Micro Espião em FM

Pequenos transmissores são ideais para espionagem, nesse projeto, foi incluída uma etapa de amplificação que vai dar ganho de áudio o suficiente para escutar coisas que são faladas a 5 metros do microfone, mesmo falando em voz baixa.

O micro espião proposto é de alta sensibilidade, e pode ser captado na faixa de FM, o objetivo é escutar conversas alheias numa faixa livre de rádio FM ou receptor de VHF, para escutas “não autorizadas” a montagem deve ser colocada num lugar que não levante suspeitas, claro que o lugar escolhido depende da imaginação do curioso.

Escutar conversas dos outros é feio, eu sei disso, também é crime, então deixemos a curosidade de lado e vamos utilizar a montagem com finalidade recreativa, você mesmo e também as crianças vão adorar ter um transmissor que permita falar para um rádio FM colocado em local distante e, assim fingir que é agente secreto.

O circuito da figura abaixo é de um transmissor de frequencia mudulada de pequena potência, com alto ganho de áudio, o alcance nos testes não passou de 200 metros, mas não fiz antena, foi só com pedaço de fio mesmo.

O funcionamento do micro espião de FM é baseado em oscilador na faixa das ondas de rádio, ou seja, em ondas eletromagnéticas em rádio frequencia, onde os sinais captados pelo microfone de eletreto, são levados à base do transistor BC549, onde são amplificados, e são injetados na base do transistor oscilador, o transistor 2n2219A.

Outra modificação ficou por conta do controle do ganho do microfone de eletreto, geralmente os ajustes dos níveis de áudio são ruins de fazer, então, colocando uma forma de fazer o ajuste fica muito mais fácil, além de poder ser ajustado o ganho em função do nível de ruído ambiente onde será feita a captação do áudio.

Procurei ser bem didático nesse esquema, porém, não vou descrever o funcionamento, sobre isso você já deve estar cansado de ler.

Fiz pequenas alterações em relação aos esquemas de transmissores que são vistos, uma delas é na saída para a antena, onde o casamento da antena é feito de forma sintonizada, conseguindo um bom ajuste, o alcance fica em mais de 200 metros.

A etapa do oscilador de alta freqüência que opera na faixa de FM é um pouco mais crítica, a frequencia de operação é determinada por L1 e pelo ajuste do capacitor variável.

Os sinais obtidos, já modulados em freqüência, são levados a uma bobina em paralelo com um capacitor variável e para a antena.

O alcance do transmissor depende muito da antena, da alimentação do circuito e do local onde vai acontecer sua operação.
Em campo aberto, com uma alimentação de 6 volts e uma antena de 30 cm de comprimento, o alcance chega aos 200 metros, este circuito funciona com alimentação de 6 a 12 volts, claro que com 12 volts o alcance tende a ser maior, mas impossibilita o uso de pilhas.

Com antena menor ou em local com muitas estruturas de ferro o alcance fica bem reduzido, mesmo assim, uma parede comum sem estrutura metálica não é obstáculo para este transmissor.

Na figura abaixo é a montagem no formato esquema visto por cima da placa de circuito impresso, isso irá ajudar muito aqueles que tem dificuldades na leitura de esquemas, mas lembre-se que está em tamanho 200%, portanto, para imprimir imprima em 50% do tamanho, esse truque mantém a resolução para impressão de melhor qualidade.

.
Na figura abaixo é o desenho da placa de circuito impresso visto por baixo, o tamanho está bem maior que o real, por isso, na hora de imprimir, pode começar imprimindo em 50% da figura, é mesma situação da imagem acima.

As bobinas são feitas de 5 voltas de fio em forma de 8 mm com núcleo de ar, os capacitores variáveis são trimmers de 5 a 60 pF, o transistor 2N2219A é de média potência e com 12 volts é recomendado que seja colocado um radiador de calor.
Demais componentes dispensam maiores comentários.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12330)
  • Amplicador 60 W RMS (9774)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum