Direcional Para 5.8 GHz

Que tal fazer você mesmo sua antena de 5.8 GHz e economizar digamos……. mais de 200 reais?

Antenas sempre foram e sempre serão imperativas nos sistemas de comunicação que envolvem a radiofrequência, junto com os mistérios sobre antenas vem o alto preço, muitas vezes são empresas que tradicionalmente fabricam antenas e outras vezes, aventureiros oportunistas.

Em todo caso, quanto mais alta for a frequência, menos serão os materiais necessários, em contra partida, mais rígidas devem ser as medidas, ou seja, as medidas devem ser observadas para que os resultados esperados sejam obtidos.

Como montar uma antena eficiente para uma frequência tão alta como 5.8 GHz usando material convencional?

A resposta é simples, afinal, a técnica de antena impressa sobre circuito impresso é usada para GPS, telefone celular e outros tipos de equipamentos que operam com frequências na faixa o do UHF é amplamamente utilizada.

Nessa antena que é proposta, cada elemento dá aproximadamente 1.5 dBi de ganho, então temos 1.5 x 5 = 7.5 dBi (reais), só que não estamos trabalhando com fios que geram capacitância e anulam parte do ganho, e por isso é cotado em 1.2 dBi.

Além disso, a superfície dos elementos está dimensionada para ¼ de onda da radiofrequência de trabalho, levando em contra a espessura do metal fixado na placa de fenolite.

Se fosse colocar os cálculos complexos para exemplificar nem seria lido e muito menos tentar ser entendido, afinal, o que a maioria quer é as medidas para fazer a antena, e sem fazer um único cálculo.

Nessas condições é possível dobrar o ganho ao incorporar uma grade, desde que a antena seja corretamente posicionada em relação a grade, que pode ser uma grade de uma antena de 2.4 GHz, uma antena dessas de recepção de TV a cabo ou similar.

O gabarito prevê que possam ser feitas experiências e ajustes e depois disso fixar a antena definitivamente com um rebite, ajusta-se tudo e depois é feito um furo na base de alumínio e que passe também a base da antena, depois é só rebitar, pois um parafuso tornaria a tarefa mais difícil, mas é possível.

Outro ponto favorável é que ao invés de descer o sinal captado pela antena por um cabo coaxial longo, o roteador deve ficar no máximo a 50 centímetros da antena, tratando-se de radiofrequência, é preferir um cabo de rede longo do que um cabo coaxial longo, e isso vale para roteador configurado como Access Point e também para roteador configurado como cliente.

O gabarito da antena é disponibilizado no link logo abaixo, lembrando que o gabarito foi criado para ser impresso na placa de fenolite (ou placa de fibra de vidro) pelo processo fotográfico, em resumo, a parte em preto é que fica colada na placa de circuito impresso.

 

 

Direcional 5 elementos 5.8 ghz

 

Para copiar o gabarito clique na imagem ou Clique Aqui e depois clique ma imagem para mostrar em tamanho real, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e no menu que aparece clique em salvar como……. pode colocar outro nome na imagem mas é preciso manter o formato JPG.

Imprima de modo que a imagem fique com exatos 3 centímetros de largura por exatos 15 centímetros de comprimento, fazendo isso não é preciso se importar com o tamanho e a distância entre os elementos, a medida é iniciada na borda preta da imagem.

Assista o vídeo (versão longa) da montagem dessa antena:

Assista o vídeo da versão curta:

Postagens relacionadas
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43798)
  • Gerador Números Celular (38012)
  • Antena Para Celular (31931)
  • Amplicador 60 W RMS (23327)
  • Os Gatos & Dúvidas (21851)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.