Defeitos em Teclados

Existem vários tipos de teclados que são usados nos computadores, os teclados se diferenciam pelo número de teclas e pela técnica usada para o acionamento das mesmas.

Os problemas mais comuns acontecem quando uma ou mais teclas não funcionam ou falham, ou quando o teclado inteiro tem problemas, pois o computador passa a ter dificuldades no reconhecimento de informações que o teclado envia.

O teclado é o elemento mais usado no computador e tem mais partes mecânicas, e por ficar desprotegido, está sujeito a mais problemas, principalmente relativos a maus contatos causados por poeira, sujeira, umidade e também pelo desgaste por longo tempo de uso.

O teste mais simples é observar que tipo de defeito o teclado apresenta, temos as seguintes possibilidades:

· Ligando o teclado no computador, ele não reconhece o teclado, emitindo uma mensagem de erro.

Claro que a CPU pode emitir uma mensagem de erro se o conector do teclado estiver desconectado, ou se o defeito for numa CPU antiga, deve ser verificado se o teclado possuí uma trava, se ele possuir ela pode estar travada.

· Só para avisar os mais novinhos em informática, os teclados antigos possuem uma chave que faz a comutação AT/XT, é claro que você não vau usar teclado desses, mas você pode estar consertando uma CPU que foi usada por Adão, não é?

Nos teclados modernos, os defeitos mais comuns são os cabos rompidos e os próprios componentes internos do teclado, e na minha opinião, nem vale a pena desmontar o teclado para consertar, aliás, não tem nada dentro do teclado que um usuário comum possa consertar, em caso de algum defeito, faça um teste de continuidade do cabo que sai do teclado, e leva os sinais até a CPU.

O teste de continuidade do cabo é feito pela medida de resistência entre o ponto que ele entra na placa e o ponto de acesso no conector que se encaixa na unidade de sistema, devem ser verificados todos os cabos e conexões, se um deles apresentar resistência infinita é sinal de que está interrompido em alguma parte entre o teclado e a CPU.

· Existem casos em que o computador reconhece o teclado, por isso não emite nenhuma mensagem de erro que indique qualquer anormalidade com o teclado, mas algumas teclas falham ao serem pressionadas.

Neste caso, o teclado precisa de uma boa limpeza, o teclado pode ser aberto com cuidado, deve ser feita uma limpeza nos contatos de um a um, usando um pincel macio, dá trabalho, nem sempre vale a pena, e deve -se ter o cuidado de ao abrir o teclado, não deixar cair componentes do teclado, depois para colocar um a um de volta no lugar dá trabalho.

· Se o teclado for danificado por algum tipo de líquido que tenha sido derramado sobre as teclas, ele deve ser limpo com cuidado, use água destilada e sabão neutro, e lembre-se, o teclado deve estar totalmente seco antes de ser fechado e encaixado novamente na CPU.

Se o líquido que caiu dentro do teclado tiver muito açúcar e/ou óleo, é quase certo de que este teclado não irá mais funcionar, a solução neste caso está na compra de um teclado novo.

Se algumas teclas travarem pelo excesso de sujeira, elas podem ser retiradas e limpas com água destilada e sabão neutro, não deve ser usado álcool e nem spray limpador de contatos para limpar teclas, retire as teclas uma a uma para melhor limpeza, tome cuidado, pois muito teclados tem teclas com molas de retorno.

Um tipo de problema que pode acontecer é o de molas cansadas, que deixam de ter forças para retornar a tecla, o que é piorado ainda mais com a presença da sujeira.

Se muitas teclas tiverem esse tipo de problema a melhor solução é trocar o teclado.

Se depois de uma boa limpeza, o teclado ainda não funcionar como deveria, isso pode ser sinal de desgaste, o que exige a sua troca.

Se o problema de funcionamento for devido a coisas como quebras de placas, ou ainda por componentes internos, o melhor é trocar o teclado.

· Se acontecerem falhas de funcionamento do tipo, não operação, de determinadas teclas ou funções, este caso pode ser devido a conexões com problemas, ou das próprias teclas, como também pode ser devido ao software.

Deve ser feita uma verificação dos contatos das teclas defeituosas, se for possível, experimentar outro teclado para verificar se o problema é do teclado ou do software, pois existe a possibilidade do controlador do teclado estar com problemas.

Os computadores possuem um circuito que faz com que o teclado opere no padrão americano e outro que tem a programação de outros países, com seus idiomas.

O padrão brasileiro está em outro circuito integrado, que pode estar com problemas, mas tenha cuidado para não confundir o problema de teclado com o problema de software.

Se o processador de textos não está acentuando as palavras, é porque não foi carregado o programa que faz isso, é claro que atualmente o windows XP não tem arquivos de configuração que um usuário comum possa acessar, mas para SO mais antigos é possível mexer na configuração manualmente.

É interessante verificar, observe as linhas a seguir que fazem a configuração do teclado para o padrão Português BR, as linhas a seguir são de um arquivo AUTOEXEC.BAT, observe as linhas:

mode con codepage prepare=((850) c:windowscommandega.cpi)
mode con codepage select=850
keyb br,,c:windowscommandkeyboard.sys

No Windows estes mesmos drivers são carregados pelo arquivo SISTEM.INI que está na pasta onde está instalado o Windows, observe as linhas a seguir:

keyboard.drv=keyboard.drv
[keyboard]
subtype=
type=4
keyboard.dll=
oemansi.bin=xlat850.bin
[boot.description]
keyboard.typ=Padrão de 101/102 teclas ou Microsoft Natural Keyboard

· Se o digitador for muito rápido e, às vezes quando está digitando, o computador não aceita os dados que o digitador tenta entregar para poder gravá-los ou fazer outro tipo de operação, o resultado disso é que os dados digitados depois disso não são aceitos e o computador começa a emitir bips quando o digitador bate nas teclas, isso acontece quando o computador está realizando várias tarefas simultaneamente e não consegue realizar todas as tarefas.

· Isso não é defeito, pois o buffer de teclado só pode armazenar os últimos 16 toques que foram dados, e se houver uma interrupção que indica que o computador está fazendo outra coisa, ele aceita somente 16 toques que vierem do teclado neste intervalo e os toques que vierem depois o computador rejeita e avisa emitindo os bips.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11623)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7886)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum