Reforçador Para Ipod

Até comprar o primeiro MP3 player ou o primeiro Ipod, qualquer coisa está bom, mas depois fica faltando potência, só o que os fones de ouvido fornecem é pouco, mesmo que a potência cause mal aos ouvidos, todos gostam de mais potência, é claro que eu não sou diferente, mas, gosto mais da qualidade do que da potência.

Mas existe a possibilidade de ter qualidade e potência no mesmo circuito, e o melhor que sendo muito barato, pois os preços de produtos para iPod estão custando os olhos da cara, então prque não criar o nosso e bem baratinho?

O custo final deste projeto é desprezível se for comparado com os produtos que são vendidos comercialmente, pois os produtos comerciais custam de R$ 120,00 para mais nas versões mono e acima de R$ 180,00 as versões em estéreo, além disso, o som deste projeto é bem mais potente do que essas caixinhas multímidia para computadores.

É claro que os produtos profissionais podem ter (e tem mesmo) vários acessórios, mas esse projeto tem como objetivo a potência final de som, nada a ver com carregador ou porta USB, esse projeto é apenas um amplificador.

Como em tudo na vida, é preciso ter alguns conhecimentos naquilo que se deseja fazer, e nesse caso você precisa ter conhecimentos básicos em eletrônica, não é nada complicado, pois não é preciso fazer cálculos de eletrônica.

Com apenas um circuito integrado como elemento ativo e alguns componentes passivos, este circuito é capaz de fornecer 7 watts de potência sobre uma carga de 2 a 8 Ohms, o circuito integrado que é o elemento ativo é o TDA 2003.

Como todo circuito integrado de potência, o TDA 2003 deve ser provido de um dissipador de calor de tamanho adequado, eu sugiro dissipador de 5×5 centímetros, é o suficiente para evitar danos nos componentes internos do CI TDA 2003 devido ao seu aquecimento.

A corrente máxima que o circuito necessita é 2 Ampères com 12 volts de tensão para funcionar corretamente.

Obtendo os 7 watts carga de 4 Ohms o aquecimento não é muito, mas é preciso dissipador de calor da mesma forma.

A entrada de sinal deve ser de pelo menos 1 Vpp para ter um rendimento aceitável, o que os Ipod, MP3 e MP4 fornecem sem problema.

Conforme já citado, o projeto tem como base o circuito integrado TDA 2003, e o esquema elétrico, bem como a sua simplicidade pode ser observada na figura abaixo.

Todos os componentes eletrônicos que compõem este circuito podem ser facilmente encontrados em qualquer loja especializada em com ponentes eletrônicos.

Um ponto importante antes de começar a montagem, é que você terá que decidir se irá construir um amplificador mono de 7 watts ou se estéreo de 14 watts, note que no caso de estéreo serão necessários os componentes em dobro, além de dois dois alto falante, exceto a fonte, mas ela deverá fornecer 4 Ampères.

Para a versão mono:

01 circuito integrado TDA 2003.

01 dissipador de calor para o TDA 2003.

01 capacitor eletrolítico de 220uF por 16V.

01 capacitor eletrolítico de 470uF por 16V.

01 capacitor poliéster metalizado de .82 uF por 100V (é o mesmo que 820 KpF).

01 resistor de 2R2 ohms (primeira faixa: vermelho, segunda faixa: vermelho, terceira faixa: ouro, quarta faixa: nõa importa)

01 resistor de 330 ohms (primeira faixa: laranja, segunda faixa: laranja, terceira faixa: marrom, quarta faixa: nõa importa)

01 Alto-falante de 4 ohms e no mínimo que suporte 10 watts RMS.

Caixa para abrigar o circuito e o alto-falante.

Fios para as ligaçõs, solda, etc.

Para a versão estéreo adquira a lista de componentes em dobro.

Depois da montagem do circuito, confira todas as ligações, e somente depois disso
ligue o circuito na fonte ou bateria.

Depois de montar o circuito:

a) Para ligar a fonte de alimentação ao circuito, utilize os fios vermelho e preto que é o padrão de cores para positivo e negativo respectivamente, assim, você memoriza e não liga nada errado.

b) Qualquer tipo de mp3 player, MP4 ou Ipod pode ser ligado ao amplificador, desde de que o conector da saida seja compatível.

c) Não compre um alto-falante que suporte 100 watts, o som não ficará mais alto por isso, é o amplificador que envia a potência para o alto-falante.

d) Ao invés da fonte, pode ser usada uma bateria de 12 volts, de preferência bateria de carro, mas se optar pela fonte, ele deve fornecer 2 Ampères se a versão for em mono, e 4 Ampères se a versão for em estéreo.

e) Não foi colocado no diagrama um controle de volume, pois isto pode e deve ser feito no próprio aparelho de MP3, Ipod, etc.

f) O cabo de áudio do MP3, MP4 ou Ipod deve ser blindado para evitar a captação de ruidos, principalmente o riple dos 60 hertz se estiver tudo próximo a tomada de força.

g) Se por acaso o som final estiver acompanhado de um ruído que não seja parte do som amplificado, pode ser colocado um capacitor de 150 nF em paralelo entre o positivo e o negato da alimentação com a finalidade de desacoplar a fonte.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14748)
  • Antena Para Celular (12193)
  • Amplicador 60 W RMS (9684)
  • Os Gatos & Dúvidas (8261)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5872)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum