O Que é GPRS?

GPRS é a abreviatura de General Packet Radio Service.

Principais características:

O GPRS é um novo serviço de valor agregado não baseado em voz que permite o envio e recepção de informações através de uma rede telefônica móvel.

O GPRS suplementa as tecnologias atuais de CSD (Circuit Switched Data) e SMS (Short Message Service).

O GPRS não tem relação com o GPS (o Sistema de Posicionamento Global), um acrônimo semelhante que é frequentemente utilizado em contextos móveis.

O GPRS tem várias características específicas que podem ser resumidas em:

Velocidade:

Taxas de transferência teóricas de até 171,2 kbps (kilobits por segundo) são possíveis com GPRS usando todos os oito timeslots ao mesmo tempo.

Isso é uma taxa de transferência próxima de três vezes mais rápida do que as possíveis nas redes de telecomunicações fixas e dez vezes mais que os atuais serviços de CSD nas redes GSM.

Disponibilidade imediata:

O GPRS facilita conexões instantâneas pois a informação pode ser enviada ou recebida imediatamente conforme a necessidade do usuário.

Não há necessidade de conexões dial-up através de modems, comenta-se que os usuários de GPRS estão sempre conectados.

Disponibilidade imediata é uma das vantagens de GPRS (e SMS) quando comparado com CSD.

Alta disponibilidade imediata é uma característica muito importante para aplicações críticas como autorização remota de lançamento em cartões de crédito, quando é inaceitável que o cliente seja mantido em estado de espera por mais de 30 segundos além do necessário.

O GPRS facilita muitas novas aplicações não disponíveis através das redes GSM, dadas as limitações na taxa de transferência dos CSDs (9,6 kbps) e do tamanho da mensagem no SMS, que são 160 caracteres.

Essas aplicações vão desde navegação na Web até transferência de arquivos para automação de residências, pois existe grande habilidade em acessar e controlar remotamente os equipamentos e recursos disponíveis em uma casa ou escritório.

Para usar GPRS, os usuários precisam especificamente de:

– Um telefone móvel ou um terminal que suporte GPRS.

– Uma assinatura em uma rede de telefonia móvel que suporte GPRS.

– Ter o uso de GPRS habilitado.

O acesso automático ao GPRS já é permitido por algumas operadoras, outras poderão solicita uma opção específica de adesão.

– Conhecimento de como enviar e receber informações através do GPRS usando seu aparelho telefônico, incluindo configurações de hardware e software, o que cria a necessidade de um serviço de atendimento ao cliente.

– Um destino para enviar ou um local de onde receber informações através do GPRS.

Enquanto que com SMS esse destino ou origem era freqüentemente outro telefone móvel, com GPRS é mais provável que se pareça com um endereço Internet, já que GPRS foi projetado para tornar o acesso à Internet totalmente disponível aos usuários móveis desde o início.

Desde que exista a disponibilidade do serviço, os usuários do GPRS podem acessar qualquer página da Web ou outras aplicações Internet, fornecendo uma massa crítica inicial de uso.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (24196)
  • Antena Para Celular (19481)
  • Amplicador 60 W RMS (14618)
  • Os Gatos & Dúvidas (13506)
  • Gerador Números Celular (10126)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.