Os Gatos & Dúvidas

É comum o consumo de energia elétrica aumentar e meses depois baixar, me refiro a quantidade que quilowatts (KW), pois em reais raramente o valor caí, quando o consumo baixa existe sempre uma forma de que o valor permaneça ou até aumente, são taxas daqui e taxas dali, como você que está lendo esse texto deve ser brasileiro o que escrevo não é nenhuma novidade.

As normas para a instalação dos medidores nas entradas das residências têm mudado pouco nos últimos anos, normas que também dependem um pouco de cada região do Brasil, existem regiões onde não é permitido de nenhuma forma instalar o medidor na parede da casa, em outras, é possível depois de uma análise prévia.

Levando para o lado da sacanagem, acredito que nas regiões onde o índice de roubo de energia elétrica é maior, não são permitidas novas instalações de medidores com as respectivas caixas encostadas nas paredes das casas.

E porque? É simples: fica muito fácil fazer um “gato” e puxar um fio paralelo e desviar a energia consumida, minha opinião a respeito é que em primeiro lugar, roubo é crime, e quem pensa que está roubando da companhia que fornece energia elétrica está muito enganado, todos nós consumidores é que pagamos pelo roubo que alguém possa estar praticando.

Alguém que sabe dessa prática ilegal pode inclusive salvar vidas denunciando essa prática, que além de criminosa é perigosa para todos os membros da família que residem na casa e seus arredores, agora não é preciso generalizar e chamar todo mundo que gasta pouco de ladrão de energia elétrica.

Tem gente que pensa que a companhia de energia elétrica não tem uma média mensal presumida em função do número de equipamentos elétricos e eletrônicos que existem numa casa, é um erro pensar dessa forma, da mesma forma que você tem seu orçamento doméstico mensal, a companhia de energia elétrica também tem, claro que não vai ficar plantada fiscalizando só sua casa.

Se o seu medidor informar que o consumo caiu de repente, sem motivos aparentes, com certeza em alguns dias passa alguém “dando uma olhada” para ver se ainda existe morador na casa, e provavelmente ele fará uma pesquisa discreta pelas redondezas, porque o monitoramento para detectar furto de energia é constante.

Daí surge a pergunta: Como eles sabem que está sendo roubada energia elétrica?

Existe quem não acredita, mas atualmente é muito sofisticado e ao mesmo tempo muito simples, mas parte de uma lógica bem simples: “se numa rua tem 10 casas e cada uma delas consome 100 KW por mês é óbvio que serão 1000 KW por mês, e somada a iluminação pública dá uma quantidade hipotética de 1400 KW”, assim como a medição na sua casa é feita no relógio medidor de consumo, a “previsão” de medição da companhia é feita por zona, é que a cidade é dividida em zonas para facilitar o controle.

Quando existe suspeita em algum endereço, ele passa a ter o consumo monitorado, e um fiscal passa periodicamente no endereço para verificar se o medidor está marcando, se estiver parado ou se for observada a violação do lacre, fica fácil de pegar o “larápio de energia elétrica”.

Existem casos onde um eletrecista “profissional faz uma instalação” já com um desvio antes do medidor, esse tipo de “gato” é mais difícil de ser encontrado, mas com equipamentos de raios X utilizados por empresas contratadas justamente para pegar gatunos eles encontram o local “exato” por onde é desviada a energia, e o “gatuno” vai pagar pelo que consumiu sem pagar, isso é certo e definitivo, pois é feita uma média de consumo pelos aparelhos existentes na casa e pelo número de pessoas.

Não sei se aquela velha história de colocar uma garrafa PET com água em cima do medidor funciona na economia de energia elétrica, até agora ninguém provou matematicamente nem afirmando e nem negando, o meu ponto de vista a respeito é que causa economia, pois com o assunto em evidência existe um cuidado maior com relação a equipamentos ligados na rede elétrica, mas é só isso, afinal, se a água evaporasse da garrafa PET, deixaria o ar mais úmido e mais condutivo, portanto, o consumo seria maior.

Outra dúvida surge quando o medidor de consumo é instalado em local onde o calor do sol e a umidade da chuva e do próprio ambiente, a dúvida é se causam erros na leitura, a resposta é não, o que acontecem são defeitos de aspecto visual do material utilizado no medidor, é obvio que se molhar diretamente pode causar erros na leitura, porque a umidade pode alterar a resistência da bobina que gera o campo magnético que faz girar a engrenagem do medidor, o mesmo acontece se a bobina estiver quente devido ao calor do sol.

É bom citar que toda a energia que é consumida e que passa pelo medidor de consumo, passa pelo enrolamento de uma bobina que é feita com um fio grosso, e a bobina é ligada em série, assim, a quantidade de energia que passa gera um campo magnético que faz movimentar a engrenagem do medidor de consumo.

A verdade é que as companhias de energia trocam os medidores porque interessa para elas mesmas, pelo simples fato da verificação do ajuste, mas por erros de consumo dificilmente existem trocas, a não ser que existam alterações nos medidores.

