Consertar Vale a Pena?

Não querendo ser chato, mas sendo chato para lembrar que é preciso ter em mente que sempre que for necessário tocar nas partes interiores de uma fonte, sendo ela de computador ou não, é preciso ter certeza absoluta que não existe contato algum com a fonte externa de energia.

Consideremos fonte externa o estabilizador, a rede elétrica, o no-break, acrescento que apenas desligar a chave liga-desliga não é a solução ideal, pois pode haver retornos do fio fase da rede, e quando existe retorno acontecem os choques mesmo com a chave liga-desliga desligada.

Manter a bancada limpa e livre de qualquer tipo de elementos condutores faz parte da segurança, portanto restos de solda, pedaços de fios e parafusos podem ser causadores de choques, além da possibilidade e causar curto-circuito.

Existem fontes que são difíceis de consertar e outras são bem fáceis, é preciso ter sorte ou saber escolher, numa fonte mais simples, um erro como ligar em tensão de 220 volts com a chave seletora de tensão na posição de 110 volts pode determinar o sucateamento da fonte por não compensar financeiramente, numa fonte elaborada e que utilize varistor no seu circuito, o conserto é simples, basta retirar o varistor queimado colocar um novo no mesmo local e substituir o fusível por outro das mesmas especificações do original, e a fonte volta funcionar normalmente.

Os componentes mais sujeitos a falhas por erros na hora de ligar a fonte são a ponte de diodos, os capacitores eletrolíticos e os transistores de saída, chamados de drives, obviamente que dependendo de qual componente é afetado pode causar falhas nos componentes do(s) estágio(s) seguinte(s).

Ligar uma fonte projetada para 110 volts em 220 volts vai fazer ela trabalhar fora do limite projetado, quando isso acontece, nem sempre a ponte de diodos sofre defeito imediato, o defeito vem a acontecer depois de um dos capacitores eletrolíticos “estourar”, esse estourar pode ser apenas “abrir” com o vazamento do eletrólito ou e ntrar em curto.

As funções do capacitor de entrada em fontes chaveadas são as funções de capacitor e também a função de resistor, sim, ele age como se fosse um resistor, é o caso da reatância capacitiva, que em função do valor do capacitor e da freqüência da corrente que passa por ele, o capacitor age como se fosse um resistor, nessa condição, o capacitor executa duas funções: a de capacitor e a de resistor.

O que acontece com o capacitor determina o que acontece com os demais componentes, se o capacitor apenas abrir, a fonte deixa de funcionar, porque o capacitor de entrada numa fonte chaveada tem mais de uma função, se ele abre a ponte de diodos não chega a ser afetada, e nem mesmo o fusível se rompe (queima).

Mas, se o capacitor de entrada entrar em curto, aí o problema pode ser bem grave, é importante citar que os capacitores de entrada de uma fonte chaveada com opção de funcionar em 110 ou 220 volts estão ligados em série, eles agem como se fossem resistores, e quando a fonte deve funcionar em 110 volts, a chave seletora de tensão coloca em curto os terminais de um dos capacitores e o restante do circuito não percebe.

Ao esquecer a chave seletora de tensão na posição de 110 volts, o circuito de entrada (depois do fusível) recebe o dobro da tensão (220), e projetado para tensão de 110 volts não suporta, então, se o capacitor entrar em curto, a ponte de diodos também queima, se esse “queimar” for a abertura da ponte de diodos, talvez apenas o fusível se abra (queime).

Mas se esse “queimar” for entrar em curto, e se o fusível tiver sido mal planejado, então os estágios seguintes serão todos danificados, com o dobro da tensão, o circuito “drive” de saída recebe o dobro da tensão e não suporta, queimando a maioria dos componentes da fonte.

É caso de estourar capacitores, queimar ponte de diodos, queimar fusível, os transistores de polarização e os transistores de saída, não justificando perder tempo fazendo o reparo, aliás, quem pagaria R$ 50,00 pelo conserto de uma fonte chaveada para um computador pessoal?

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9580)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum