Interface Sem Arduíno

Uma Interface para ser utilizada com os módulos de rádio frequência de 433 MHz com eletrônica pura deveria ser uma coisa bem simples de ser encontrada na internet, mas dei uma procurada e acabei não encontrando nada, e tive que desenvolver minha própria interface, e agora disponibilizo aqui.

Encontrei muita coisa para Arduíno, onde é tudo muito prático, mas uma utilização eficiente e prática de um sistema de rádio frequência não encontrei, então pensei em criar um alguma coisa que eu possa utilizar usando um circuito integrado simples e tornar possível a utilização desses módulos de rádio frequência de 315 ou 433 sem utilizar Arduíno.

De um modo geral, o funcionamento desses módulos de RF é igual, não importa a frequência e não importa o fabricante, basicamente funcionam todos do mesmo jeito: uma alimentação e uma saída de áudio modulado.

O sinal de saída é sujo e talvez com interferência, na rádio frequência isso é normal, quanto mais aparelhos próximos mais sujeira haverá no sinal transmitido, então é preciso filtrar e nivelar para poder ser utilizado.

Com o Arduíno é tudo muito simples porque o Arduíno faz tudo, mas para um projeto prático utilizando esses módulos fica inviável se tiver que utilizar o Arduíno, pois tira completamente o que existe de mais interessante que é ser muito compacto.

O que foi feito na realidade foi colocar um filtro na saída de sinal do receptor e nesse filtro tentar diminuir ruídos indesejáveis da rádio frequência e aplicar esse sinal na porta de um circuito integrado CMOS, nesse caso, é o CD 4093.

Um divisor resistivo com um trimpot de 1M (VR1) deixa os pinos 1 e 2 do CI CD 4093 muito próximo de disparar, como é um circuito integrado digital, na saída (pino 3) não existirá sinal com meio termo, ou será sinal negativo ou será sinal positivo.

No circuito proposto, para monitorar o que está acontecendo foi ligado um LED (D1), e esse LED só acenderá quando o sinal que saí do módulo se somar a pré polarização, então, com o LED aceso o circuito está recebendo sinal, com LED apagado o circuito está em espera.

O sinal de saída do pino 3 é aplicado nos pinos 5 e 6 e no pino 4 teremos haverá o mesmo sinal do pino 3 só que invertido, D2 pisca quando houver a troca de sinal.

O CI CD 4093 tem quatro portas Schmitt trigger, para não ficar sem utilização foram duas portas ligadas em paralelo, assim com todas as portas sendo usadas, não haverá captação de zumbidos que poderiam causar erros no disparo.

Não sei se é por falta de interesse ou por falta de curiosidade, mas o fato é que poucos circuitos integrados são testados com esse tipo de aplicação, E a interface consiste em um simples circuito integrado CMOS CD 4093.

Com a utilização desse circuito não existe a limitação em usar módulos de RF de 433 MHz sem ter que usar o Arduino, assim, dá para usar eletrônica com circuito eletrônico montado para utilização dos módulos ligados a um circuito eletrônico.

Nos vídeos abaixo é mostrado o funcionamento do circuíto em detalhes, e no caso de dúvidas assista os dois vídeos, em um deles mostra o circuito funcionando utilizando apenas uma porta Schmitt trigger para cada inversão de sinal, no esquema, foram colodas duas portas em paralelo, não alteram em nada o funcionamento.

O sinal gerado mostra o que acontece com os LEDs, que não passam de monitores, isso evita a criação de um circuito só para monitorar, pois o LED indica o que está acontecendo, e como sabemos, qualquer sinal aplicado um LED pode ser aplicado a outro circuito e ser utilizado de forma prática e eficiente.

Além dos vídeos mostrando o funcionamento e como é que é o procedimento de montagem, deixo também o esquema em toda a sua simplicidade.

ibytes_interface_mor_rec_43

Postagens relacionadas
  • Eliminador Baterias
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (35542)
  • Antena Para Celular (26913)
  • Gerador Números Celular (22479)
  • Amplicador 60 W RMS (19706)
  • Os Gatos & Dúvidas (18358)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.