Transmissor BA1404

Se você deseja ter sua própria micro-estação de rádio FM com a finalidade de transmitir música próximo da sua casa, ou quem sabe criar um link sem fios entre o seu MP3 player ou iPod e um receptor de carro, isso pode ser feito com este projeto de transmissor de FM.

A base desse projeto é o circuito integrado BA1404, ele é um pequeno transmissor estéreo, já vem com as bobinas e alguns capacitores internos nos valores adequados para manipular rádio frequência, e com ele será possível transmitir música do seu MP3, iPod, computador, discman, walkman, receptor de TV ou qualquer outra fonte de áudio.

Depois da montagem e comparação desse transmissor que utiliza o integrado BA1404 com outros transmissores de FM transistorizados, você irá perceber que é muito melhor a qualidade do som, é muito boa a estabilidade de freqüência e é bem simples a montagem.

O circuito integrado não é exigente em se tratando de alimentação, a partir de 1.3 volts ele já começa a funcionar, e com uma única bateria de 1.5 volts ele fornece excelente som estéreo, o alcance da transmissão não passou de 30 metros com uma pilha, mas quando foi alimentado com duas pilhas ou alcance aumentou significativamente.

Com duas pilhas de 1.5 volts, o sinal do transmissor foi captado no intervalo de 4 postes de luz, (mais ou menos 120 metros), tendo como receptor um rádioshack PRO-94, que é meu companheiro inseparável nas experiências desse tipo.

Para executar os testes, a antena do transmissor ficou com 10 cm de fio 23 AWG, e o transmissor ficou na altura da parte mais alta da janela.

Os componentes utilizados nesse projeto são todos comuns, com exceção do CI BA1404 que pode ser um pouco raro em algumas regiões do Brasil, por isso, antes de iniciar a montagem, verifique a disponibilidade de todos os componentes.

A única bobina desse circuito foi feita com 4 voltas de fio 23 AWG esmaltado sobre um lápis e as pontas foram raspadas para facilitar a soldagem, também foram feitos testes com bobina núcleo de ferrite para alterar a sintonia de transmissão, evitando que a transmissão ficasse sobre uma emissora comercial e com isso o alcance ficasse menor,
na falta de um núcleo de ferrite, o ato de comprimir ou espaçar as espiras da bobina, a freqüência de operação também é alterada.

O cristal foi retirado de uma placa de vídeo CGA (antiga, obviamente), ele não é crítico, mas sem o cristal o som fica mono, mas a qualidade do áudio permanece muito boa.

O capacitor CX pode ser de 10 nF se a alimentação for mesmo feita com pilhas, para aqueles que optarem por uma fonte de 3 volts, deve ser utilizado 1 capacitor de 1000 uF x 16 volts ( com o sinal + ligado ao positivo da fonte), e tenha ciêcia que com tensão acima de 3 volts o CI BA1404 fica torrado, então nada de usar fontes de má qualidade que marcam 3 volts e na realidade tem 5 ou mais volts, leia-se fonte de camelô.

O circuito sempre faço em placa de circuito impresso com ilhas cortadas em quadradinhos, é o meu jeito, por isso nunca sugiro uma placa de circuito impresso, como fico fazendo experiências, só faço a montagem para testar na prática e depois desmancho e a placa fica livre para a próxima idéia.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13874)
  • Antena Para Celular (11528)
  • Amplicador 60 W RMS (9276)
  • Os Gatos & Dúvidas (7838)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5589)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum