Antena Para 2100 MHz

Quando o acesso à internet é ruim o usuário fica estressado, e não é para menos, como é “chato” querer ter acesso a algo e este acesso ser impedido, numa situação dessas logo surge uma sensação de frustração, afinal, o acesso é pago e a tecnologia de acesso vendida a peso de ouro.

Quando o acesso à internet é do tipo 3G, existem muitos recursos e técnicas a serem testadas, é óbvio que nem todos têm o prazer e a paciência, além disso, o que é bom para um determinado local ou uma pessoa, pode não ser bom para outro local ou outra pessoa, tanto isso é real que os técnicos das empresas de telefonia não explicam um monte de coisas.

Mas são justamente as novas descobertas que dão prazer, e eu sou do tipo que não dorme sem descobrir o “porque das coisas que me interessam”, e entre as coisas que me interessam estão as formas de como ter boa conexão em acesso 3G.

Radiofrequência, eletrônica e coisas do gênero correm nas minhas veias o dia todo e o tempo todo, por isso vivo sempre fazendo experiências com os temas que são importantes para mim, e dentro do possível, escrevo e disponibilizo o que sei para que todos possam fazer também suas experiências e utilizar os conhecimentos, afinal, “o conhecimento em si não vale nada, mas a utilização do conhecimento é que o torna algo de grande valor”.

Sempre meço a intensidade do sinal de radiofreqüência que transporta sinais GPRS, sinais EDGE e sinais 3G, assim tenho como saber o que acontece em termos de ganhos e avaliar os resultados, e para essas medições utilizo o software Mobile Data Monitoring.

Para saber se as minhas experiências são realmente válidas, sempre procuro fazer os testes nos locais em que o acesso à Internet é mais difícil, pois onde moro já conheço as melhores posições.

Como sei que no bairro “Rio do Meio” o sinal de celular e de acesso 3G é ruim (fica a 10 KM das torres das operadoras e tem como obstáculos morros), e só com o modem 3G “puro” procurei por uma área aberta (com grama à vontade) e o sinal de RF captado foi de –109dBm conforme é mostrado na figura abaixo:

Observe a barra onde mostra o sinal captado, são cinco “barrinhas” o valor mostrado é –109dBm, para os atendentes das operadoras este é um sinal de ótima qualidade, pois conecta numa boa e navega tranqüilamente em 3G, a verdade é que conectou, mas com muita lentidão, então resolvi encarar de frente meu objetivo.

Bem, fui até lá para testar a qualidade e o ganho do sinal da antena para 2100 MHz, e coloquei a antena no mesmo local onde foi feita a primeira medição só com o modem 3G, usando a antena houve uma boa melhora na intensidade do sinal, conectou normal, a intensidade sinal teve boa melhora conforme mostra a figura abaixo:

Alguém se deu conta de quanto é essa boa melhora? São 10 dBm de diferença, e para ondas de rádio da faixa dos Giga Hertz isto chega a ser até estranho, a conclusão é que os 10 dBm é o ganho de intensidade de radiofreqüência que é obtido com a antena de 2100 MHz.

Considerei o resultado melhor do que o esperado, mas sempre tem algo mais a ser aprendido, afinal eu me propus a fazer alguns testes, por isso fui armado de algumas ferramentas com esta finalidade, então resolvi colocar um refletor de antena que havia sido retirado de uma antena de 2,4 GHz, e o resultado obtido pode ser visto na imagem abaixo:

O resultado obtido foi mais 6 dBm de ganho usando o refletor, e com fatos se discute, mas com números não há o que discutir.
Para analisar com carinho, só com o modem a intensidade do sinal era de –109dBm, com a antena direcional sem refletor o sinal foi de –99dBm, e com a antena com o refletor o sinal medido foi –93dBm, e dava para melhorar, porque em algum momento dos testes foi obtido um sinal muito bom, conforme figura abaixo:

Existe um detalhe a ser observado na interpretação dos valores obtidos nas medições, os valores são mostrados em dBm e a leitura é feita ao contrário, ou seja, quanto mais negativo for o sinal é mostrado, pior é a intensidade do sinal, e conseqüentemente, pior é a conexão 3G.

Para não restar dúvidas a respeito da medida em relação a interpretação das medições, se a leitura da intensidade do sinal for 0 dBm, significa que está recebendo a totalidade do sinal, se a leitura for de –80dBm a intensidade é de 80% do total.

Para efeitos práticos, acima de –100dBm é considerado sinal com intensidade fraca, e mesmo que conecte, a navegação fica afetada, só para completar, um sinal de –90dBm é melhor do que um sinal cuja intensidade seja –97dBm.

As medidas e idéia de como deve ficar a antena para 2100 MHz estão na figura abaixo.

Outro detalhe a ser observado é a respeito da polarização da antena, os melhores resultados (os mostrados) foram obtidos com a antena na posição vertical, isso se deve ao fato das operadoras de telefonia também usarem antenas polarizadas na posição vertical.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11623)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum