Antenas e Problemas

Quando se fala em antenas se fala em captar ondas eletromagnéticas que estão presentes em nossa volta, mesmo que não as vemos e nem possamos sentir, elas estão em qualquer lugar, até mesmo nos lugares mais remotos e menos prováveis, não as vemos nem podemos sentir porque é preciso ter um receptor sintonizado na freqüência que desejamos captar, e o receptor fará a decodificação das informações que acompanham as ondas eletromagnéticas, e junto com o receptor deve existir um componente que é indispensável em qualquer circuito receptor: a antena.

Assim que surgiram as redes sem fio para computadores (Wlan) começaram a surgir antenas antes nunca vistas, obviamente que era porque não existiam, mas a necessidade de amplificar cada vez mais os pequenos sinais de radiofreqüência fez com que fossem criados dispositivos que concentrassem as ondas de rádio num determinado local para então ser captado e decifrado pelo circuito receptor.

Fazer uma antena pode parecer simples, mas envolve grandezas, e detalhes que apenas 1 milímetro de diferença pode fazer com que o ganho em DB de uma antena seja maior ou menor, obviamente que quando se trata de freqüências altas como é o caso do espectro das ondas de rádio utilizadas para conectar vários computadores entre si, a diferença de ganho ou de ondas estacionarias pode causar uma grande dor de cabeça e não se chegar a nenhuma conclusão.

Existe quem duvide da complexidade, mas quem é amante da radiofreqüência sabe muito bem que o simples aproximar a mão de uma antena faz com que as características dela sejam alteradas, e o ganho aumenta ou diminuí, conforme o caso.
Quem já montou pequenos transmissores de FM sabe que ao aproximar a mão ou algum objeto da antena a freqüência de operação muda, é obvio, e pode ser sentido se a sintonia fugir, ao afastar a mão ou objeto a sintonia volta para a mesma freqüência.

Então vejamos: 100 MHz é a faixa de FM comercial, onde costumamos fazer as nossas brincadeiras, multiplique por 24 e teremos o resultado de 2400 MHz, ou seja, 2,4 GHz, pois então, esse é o espectro mais baixo das freqüências de operação das redes Wlan.

Se ao aproximar um objeto a 10 centímetros de um circuito operando em 100 MHz ele já foge da freqüência, imagine isso aumentado em 24 vezes, pois é, dá para imaginar que com ½ centímetro de aproximação já ocorram desvios.

Não sei o seu grau de conhecimento no assunto, mas talvez você diga que o circuito montado para operar em 100 MHz é caseiro e por isso existem desvios, o mesmo não acontece com circuitos montados comercialmente.

Não é bem assim, mas admitamos que até poderia ser, mas citei esse exemplo para ilustrar o porque do fracasso de muitas montagens de antenas, principalmente daquelas que são montadas para operar na faixa dos GHz, onde as medidas fora da freqüência de operação causam desvios na sintonia, que por sua vez captam ou transmitem o sinal de radiofreqüência recheado de informações críticas.

É preciso ter em mente que mexer com montagens de radiofreqüência, sejam elas antenas ou circuitos, existem critérios, fórmulas, métodos, e acima de tudo bom senso e uma boa dose de conhecimento, não é porque um leigo qualquer vê o esquema de um circuito ou desenho de uma antena que envolve radiofreqüência e já pensa que vai fazer, mesmo os mais experientes se cercam de todos os detalhes adquiridos durante, às vezes, até de décadas, e ainda assim precisam buscar por soluções alternativas quando realizam suas montagens.

Com isso eu digo que se não der certo da primeira vez, é provável que seja necessário adquirir mais experiência no assunto, então é necessário realizar montagens simples e ir aumentando o grau de dificuldade aos poucos.

Para terminar, o assunto “circuitos ressonantes” que é justamente o de sintonia de radiofreqüência me reprovou duas vezes, justamente porque eu achava que podia pular alguns degraus, mas não consegui passar enquanto não adquiri experiência para manusear e entender os detalhes, e hoje sei o que sei, porque passei pelas etapas necessárias.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13874)
  • Antena Para Celular (11528)
  • Amplicador 60 W RMS (9276)
  • Os Gatos & Dúvidas (7838)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5589)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum