Medir Intensidade de RF

Quem gosta de radiofrequência sempre está pensando em melhorar alguma coisa em algum lugar, e quanto maior o grau de dificuldade mais envolvimento, pelo menos comigo é assim.

O problema muitas vezes está em não saber o que está acontecendo, imagina só montar um pequeno transmissor e não saber o que está acontecendo, fica a dúvida se está saíndo radiofrequência ou não, claro que quem tem equipamentos não há problemas, basta ligá-los e pronto, tudo estará claro como uma água bem limpinha.

Mas, e quem não tem equipamentos? É óbvio que custam caro e nem sempre compensa o hobbysta fazer um investimento alto para se distrair de vez em quando.

E afinal, que instrumento seria esse? É aí que vem a criatividade, para saber se um transmissor recém-montado está ou não transmitindo é preciso fazer a sintonia num receptor, desde que seja conhecida a frequência de transmissão, mas, e se nada for captado?

Uma segunda opção, embora sem sintonia mas muito eficiente é um medidor de intensidade de campo, e antes de sair dizendo que não tem condições de comprar um, vamos fazer um usando um multímetro, e tanto faz ser multímetro digital ou analógico.

A verdade é que não é apenas para verificar se alguma transmissão está ocorrendo, é uma boa solução para sintonizar bobinas para obter o máximo de rendimento, é claro que cada um tem outras ideias de como utilizar.

Quem monta transmissores com várias etapas sabe que precisa fazer ajustes nas bobinas, nos acoplamentos entre etapas e finalmente, o casamento da saída final com o cabo coaxial que leva a potência até na antena.

Não pretendo ensinar a usar o circuito, mas de forma geral, buscando o ponto de ressonância das bobinas também haverá maior transferência de sinal e assim a intensidade do sinal será maior e será mostrado visualmente no multímetro, independente da sintonia de transmissão.

Como usei por muito tempo, em determinada época, senti a necessidade de controlar o ganho de entrada, por isso foi incluído um trimpot de 150K ohms para ajustar o nível de entrada.

Assim, quando a potência era maior eu diminuía o ganho, da mesma forma, fazia uma juste, anotava os dados, e fazia alterações e comparava, é bem diferente de pegar um rádio e sair feito doido na rua testando para ver até onde “pega o sinal”.

O esquema é mostrado na imagem abaixo (clique na imagem), não existem componentes difíceis, acho que os diodos 1N60 podem ser os mais complicados para serem comprados, mas nada que uma sucata de rádios antigos não resolva.

ibytes_med_int_esquema

Usei transistores BF259, são metálicos e talvez sejam um pouco difíceis no mercado brasileiro, mas transistores do tipo BF495, BF494, BF254 devem funcionar bem, aliás, com BF495 funcionou perfeito.

No mais, as recomendações do cuidado em relação a disposição dos terminais dos componentes, lembre-se que capacitores não polarizados não precisam ser observados os terminais de ligação, o mesmo vale para resistores.

Porém, para capacitores polarizados, transistores e diodos é preciso observar os terminais de ligação.

Todos os capacitores não polarizados devem ser de disco cerâmico, os resistores são de 1/8 de watt, com exceção do R3 que é 56 ohms por ½ watt, o capacitor eletrolítico é para 15 volts ou mais.

Para usar, ligue a alimentação do circuito e ligue o transmissor, coloque os bornes do multímetro como se fosse fazer uma medição de tensão contínua (DCV) escolha uma escala baixa de tensão, verifique a tensão e se for preciso escolha uma escala mais baixa para obter melhor precisão.

Para quem quiser colocar numa plaquinha de circuito impresso, segue o layout e a disposição dos componentes, clique na imagem para visualizar melhor.

A placa de circuito impresso em seu tamanho natural tem 73 milímetros por 73 milímetros.

ibytes_med_int_layoutibytes_med_int_vista

 

Postagens relacionadas
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Eliminador Baterias
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38944)
  • Gerador Números Celular (29422)
  • Antena Para Celular (28865)
  • Amplicador 60 W RMS (21230)
  • Os Gatos & Dúvidas (19572)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.