A Primeira Montagem

Em primeiro lugar quero pedir desculpas aos meus amigos que são técnicos pela forma como vou tratar os temas e circuitos nesta seção, é que vejo tantas pessoas interessadas em eletrônica mas ficam frustradas por não conseguirem montar um circuito, por mais simples que seja, então resolvi “apelar” para o método visual e uma linguagem nada convencional para o mundo da eletrônica, ou seja, vamos misturar esquema com foto para ver se todos conseguem montar algum circuito.

Bem, o circuito que apresento é uma tradicional sirene, ela pode servir para qualquer coisa, depende apenas da imaginação de cada um, não faz muito barulho, mas o suficiente para dar alegria para quem não é técnico e mesmo assim gosta de fazer alguma coisa nas horas de lazer.

Para executar essa montagem será necessário uma fonte ou bateria de 6 a 9 volts, 1 resistor de 94K ohms, 1 resistor de 10K ohms, 1 capacitor de 100nF e um alto falante pequeno ou médio.

A fonte que utilizei foi uma fonte chaveada que era usada para recarregar a bateria de celulares, como o celular deixou de ser utilizado a fonte estava dando sopa então identifiquei o fio positivo e o fio negativo e utilizo para minhas “brincadeiras”, claro que uma bateria de celular que esteja carregada também serve.

O circuito super difícil de tão fácil é mostrado na figura abaixo, propositalmente R1 e R2 são de 47000 ohms, ou seja, 47K, eles estão em série, somando os dois valores temos 94000 ohms, é o mesmo que 94K, esse valor não existe comercialmente.

O objetivo é mostrar que podemos conseguir qualquer valor de resistência associando resistores, nesse circuito, qualquer valor acima de 82000 ohms (82K) até o limite de 500000 ohms (500K) funciona, o que vai mudar é frequência do tom gerado.
R3 é um resistor de 10000 ohms (10K) e o capacitor C1 é de 100nF, o alto falante é comum e qualquer um serve, desde que esteja funcionando.

Dos componentes ainda falta citar os transistores, que são dois transistores de baixa potência, um deles é do tipo NPN e o outro é do tipo PNP, na prática é montado um micro amplificador e então é realimentada a entrada com defasagem de sinal, os componentes responsáveis pela realimentação são C1 e R3, podem ser experimentados outros valores.

Em todo circuito não pode haver erros para que funcione, mas errar a posição de soldagem dos transistores nem pensar, conforme já citei, temos dois transistores, embora sejam de aspecto físico igual, internamente eles tem polaridades diferentes, apesar dos terminais terem a mesma disposição.

Note que a identificação do transistor é feita com as letras de identificação viradas para o lado de quem lê, nesse caso trabalharemos com um transistor do tipo BC548 e um transistor do tipo BC558, portanto, o terminal 1 é chamado coletor, o terminal 2 é chamado de base e o terminal 3 é chamado de emissor.

Nas minhas montagens não uso matriz de contatos e nem faço placas de circuito impresso, apenas monto, verifico se realmente funciona e depois desmonto e reaproveito os componentes, por isso uso uma placa de fenolite com ilhas quadriculadas, assim posso soldar onde quiser, é barato e reutilizável, além de tudo, é prático.

E assim, o circuito do esquema mostrado acima ficou conforme a figura abaixo, ainda colaborei colocando a identificação dos componentes, desse jeito até um cego consegue realizar essa montagem.

Os componentes devem ser todos identificados antes de começar a montagem, R1 e R2 são de 47K, seus anéis coloridos são amarelo, violeta, laranja e ouro (ou prata), o resistor de 10K tem os anéis nas cores marrom, preto, laranja e ouro (ou prata).

O capacitor C1 é de 100Kpf, é o mesmo que 100nF, e pode estar impresso ,1uF se for um capacitor de poliéster ou 104 se for um capacitor de disco cerâmico.

Atente para a posição de soldagem dos terminais dos transistores, note como parece que estão de costas um para o outro, não tem como errar, solde os componentes, confira para ver se não ficou solda fria (solda mal feita) e pode ligar que vai funcionar.

Você que nunca conseguiu montar nenhum circuito, a partir de agora isso será coisa do passado, será que precisa desejar boa sorte? Em todo caso, BOA SORTE.

Postagens relacionadas
  • Choques Como Proteção
  • Componentes eletrônicos
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Iniciando na Eletrônica
  • Componentes e Esquema
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11624)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum