Afinal, o Que é Visada?

Quando se fala em comunicação, principalmente para internet, logo se imagina uma estrutura complexa e utilizando equipamentos que estão longe do nosso alcance.

Mas a realidade que os fatores devem ser considerados de forma diferente porque são diferentes.

O provedor deve ter uma estrutura com equipamentos de comunicação disponíveis e configurados para transmissão de dados por ondas de rádio (se tecnologia wireless) os quais devem ter, de acordo com os equipamentos empregados um determinado alcance, que depende de um fator indispensável nas comunicações sem fio chamado de visada.

O ponto cliente é a estrutura de comunicação que conectada ao provedor irá fazer a troca de dados e das informações, bem como a autenticação para que este possa navegar na internet e fazer parte de uma WAN (Wide Área Network ou traduzido: Rede de longo Alcance).

A visada é uma característica indispensável quando se fala em comunicação sem fio para internet, obviamente que se aplica a qualquer tipo de comunicação em VHF e em UHF, a visada é o ponto de visão, para uma esclarecer mais sobre visada, podemos dizer que se do seu provedor você consegue visualizar a olho nú um determinado ponto, como uma antena na torre, isso quer dizer que ele tem visada.

Nas comunicações sem fio nas redes de computadores, é necessário que exista visada, pois só será possível realizar a conexão entre os computadores de uma mesma rede sem fio se existir visada, ou seja, se uma antena puder enxergar a outra antena, é óbvio que para pequenas distâncias não se aplica essa exigência, mas para distâncias um pouco maiores é preciso que exista visada entre as antenas.

O alcance visual entre as antenas também depende da potência do sinal irradiado pelo rádio (roteador), mas de modo geral, podemos afirmar que em se tratando de comunicação sem fio, a conexão só será possível se a antena do equipamento do ponto cliente (máquina) conseguir “enxergar” a antena do seu provedor e a antena do provedor conseguir “enxergar” a antena do ponto cliente, isso porque a comunicação entre os computadores de uma mesma rede wireless é bi-direcional, ou seja, a comunicação é nos dois sentidos.

Para uma visada limpa, não existirá nenhum tipo de obstáculo visual entre o provedor e o ponto cliente.

Muitos que ainda são inexperientes no assunto insistem muito e acabam por desistir e contratar algum profissional para descobrir o problema, o que se deve observar é que quando existirem árvores ou outros obstáculos no percurso entre o provedor e o ponto cliente, será quase impossível você estabelecer uma conexão entre esses dois pontos.

Quando as estações estiverem meio próximas e o sinal estiver forte, a visada não tem tanta importância, mas com o aumentar da distância, a visada passa a ter a mesma importância fundamental, pois não resolve nada transmitir com 200 mW e ter obstáculos.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9580)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum