Gerador de MAT (Eletrificador)

O circuito sugerido gera alta tensão com baixa corrente, mas tem capacidade de eletrificar uma cerca de arame para evitar que o gado escape de uma área delimitada, também serve para eletrificar fios por cima do muro.

O circuito é simples e tem como coração o nosso velho e conhecido CI 555, na configuração sugerida ele gera pulsos que são aplicados a um transistor de potência que está ligado a uma bobina, essa bobina é quem transforma os 12 volts da alimentação em alta tensão.

Já que a maioria dos circuitos deste tipo usa CI 555 ligado como multivibrador, a sugestão desse circuito segue o mesmo padrão, mas a relação de espiras entre primário e secundário é que é importante.

Um transformador com entrada de 220 volts com saída de 9 volts com 2 Ampères de corrente foi utilizado nas experiências, não usei multímetro para medir a tensão gerada, uso uma chave de teste para saber se a tensão está alta o suficiente, não precisa milhares de volts como dizem por aí, pois a partir dos 80 volts seres vivos já sentem choques.

Um transformador com as características sugeridas vai gerar em torno de 150 volts com corrente baixa, insuficiente para matar uma pessoa ou um animal, lembre-se de que não é a tensão que mata.

Na falta do transformador sugerido, uma bobina de uso automotivo vai gerar uma alta tensão, não há necessidade de obter um modelo específico, qualquer uma serve, mas nesse caso a tensão gerada será da ordem de aproximadamente 5.000 volts.

Quem morre por levar choque nem sempre é porque foi atravessado por uma corrente alta, as vezes é o susto que o mata por causar o aumento do batimento cardíaco de forma repentina.

A frequência da tensão gerada é importante no choque, uma frequência muito alta é sentida mas não causa o mesmo medo (ou susto) de uma tensão mais próxima dos 60 hertz.

Já a tensão mais baixa, assusta mais por estar mais próxima da frequência que em algum momento da vida já fez a gente levar um susto, mesmo que através de relatos de terceiros.

A frequência é obtida através de C1, R2 e R3, para ter uma onda quadrada na saída, R2 deve ser dez vezes maior do que R3, a onda quadrada com tempos iguais em LO e em HI é importante tanto para a economia da bateria quanto para o rendimento do circuito.

O circuito é alimentado por 12 volts, que pode ser fornecido por uma bateria de carro, pode ser usada uma fonte, o consumo pode chegar a 4 amperes se for usada bobina automotiva.

Ligue o circuito por 10 segundos e desligue o circuito, verifique se é possível manter o dedo sobre Q1, se não conseguir suportar o calor dele, é preciso colocar um dissipador de calor, no caso de usar transformador provavelmente não será preciso, mas experimentar não custa.

Não experimente nada nesse circuito com ele ligado, manipular alta tensão é perigoso e requer cuidados.

ibytes_eletrificador_cercas

Postagens relacionadas
  • Eliminador Baterias
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33942)
  • Antena Para Celular (26002)
  • Gerador Números Celular (19755)
  • Amplicador 60 W RMS (18847)
  • Os Gatos & Dúvidas (17864)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.