Lâmpada Inteligente

Apresento mais um projeto eletrônico de automação, é um circuito bem simples, mas ele funciona direto na rede de energia elétrica, a finalidade é facilitar o dia a dia e também economizar energia elétrica de forma honesta, fazendo com que o valor da fatura se não baixar, que também não aumente.

Desde já, quero deixar claro que não me responsabilizo por nada que venha a acontecer e que seja relacionado a este ou a outros circuitos por mim disponibilizados.

Todo técnico, todo curioso, ou todo metido deve zelar pela sua própria segurança tomando os devidos cuidados em relação ao manuseio da energia elétrica.

Sabemos que todo cuidado é pouco quando se manuseia eletricidade, como é o caso desse circuito.

Quando se fala em economia na conta de energia elétrica, qualquer economia é importante, mas por descuido e falta de hábito, a gente sai do ambiente ou passa por um determinado local e o ato de desligar a luz é ignorado.

O arrependimento chega quando a fatura chega, mas aí já é tarde.

O normal é apagar a luz quando a luminosidade não é mais necessária, mas se à noite já esquecemos a luz acesa, imagina durante o dia, a solução, a meu ver, é criar um circuito eletrônico inteligente.

A proposta do circuito é que durante o dia não é permitido que a luz acenda, e durante a noite só acender a luz quando o sensor detectar que alguém está no ambiente.

Obviamente que dois tipos de sensores serão usados no circuito, um sensor de luminosidade, que vai inibir o circuito, e um sensor infravermelho, que vai detectar a presença de alguém.

Durante o dia a luminosidade ambiente não permite que a luz acenda, e à noite, só quando o sensor detectar que alguém está no ambiente é que a luz vai acender e apagar logo depois que a pessoa sai do ambiente.

No circuito proposto existe a possibilidade de ajustar a sensibilidade do sensor e também quanto tempo que a luz vai ficar acesa depois que a pessoa sair do ambiente.

Além disso, se por acaso alguma coisa foi esquecida e a pessoa voltar, a luz irá acender novamente e apagar em seguida sem que seja necessário pressionar qualquer botão.

Foi pensando nesses detalhes que o circuito que apresento foi criado, o esquema da lâmpada inteligente pode ser visto e copiado a partir desse vídeo.

Não se enganem com o tamanho nem com a simplicidade do circuito, quem montar o circuito vai confirmar o que digo.

O circuito eletrônico que proponho tem por finalidade acender uma ou até 5 lâmpadas de LEDS, e os componentes utilizados são todos de uso geral, baratos e fáceis de serem encontrados.

Uma recomendação é que no caso de serem controladas 5 lâmpadas, é recomendado que um radiador de calor seja usado no TRIAC BT139, para até 10 lâmpadas de LEDs, no lugar do BT139 deve ser instalado um BTA12, também com radiador de calor.

Aos montadores sem experiência em montagens desse tipo, recomendo que deixem esse projeto de lado, a não ser que tomem os devidos cuidados em relação a energia elétrica.

Pois parte desse circuito eletrônico funciona direto na rede de 110 ou 220 volts, e levar choques pode ser assustador, como o risco de um acidente existe, todo cuidado é pouco.

Por isso, execute a montagem sem conectar o circuito na tomada, ou seja, sem ligar a alimentação.

Ao terminar a montagem, confira todas as ligações antes de fazer o teste de funcionamento.

Se a montagem estiver correta, e se o sensor de luz estiver recebendo pouca luminosidade a lâmpada vai acender, é como se fosse noite.

Se o sensor de luz estiver recebendo bastante luminosidade, a lâmpada não vai acender, é como se fosse dia.

Obviamente que antes da instalação definitiva testes funcionamento devem ser feitos.

Para realizar os testes, use um rabicho de uns 2 metros com uma tomada, nesse rabicho deve ter um fusível para proteção do restante da rede caso a montagem tenha algum problema.

Quando os testes de funcionamento forem concluídos, desligue o disjuntor geral e faça a instalação definitiva no lugar que você achar conveniente.

Se uma lâmpada é pouco, saiba que é possível controlar uma rede de até 10 lâmpadas, conforme já mencionei, e as lâmpadas dessa rede só acenderão quando for noite.

Nesse caso, deve ser usado um interruptor independente para cada lâmpada ligada nessa rede.

O circuito eletrônico foi elaborado para funcionar com lâmpadas de LEDs, mas as lâmpadas eletrônicas que foram testadas funcionaram normalmente, espero que façam bom proveito.

vista-lampada-inteligente

Acima pode ser observada uma vista final do circuito com as medidas sugeridas na placa de circuito impresso que ficou em 7 cm por 4 cm, quem tiver meios pode elaborar seu próprio layout de circuito impresso vá em frente, se preferir, o layout desse circuito é disponibilizado mediante pagamento simbólico na loja Ibytes.

Abaixo, mais uma imagem de uma vista geral do circuito, onde fica evidente a facilidade da instalação, os dois fios verdes são a entrada de 110 ou 220 volts e os dois fios amarelo são a saída.

vista-lampada-inteligente_v

Interessado em adquirir o layout da placa de circuito impresso desse projeto? Clique Aqui


Componentes:
1 módulo HC-SR501 (sensor de movimentos)
1 CI CD 4001 (CMOS)
1 CI MOC 3043 (Foto Acoplador Com DIAC)
Q4, Q5 = BC548 (ou equivalente)

R1 = Resistor de 100 ohms por 1 watt (Resistores de 82 a 120 ohms funcionam normalmente)
R3 = 470 ohms por 1/8 de watt
R7 = Resistor de 12K ohms a 27K ohms por 1/8 de watt (para quem quiser fazer ajustes, pode usar trimpot de 100K ohms)
R8 – LDR (resistor dependente da luz)
R9 = Resistor de 1K ohms por 1/8 de watt
R10 = Resistor de 1K ohms por 1/8 de watt
R11 = 390 ohms por 1/8 de watt
R2, R4. R5 e R6 não fazem parte desse circuito.

C1 = Capacitor de poliéster de 560KpF por 600 volts (Funciona de 470KpF a 680KpF)
OBS: Para redes elétricas de 110 volts, C1 deve se de 820KpF a 1 uF não polarizado por 250 volts.
C2 = Capacitor eletrolítico de 220uF x 25 volts
C3 = Capacitor eletrolítico de 220uF x 25 volts

D1, D3 = Diodo 1N4007 ou equivalente (qualquer diodo retificador)
D2 = Diodo Zener 1N4742 (diodo zener de 1 watt)
D4 = TRIAC BT139 ou equivalente (ver texto para maior potência)
Adicionais:
Placa de circuito impresso
Fios, solda, plugues e conhecimento para executar a montagem.

Postagens relacionadas
  • Bloqueador Sinal Wifi
  • Amplificador 18 dBm UHF
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Bloqueador de Sinal GPS
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44216)
  • Gerador Números Celular (38424)
  • Antena Para Celular (32121)
  • Amplicador 60 W RMS (23505)
  • Os Gatos & Dúvidas (22067)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.