Não era o que procurava? Utilize o sistema de busca!
Pense no meio ambiente antes de este link.

10 comentários

  1. GOSTEI MUITO DAS INFORMACOES., GATO É ALGO QUE NÃO TEM JEITO MESMO.

  2. roubo é…..mas eu não sou roubado todo mes por todos os lados? façam gatos mesmo….aza!!!

  3. BOA MATERIA SOBRE GATOS NA REDE ELETRICA!

  4. A questão do medidor hoje em dia possuir leds indicadores de funcionamento e a roldana, dificulta fraudes, pois pouca gente ainda sabe que o neutro que vem do relogio quando substituido por um terra, tem a mesma função, assim o medidor envia apenas um sinal positivo não gerando medição, obviamente seria um processo usado de modo alternado.

  5. GOSTARIA QUE VOCES ME DISESSEM , O QUE FAZER QUANDO SÃO OS FUNCIONARIOS DA PROPRIA AMPLA,CERJ AS VEZES EX FUNCIONARIOS OU FUNCIONARIOS QUE FORAM DEMITIDOS POR JUSTA CAUSA OU ATE MESMO OS QUE ESTÃO NA ATIVA, É QUEM FAZEM O GATO. A CERCA DE DOIS MESES PASSEI POR ESTA SITUAÇÃO ,ELE UTILIZAVA OS APARELHOS ACHO, QUE DA AMPLA PRA DETECTAR ONDE HAVIA CORRENTE DE ENERGIA NA MINHA CASA POIS ERAM CASA GERMINADAS DA CEF, NAO SEI SE JA OUVIRAM FALAR.HOJE JA NAO MEXEM NO RELOGIO PARA FAZER O GATO E NEM SEI ONDE PEGAM O FIO SE É NA RUA
    FAZEM A CONEXÃO PELOS TELHADOS ACHO QUE ENCONTRANDO UM FIO POTENTE E DALI INSTALÃO UM APARATO DE DISJUNTORES E CAPTAM A ENERGIA DE QUALQUER APARELHO QUE ESTEJA LIGADO FOI MUITO DIFICIL CHEGAR A ESSA CONCLUSÃO MAIS OQUE PASSEI DECIFRO ASSIM.UM VERDADEIRO FILME DE TERROR. PRIMEIRO ME ROUBAVAM ENERGIA POR FIOS QUE ESTAVAM CONECTADOS DENTRO DA MINHA CASA POIS A CASA ERA GERMINADA DESCOBRI OS FIOS RETIREI DESCONECTEI
    E MESMO ASSIM ELE CONTINUAVA A ROUBAR DEPOIS PERCEBI QUE ONDE HAVIA UM APARELHO LIGADO ERA ALI QUE ELES SE FICSAVAM TV GELADEIRA ETC..MENOS LAMPADAS.PERGUNTO É POSSIVEL QUE ELES UTILIZEM A MINHA FASE PARA GERAR 127W UTILIZANDO UM TRANSFORMADOR POIS OBSERVO QUE A LUZ DA SALA DA CASA FICA LIGADA E A TV BEM BAIXA PODE SER O RELOGIO DELE BIFASICO? COMO DENUNCIAR? OQUE FAZER? A CADA APARELHO QUE LIGO ELES LIGAM DISJUNTOR LA NA CASA DELE. PORQUE PRECISAM DE UM APARELHO MEU LIGADO ?POR FAVOR ME AJUDEM

    • @Eliza,
      Não tem como roubar energia sem ter contato com os fios, por outro lado, experimente desligar tudo e ligar aparelhos independentes um do outro a medir o consumo, assim descobrirá o que realmente está acontecendo.
      PS: Por gentileza, escreva sempre em letras minúsculas, veja as demais postagens como são bonitas, já a sua com caixa alta parece que está gritando com as pessoas do site. Obrigado!

  6. eu so falto morrer de odio, a minha mae paga 300reais de energia e aqui perto da minha casa um desgraçado rouba energia a 10 anos e nunca pegaram.ele vira o medidor de cabeça pra baixo,onde nao roda pra fazer a contagem.

  7. raquiel pereira furtado

    obrigado pelas informações,
    eu só queria saber quem paga a energia roubada.
    acho que foi esclarecido, é óbivio que eu também pago a energia que roubam

  8. Não entendo, mas para fazer esses gatos desviando energia ligando fios antes do medidor não causa choque elétrico? como eles conseguem fazer isso se estão em contato direto com a rede viva que vem do poste de energia.

    • @Antonio,
      O risco que correm é enorme, no entanto, usam meios de se isolarem do chão impedindo que as correntes circulem pelos seus corpos, mas de vez em quando se tem notícia de que algum “pássaro ladrão” morreu queimado.
      A mídia não divulga para não sofrer processo por exposição ao defunto “indefeso”, mas de vez em quando nas delegacias muitos se esquivam de gravar entrevistas, afinal, quem vai admitir em público que roubava energia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates