão necessária deve ser 9 volts, então não pode ser alimentado com 12 volts ou mais.

A solução é simples, não existem eliminadores de bateria de 12 volts? Pois então, aqui a sugestão é a eliminação por completo da bateria de volts utilizando um circuito com dois componentes, para os mais exigentes, três componentes.

O grau de dificuldade dessa montagem é “novato hard”, ou seja, quem não sabe nada eletrônica pode fazer a montagem olhando o desenho da montagem.

O esquema eletrônico é mostrado na imagem abaixo, alerto que esse tipo de fonte é para equipamentos que tem baixo consumo, mas que necessitam dos 9 volts.

eliminador_bat_9v

Uma sugestão de placa de circuito impresso pode ser vista na imagem abaixo, imprima a imagem com 38 milímetros por 38 milímetros.

eliminador_bat_9v_layout

A vista final da montagem é visualizada na imagem abaixo.

eliminador_bat_9v_vista

Na imagem abaixo a montagem em suspenso, sem placa de circuito impresso, um capacitor de 220uF foi adicionado para ajudar a filtragem, na real, coloquei mais para “firmar” os componentes.

eliminador_bat_9v_montado

Aproveitei o conector de uma bateria velha e assim posso conectar em qualquer aparelho que precisa uma bateria de 9 volts para funcionar, respeitando as limitações desse circuito.

Quem precisa de várias baterias pode montar vários conjuntos desse e mandar o camelô vender bateria que preste ou trocar de profissão, porque o mais irritante de comprar uma porcaria é o vendedor não aceitar que vendeu porcaria.

Os componentes podem até ser retirados de alguma sucata, o resistor de 100 ohms por 1 watt pode ser alterado em 25% a menos ou a mais, sem prejuízo no funcionamento.

O diodo zener, esse deve ser de 1 watt, lembrando que esse circuito funciona para qualquer tensão, e a tensão de saída e a potência é determinada pelo diodo zener.

Quem desejar pode instalar também um capacitor eletrolítico, ele vai ajudar na filtragem da tensão, observe a posição que esse capacitor deve ser soldado no circuito, a marcação de negativo deve ser no negativo, senão o circuito vira uma bomba, literalmente.

Postagens relacionadas
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • Lote de BF494 Falsificado
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.