Proteção Elétrica

Quanto tempo faz que não se fala que a bobina esquentou, que estragou ou que botando um pano molhado em cima dela logo o motor do carro volta a pegar.

Estou me referindo a bobinas que são usadas nos veículos mais antigos, entre os eletricistas automotivos é a bobina de indução para motores à explosão.

Na verdade, a bobina de indução é um transformador com circuito magnético aberto, numa montagem resistente e ao mesmo tempo compacta.

Na sua função original, a interrupção da corrente elétrica no primário é feita por um platinado num bloco chamado distribuição, o funcionamento é do tipo mecânico, abrindo e fechando um contato que gera pulsos sincronizados com a rotação do motor.

Os pulsos gerados são aplicados na bobina que por sua vez gera alta tensão que é levada até as velas de ignição para gerar faíscas dentro da câmara de combustão.

A bobina de indução é formada por um núcleo de ferro doce formado por lâminas finas superpostas e isoladas uma da outra.

Em torno do núcleo existem dois enrolamentos, um enrolamento secundário e um enrolamento primário, o enrolamento secundário é enrolado primeiro, ele é formado por uma grande quantidade de fio fino com mais de 100.000 espiras.

Nesse enrolamento é soldada uma lâmina fina de cobre que é enfiada entre as lâminas de ferro do núcleo de forma que o núcleo seja o terminal de alta tensão.

A outra extremidade do enrolamento secundário é soldada ao terminal onde começa o enrolamento primário que tem aproximadamente 200 espiras de fio grosso e ambos são ligados ao borne negativo da peça automotiva.

O outro terminal do primário é ligado ao borne + da bobina, observe a imagem abaixo, note que a bobina tem apenas três terminais que permitem o acesso às ligações externas.

_bobina_de_carro_full

O conjunto é colocado num tubo de alumínio que é conhecido como carcaça, e na parte interna o núcleo fica apoiado sobre uma peça de porcelana, assim o núcleo fica isolado da carcaça.

Atualmente essas bobinas estão sobrando em todo lugar, se tornou lixo, mas dá para aproveitar para uma série de montagens eletrônicas, e nesse projeto foi criado um circuito para gerar alta tensão para ser usada como cerca elétrica, não vou descrever como instalar a cerca elétrica, cada um deve ter as suas ideias.

Sobre cercas elétricas, instale os fios de proteção sempre acima de 2.20 mt, abaixo dessa medida é ilegal, embora os choques dados pelo circuito sugerido não causem a morte de quem levar o choque, a sensação é muito ruim, e quem for o infeliz a sentir a tremedeira vai exagerar.

O circuito eletrônico tem como base o nosso velho e conhecido CI 555 na configuração de oscilador, C1, R1 e VR1 determinam a frequência da tremedeira, aqui vale ressaltar que quanto mais alta a frequência maior será a tensão gerada, porém, frequências entre 50 e 100 Hz causam choques mais fracos mas causam efeitos mais assustadores porque há uma luta do corpo tentando sair do choque.

A alimentação é 12 volts, isso permite a utilização com uma bateria de carro evitando que algum engraçadinho venha a dizer que foi choque da rede elétrica.

C1 pode ser alterado se não for obtida uma frequência que dê “tremedeira”, como estou escrevendo para a seção de iniciantes, VR1 é um trimpot ou potenciômetro de 150 K, e na configuração sugerida, um dos terminais laterais não é utilizado.

Antes que digam que esqueci algo, o pino 5 do CI 555 não é utilizado nesse circuito, D1 protege o Q1 (TIP 31) dos picos de alta tensão que são gerados, dependendo da bobina pode ser necessário dissipador de calor.

Se a tensão for muito alta, R2 pode ser amentado para 2K2, mas não vá medir a tensão com seu multímetro, use uma chave de fenda com cabo bem isolado, aproxime lentamente e observe a distância, para cada mil volts é 1 cm de distância.

_ibytes_esquema_cerca

Não foi previsto chave para ligar e desligar, na instalação definitiva providencie a chave, o layout de circuito impresso sugerido é mostrado na imagem abaixo, o tamanho da placa de circuito impresso é de 6 x 6 cm, o desenho está maior devido a resolução para imprimir com maior qualidade.

_ibytes_placa_cerca

A montagem final ficará com o aspecto da imagem abaixo.

_ibytes_vista_cerca

Postagens relacionadas
  • Bloqueador Sinal Wifi
  • Amplificador 18 dBm UHF
  • Copiadores de Esquemas
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44357)
  • Gerador Números Celular (38618)
  • Antena Para Celular (32205)
  • Amplicador 60 W RMS (23575)
  • Os Gatos & Dúvidas (22147)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.