Alerta: Fusível Queimado

Quem dirige sabe que não é só sentar naquele banco atrás de volante e pisar no acelerador, claro que para motoristas que não são os donos dos veículos isso parece o óbvio, mas quem gosta de manter seu carro em dia precisa fazer as manutenções e não deixar que nada venha a causar problemas pequenos que por sua vez causarão problemas maiores.

Quem tem carro velho já está acostumado a ficar de olho no painel, e a cada luz piloto acesa um motivo de preocupação, quem anda de carro novo não tem tanta preocupação, afinal, seu carro é novo e a possibilidade de aparecer algum problema é bem menor, pelo menos isso é o que pensam boa parte dos motoristas.

Essa pequena introdução já poderia servir de alerta, pois o problema grave pode surgir a partir de um pequeno problema e pode causar grandes prejuízos e deixar sem carro por vários dias, aqui ao pequeno problema me refiro a um simples fusível queimado e ao grande problema me refiro a uma retífica de motor.

Não sei como é nas outras marcas, mas deve ser tudo meio parecido, em todo caso vou me ater ao que conheço porque tenho fiat, e a fiat tem em seus carros motores com sistema de refrigeração baseada em água e ventilação forçada, ocorre que se o fusível que está em série com o motor do ventilador do radiador queimar, em menos de dois minutos o motor esquenta e o ponteiro da temperatura vai lá no H.

Um motorista que vai batendo um papo animado não vai perceber que o ponteiro da temperatura está indicando temperatura alta, aí pode acontecer duas coisas: ou os anéis se dilatam e motor simplesmente morre e só volta a funcionar quando estiver com temperatura normal, ou o motor funde, é o mais provável, nesse caso é preciso ficar na oficina alguns dias e uma despesa fora do orçamento surge.

Para evitar o risco da temperatura do motor ficar muito alta devido ao ventilador não funcionar devido a queima do respectivo fusível, criei um circuito bem simples, sua função é avisar se o fusível queimar, nesse caso um aviso sonoro é emitido em tom contínuo, e não haverá papo animado que resista a preocupação em relação ao risco que corre o motor por sobreaquecimento.

O circuito foi criado para dar a possibilidade até dos mais inexperientes conseguir realizar a montagem, a minha sugestão é avisar que o fusível do ventilador do radiador está queimado, mas a imaginação de cada um é o limite.

O que tem que ser respeitado é que este circuito funciona até no máximo em 15 volts e seus dois fios de ligação são ligados diretamente nos terminais do fusível, e só haverá alimentação no circuito se o fusível estiver queimado.

A ponte de diodos é formada por 4 1N4004 e tem como finalidade evitar a inversão de polaridade do circuito, assim simplesmente os dois fios são conectados aos terminais do fusível sem observar polaridade.

Os transistores podem ser os famigerados BCs, um do tipo PNP (BC558) e um do tipo NPN (BC548), são transistores comuns e podem ser substituídos por seus equivalentes, mas lembre-se que ao usar equivalentes é precisar observar a disposição dos terminais, que podem ser diferentes dos BCs.

Os resistores são dois e são de 1/8 de watt, o capacitor C2 determina o tom gerado e pode ser modificado de acordo com o gosto ou a sensibilidade dos ouvidos de cada um, C1 evita o pico de tensão quando o fusível queima.

Do tamanho e das características do alto falante depende o volume do tom gerado, no protótipo usei alguns para ter uma noção, mas um desses alto falantes usados nos computadores tem duas polegadas e fazem barulho suficiente para que o motorista escute o aviso, lembro que dirijo sem som ligado ou com o volume bem baixinho.

O esquema é mostrado na imagem abaixo, são poucos componentes e todos de fácil aquisição, até com material existente na “sucata particular” dá para realizar essa montagem.

A minha proposta é ligar no fusível do ventilador, que por sinal, o painel de fusível mostra exatamente qual é o fusível, é que tem um ventilador desenhado ao lado do fusível, é o terceiro fusível contando da direita para a esquerda na fila inferior, mas o circuito pode ser para aplicações parecidas desde que a alimentação não ultrapasse os 15 volts.

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