Sirere Com 3 Tons

Um circuito que pode ser usado como campainha com tons diferentes pode ser uma necessidade em casas ou apartamentos, ou quem sabe até no escritório ou em um galpão onde trabalham várias pessoas.

O circuito proposto incluí a facilidade de avisar com um tom sonoro para cada botão diferente que for pressionado, a escolha dos tons é feita no ajuste final, assim, o Pedro será avisado quando o tom for de uma frequência mais baixa, o Paulo será avisado quando o tom da frequência for mais alta e José será avisado quando a frequência tiver um tom no intervalo dos dois tons.

A ideia é que ao invés de estar aos gritos chamando fulano ou beltrano quem estiver sendo chamado saberá que é ele pelo tom da companhia, é mais prático, funcional e é ótimo para um ambiente de gente que é contra a gritaria, claro que quem está sendo chamado não sabe quem o chama, mas é só combinar numa reunião ou simplesmente avisar que “aquele tom” ou é fulano ou um grupo que está sendo chamado.

O circuito gera 3 tons contínuos de acordo com o botão que for pressionado, no circuito foram previstos 3 tons, mas pode ser ampliado com o cuidado de não gerar tons muito parecidos o que irá confundir quem estiver sendo chamado.

A potência sonora é suficiente para ser ouvida até em ambientes com certa quantidade de ruídos, obviamente que não adianta instalar se não vai ser ouvido o tom, em todo caso, essa é apenas uma ideia para aplicação dessa campainha com três tons, certamente que existirão muitas ideias para várias aplicações.

O circuito pode ser alimentado por pilhas, já que o consumo é bem baixo na condição de espera, mas nada impede que uma pequena fonte de alimentação de 9 ou 12 volts por 800 mA seja montada com a finalidade de alimentar o circuito.

A base do circuito é um circuito integrado 4093B que é formado por quatro portas NAND que podem ser usadas de diversas formas, então uma das pontas NAND é usada como oscilador e as três portas restantes são usadas como reforçadoras do sinal gerado.

A etapa de potência é feita com dois transistores do tipo NPN, um BC 548 e um TIP 41, essa configuração é menos eficiente que um transistor darlington, mas é mais barata e os componentes são fáceis de serem encontrados no comércio especializado ou até em sucatas.

A verdade é que qualquer transistor NPN de sinal funciona no lugar do BC 548 e qualquer transistor NPN de potência funciona no lugar do TIP 41, é claro que é preciso observar a posição dos terminais Base, Coletor e Emissor, o esquema eletrônico é mostrado na imagem abaixo.

sirene_3_tons_esquema

Os trimpots são ajustados de acordo com o desejo de avisar cada pessoa, antes que me escrevem dizendo que existem terminais soltos, alerto para o fato de que nos trimpots são usados apenas dois terminais, o terminal central e o terminal de uma das extremidades, o terminal que sobra fica sem ligação.

Para ajustar, com o circuito ligado, pressione a chave 1 e movimente o potenciômetro correspondente até obter o tom desejado, faça o mesmo com as duas outras chaves, porém procure regular para que os tons gerados por cada um dos botões seja bem diferente.

Uma opção que ainda não foi cita é questão do alarme de “pânico”, nesse caso se forem pressionados os três botões simultaneamente irá gerar um tom de alta frequência, poderia ser combinado que caso esse tom seja escutado é um alerta para alguma coisa.

A placa de circuito impresso tem seu layout mostrado na figura abaixo, o tamanho real é 2,9 centímetros, deixei a imagem maior devido a resolução no momento da impressão, observe que a placa de circuito impresso quando pronta deve ser possível ler normalmente, ou seja, é essa imagem que deve ficar no lado cobreado da placa de circuito impresso.

sirene_3_t_layout_ci

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A montagem final se for usada a placa de circuito impresso sugerida deve ficar igual a da imagem abaixo.

sirene_3_t_visual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O alto falante deve ser colocado numa caixa de som para melhor rendimento e durabilidade do alto falante, os resistores são todos de ¼ de watt, dependendo do tempo em que for pressionada a chave (push botton) o transistor TIP 41 pode aquecer, se ficar mais quente que o dedo possa suportar é preciso colocar um dissipador de calor nele.

No mais não há segredos, depois de testar é só instalar e usar.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14747)
  • Antena Para Celular (12189)
  • Amplicador 60 W RMS (9684)
  • Os Gatos & Dúvidas (8260)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5872)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum