O Diodo de Germânio

Existem alguns circuitos em que a utilização do diodo de germânio é necessária, e sem ele, é bem provável que o circuito não funcione ou funcione muito mal.

Principalmente nos sistemas de detecção de sinais de sintonizadores é comum a detecção e a separação do sinal desejado do sinal a ser descartado ser feita com um ou dois diodos de germânio.

Dependendo do circuito, um diodo de silício pode executar a mesma função de um diodo de germânio, mas quando se recomenda “aquele componente”, é provável que somente aquele componente servirá para que tudo funcione normalmente.

Não é difícil distinguir um diodo de germânio de um diodo de silício, embora os dois tipos sejam parecidos fisicamente, o diodo de germânio tem seu invólucro transparente e dá para perceber a olho nu um fio bem fino dentro do invólucro, o diodo de silício não é transparente, visualmente é essa a diferença, em tamanho são bem parecidos, mas eletricamente são bem diferentes.

O diodo de germânio como é chamado, tem as junções feitas com germânio dopado, essas junções possuem uma barreira de potencial mais baixa do que a obtida com o silício.

Os diodos de germânio começam a conduzir com uma tensão de aproximadamente 0,2 volt em vez dos 0,6 volt ou 0,7 volt do diodo de silício.

Por isso os diodos de germânio são melhores para aplicações que envolvem a detecção ou retificação de tensões muito baixas ou sinais fracos.

Mesmo não sendo comuns atualmente, os diodos de germânio são usados em grande parte na detecção ou retificação de tensões muito baixas ou sinais fracos.

O diodo de germânio é de construção bem antiga, 1N34, 1N35 ou 1N60 em que um fio muito fino encosta-se ao material semicondutor de germânio de modo a formar a junção semicondutora.

Quem é amante da eletrônica e nunca ouviu falar nos pré-históricos rádios de galena?

Você que é novato saiba que o rádio de galena funciona sem alimentação, só funciona em amplitude modulada (AM) e não toca alto igual ao seu fone de ouvido.

É obvio que ainda podem ser montados como meio didático ou por curiosidade, mas é necessário ter em mãos pelo menos um diodo de germânio, só para constar, existem muitos outros tipos de diodos de germânio, no caso desse texto, idéia é a de informar que numa eventual substituição, deve ser colocado no lugar um equivalente do mesmo material.

Pense no meio ambiente antes de este link.
Se preferir, utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.