Módulos de RF 433 MHz

Módulos de RF 433 MHz são módulos que atuam na faixa dos 433 MHz, essa faixa de rádio frequência é uma faixa que pode ser usada por rádio amadores e também por controle remoto de várias finalidades.

Não são percebidas interferências pelos usuários porque são poucos os rádio amadores que utilizam essa faixa de rádio frequência para comunicação, outro motivo da inexistência de interferência é a baixa potência usada por controle remotos.

A faixa dos 433 MHz não é considerada como uma boa opção para uso de enlaces entre computadores através da rádio frequência, mas é uma das opções mais baratas que existem para montar equipamentos que precisam se comunicar sem fio.

Os módulos que funcionam na frequência dos 433 ou 315Mhz são confundidos, na prática, não existe diferença, a pricipal característica é que funcionam em frequências abaixo de 1 GHz, por isso são chamados de módulos sub-giga.

Sendo 433 ou 315 MHz a forma de funcionamento é a mesma, inclusive a velocidade de transmissão de dados.

As faixas das frequências dos 433 Mhz e dos 315 Mhz, são muito usadas em controle remotos para diversas finalidades.

A potência necessária para este módulo funcionar é aproximadamente 0,25 mW e apenas 0,00000002% da potência transmitida precisa chegar intacta no receptor para atingir 2000 bits por segundo.

Com uma antena de boa qualidade a uma altura de 1,60m do chão, é possível atingir uma distância de até 1700 metros, em ambiente aberto, obviamente que o alcance de uma transmissão depende de muitas variáveis.

Para o curioso ou montador é importante saber que tais módulos modulam a amplitude do sinal, de acordo com o nível aplicado na porta de dados.

Portanto, se na entrada de dados for nível 1 (5V) é emitido o sinal na frequência de operação do módulo, mas sendo zero não é emitido nenhum sinal naquela frequência, e é por esse tipo de modulação (ou codificação) que este tipo de rádio estrá sujeito a interferência, por isso é que dependendo da aplicação é preciso inserir uma segunda codificação sobre a codificação existente para aumentar sua confiabilidade.

Uma característica bem interessante destes módulos é o fato deles poderem ser usados como transmissores de áudio, como usam a modulação por amplitude irão se comportar como se fosse um receptor (ou transmissor) em amplitude modulada (AM), mas operando na faixa de 433 ou 315 Mhz.

Para modulação em AM, o receptor precisará de um acoplamento para converter a saída de 5V para o nível adequado para ser usado em amplificadores.

Esses módulos são fáceis de usar com Arduíno, mesmo porque o sistema já vem pronto, é só conectar corretamente, instalar uma biblioteca e já vai estar funcionando.

Existem vários tipos de módulos, nesse texto, a abordagem será para o módulo MX-FS-03V que é o transmissor e o módulo MX-05V que é o receptor.

A alimentação é importante, e ambos funcionam perfeitamente com 5 volts, mas para obter maior alcance o módulo transmissor pode ser alimentado com até 12 volts.

Tanto quanto no módulo transmissor quanto no módulo receptor, o pino de dados pode drenar correntes da ordem dos Micro Ampére, então não é recomendável a utilização definitiva de LEDs ou circuitos que requeiram correntes superiores a capacidade que o módulo pode fornecer..

O módulo MX-05V (é o transmissor) funciona com tensão de 3,5 a 12 volts, tensões superiores irão danificar o módulo, tensões abaixo de 3.5 volts podem tornar o transmissor instável.

Ibytes_tramissor_433

Pino 1: Entrada de dados (sinal oscilante, no caso do Arduíno já está pronto).
Pino 2: Aplicar a tensão de alimentação de 3.5 a 12 volts, de acordo com a potência de sinal desejada.
Pino 3: GND (negativo da alimentação).

O módulo MX-FS-03V (é o receptor) funciona perfeitamente com 5 volts, tensões superiores irão danificar o módulo, além disso, e não proporcionam melhor rendimento.

ibytes_receptor_433

Pino 1: Este pino deve ser ligado a em tensão máxima de 5 volts.
Pino 2: Saída de dados.
Pino 3: Saída de dados. (Obs: os pinos 2 e 3 são iguais).
Pino 4: GND (negativo da alimentação).

Os dois módulos tem um ponto de solda para ser conectada uma antena, um fio de aproximadamente 20 centímetros serve como antena.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Descoberta das Ondas de RF
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17375)
  • Antena Para Celular (14512)
  • Amplicador 60 W RMS (11167)
  • Os Gatos & Dúvidas (9873)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6757)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum