Configurando Modo AP

São freqüentes os pedidos de textos com modos de fazer configurações de access point, na verdade, a descrição do modo como é feito e que funciona realmente está no próprio manual do aparelho, mas desculpa da falta de tempo e a pressa fazem com que o usuário final não dispense alguns minutos para ler o manual de configuração, em alguns casos, o equipamento foi comprado de algum terceiro que por sua vez deu fim no manual.

Configurar um ponto de acesso (AP) é simples, mas ás vezes ele foi comprado e o comprador foi induzido pelo vendedor a comprar aquilo que o vendedor tem a oferecer e não aquilo que o usuário realmente necessita.

Uma configuração simples, é só colocar o nome da rede wireless, colocar também uma chave de pelo menos 64 bits, aplicar as informações e reiniciar o access point e a rede wireless estará funcionando.

De qualquer modo, mesmo sendo meio parecida a configuração da maioria dos access point, vou descrever o modo de configuração para o modelo Edimax EW-7209 com Firmware WAP PRO Versão 5.1.

· Configure a interface da sua rede com o IP 192.168.2.10

· Abra um navegador de sua preferência e digite o endereço http://192.168.2.1. Esse é o IP padrão que o equipamento assume após atualizar o firmware, se não foi feita atualização de firmware, o IP está especificado no manual do usuário.
· Localize o menu Wireless Básico e configure o equipamento como AP, escolha um nome para sua rede (ssid) e um canal para operação, salve as configurações.

· No menu TCP/IP Modo de Operação selecione a opção Gateway – Wirless e LANs Bridge e salve as configurações.

· No menu TCP/IP básico irá abrir 2 interfaces porta Internet/WAN e Portas LAN1 a LAN4 e Wireless, na porta WAN você vai configurar o acesso a Internet, note existem 3 modos de configuração da interface, IP estático, Obter IP ou PPPoE, pode ser configurado para IP fixo que funciona, mas para modem que esteja com o servidor DHCP ativado é recomendável deixar em Obter IP automaticamente.

Se o rádio for um Ovislink 5060 a porta WAN é a ethernet 2, é nessa porta que deve onde ser ligado um cabo ao modem.
Em Endereço IP coloque um IP da mesma classe do Modem, preencha a máscara, e em Gateway e DNS Primário coloque o IP do próprio modem.

Na interface Lan1 a Lan4 e Wireless configure um IP de classe diferente, escolha habilitar ou não o servidor DHCP, essa é uma escolha pessoal, geralmente eu utilizo no modo ativado, em todo caso, é recomendável alterar também a faixa de clientes DHCP.

Hora da verdade: salve as configurações e aplique no menu Aplicar Configurações.

Espere aproximadamente 2 minutos até que o AP tenha reiniciado, enquanto isso configure em sua placa de rede um IP da mesma classe que configurou na interface LAN1-LAn4 – Wireless, o Gateway e o DNS primário deve ser o IP que configurou na interface do rádio.

Feitas essas configurações você já deve estar navegando na Internet, caso isso não tenha acontecido, reinicie o modem e o rádio e teste novamente.

Prontinho, sem dificuldades e tudo funcionando, boa sorte!

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43702)
  • Gerador Números Celular (37914)
  • Antena Para Celular (31833)
  • Amplicador 60 W RMS (23220)
  • Os Gatos & Dúvidas (21779)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.