Transmissor MP3/MP4

Esse projeto surgiu depois que foi feita uma gincana, a tarefa tinha um grau de dificuldade quase impossível na ótica do pessoal que criou essa tarefa.

O pessoal envolvido teria que somar o máximo de pontos em outras tarefas, pois a tarefa cada tarefa deveria ser realizada num fim de semana, outras tarefas não envolviam nada parecido, mas a tarefa chave valia muitos pontos.

A tarefa era fazer com que 10 carros executassem uma música escolhida previamente, teria que ser a música completa e sincronizada, não podia existir atrasos no som, a execução não tinha hora exata marcada, seria entre 15 e 17 horas, e a ordem de realização da tarefa seria por sorteio no dia da prova e seria solicitado por um dos organizadores a ser definido por sorteio.

É fácil executar um CD num carro parado, em dois carros, até mesmo a mesma música, mas 10 carros sincronizados com o mesmo som é difícil demais, talvez até impossível, a não ser que fosse de uma rádio comercial, mas como conseguir que a rádio executasse a música pré escolhida e exatamente no instante que fosse solicitada?

Fui procurado para “dar uma idéia”, e fui logo dizendo que não existia dificuldade alguma no que desejavam, era só pegar um rádio e reproduzir o som que um dos carros estivesse executando e estaria feita a tarefa, mas tinha um porém que eu não sabia, não poderia ser utilizado rádio-amador, PX, ou alguma coisa parecida, as regras eram bem claras: nenhum aparelho comercial poderia ser utilizado na realização da tarefa, então só restava a criação do aparelho, e foi criado o transmissor para MP3, MP4 e Ipod.

Não existe nada de extradiornário, é apenas um transmissor de FM alimentado pela bateria do carro, com a possibilidade de alimentar também o Player de MP3 com a bateria do carro, evitando ter que comprar baterias ou carregar a bateria do player (mp3, mp4 ou Ipod) periodicamente.

Depois de montado o circuito, o ajuste de onde vai ficar a transmissão é feita no C3, não faça ajustes com chave de fenda ou objetos metálicos, porque a sintonia fica diferente do local onde foi feito o ajuste, os ajustes que faço de RF eu utilizo uma placa de fenolite em forma de chave de fenda miniatura, o resultado é bom e coloco na frequência onde desejo.

A destacar apenas os capacitores C3 e C4 que fazem o acoplamento do sinal originado no player, e o ajuste de volume de transmissão sem distorção no áudio é feito no próprio player.

Convém adquir um pugle igual a saída do seu player e uns dois metros de fio estéreo para confecionar um novo cabinho de áudio para não cortar os fios do seu fone de ouvido, porque esse tipo de fio é bem frágil e de difícil soldagem,
principalmente para iniciantes.

Para fazer a sintonia de transmissão, sintonize o receptor numa frequência livre da faixa de frequência modulada (FM).

A sintonia é feita normalmente em qualquer rádio que sintonize FM, a transmissão é em amplitude modulada e o sinal captado é mono, mas o que importa é que pode ser criado uma potência absurda com alguns carros sintonizados no transmissor e executando a mesma música, quem se importa se o som é mono ou se é estéro quando o que querem mesmo é
fazer bagunça?

Abaixo está o diagrama eletrônico do circuito, é só montar e aproveitar o que pode ser feito com ele.


Q1 = BF 494 (transistor amplificador e oscilador de rádio frequência (NPN)
Q2 = TIP 31 (transistor NPN de média potência)
Q3 = BC 337 (transistor NPN de baixa potência)
D1 = 1N4619 (diodo zenner para 3 volts)
C1 = 6,8 pF (capacitor de disco cerâmico)
C2 = 4700 pF (4k7) (capacitor de disco cerâmico)
C3 = capacitor variável de 10 a 60 pF
C4 = 82K pF (capacitor de disco cerâmico ou poliéster metalizado)
C5 = 82K pF (capacitor de disco cerâmico ou poliéster metalizado)
C6 = 100K pF (capacitor de disco cerâmico ou poliéster metalizado)
L1 = 5 voltas de fio esmaltado 18 AWG sobre forma de 8 mm com núcleo de ar
R1 = 56 ohms (56R) (preto, verde, marrom, quarta faixa não importa)
R2 = 4700 ohms (4K7) (amarelo, violeta, vermelho, quarta faixa não importa)
R3 = 3900 ohms (3K9) (laranja, branco, vermelho, quarta faixa não importa)
R5 = 10000 ohms (10K) (marrom, preto, laranja, quarta faixa não importa)
S1 = Chave Liga-Desliga Mini
1 pugle estéreo igual a saída de áudio do player
2 metros de fio blindado estéreo para confecionar um novo cabo de áudio.

Se pretender alimentar o player com esse circuito, utilize fios em preto e vermelho, finos e flexíveis para fácil manuseio e identificação, lembrando que o padrão é preto para o fio negativo e vermelho para fio positivo.

Obs: Não ligue a player diretamente na bateria, o player é alimentado com uma ou duas pilhas, ou seja, 1.5 volts ou 3.0 volts respectivamente.

Postagens relacionadas
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Faróis Apagados?
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33808)
  • Antena Para Celular (25916)
  • Gerador Números Celular (19439)
  • Amplicador 60 W RMS (18770)
  • Os Gatos & Dúvidas (17818)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.