Booster Infra-Vermelho

Com este booster para infravermelho, é possível aumentar o alcance do sinal em formato digital transformando o sinal em sinal digital para ser transportado por um cabo de 50 ohms, e assim poder levar a uma estação de controle mais distante.

Normalmente, o alcance de um controle remoto infravermelho é da ordem de 10 a 15 metros, mas com a utilização deste circuito o aumento da distância (ou área de alcance) aumenta significativamente, podendo até ser utilizado um controle infravermelho, mesmo virando uma esquina sem problemas.

O receptor é um circuito integrado pré-amplificador para infravermelho, é o CI SL486, no qual é adicionada uma etapa uma potência na saída, por isso uma fonte de alimentação de pelo menos 2 ampères e bem regulada é requisitada neste projeto.

Embora o projeto sugira o foto-diodo BPW34, também foram feitas experiências com o conhecido foto-diodo BP104, os resultados foram muito bons, outros foto-diodos podem ser testados sem problemas.

A uma distância de 10 metros se encontra pouca dificuldade em controlar dispositivos com infravermelho, mas quando se deseja controlar dispositivos a distâncias maiores e com várias paredes servindo de obstáculos, é onde um circuito desses pode ser utilizado, até 150 metros com cabo coaxial foi testado sem aparecer nenhum tipo de problema, nem perdas no cabo coaxial e nem falhas no acionamento e detectção e conseqüente acionamento dos dispositivos.

Este circuito foi testado com um aparelho de TV gradiente de 20 polegadas, um DVD player Phillips, e com um sistema de controle de abertura da portas de motel, tudo funcionou sem nenhum problema, portanto, o circuito é aperiódico, ou seja, não distingue freqüências de infravermelho, apenas amplifica, a distinção dos tons emitidos é feito pelo aparelho receptor.

Como sempre, nunca disponibilizo layout de circuito impresso, o motivo é simples, sempre faço os testes soldando os componentes numa placa feita exatamente para testes, aqui mesmo no Ibytes já escrevi um texto sobre este tema.

De qualquer modo, a placa de CI não é crítica, pode ser feita a montagem numa até numa matriz de contatos, e depois, desenhar o layout de acordo com seu propósito, e com a caixa na qual deseja instalar definifivamente o circuito.

Poucas recomendações, apenas que a conexão entre os transistores e a fonte de alimentação deve ser tão curta quanto for possível, o BUZ10A é um NMOSFET, equivalentes também funcionam sem problemas, mas deve ser previsto um radiador de calor para evitar o aquecimento em demasia e a consequente queima do componente, princiapalmente se for para uso contínuo.

A freqüência do sinal infravermelho depende do aparelho e da função, de qualquer modo, pode chegar a 200 kHz, quem fará o trabalho de decodificação é o receptor que é utilizado pelo dispositivo receptor, ele já está preparado para detectar o código digital emitido pelo controle IR.

Mas ele só pode identificar se o sinal tiver um nível de luz infravermelho aceitável e que possa ser captado pelo sistema detector, por isso, é recomendado que a etapa final forneça algo em torno entre 30 mA e 100 mA, em todo caso, o amplificador entrega para o transmissor o suficiente, de qualquer modo, uma fonte de 1 ampères é sugerida na etapa final.

Para evitar o uso de duas fontes neste projeto, em paralelo com o cabo coaxial pode ser utilizado um par de fios para levar a alimentação até a etapa final, dependendo da distância, deve ser previsto fios com diâmetros que não causem perdas significativas.

O transmissor é bem simples, devido ao excelente processamento de sinais no receptor e a correta impedância o controle sendo acionado, aciona também o transmissor com os três díodos emissores de luz (LD271), fazendo com que o circuito receptor capte e decodifique o sinal e execute as funções como se o controle infravermelho estivesse a menos de 10 metros, outros tipos de diodos emissores de luz infravermelho podem ser testados.

Ao realizar a montagem, os testes iniciais podem ser feitos colocando as partes em salas diferentes, e depois aumentar o tamanho do cabo coaxial para ter uma idéia real do alcance, eu testei com 150 metros de cabo coaxial RG52 (desses usados em antenas de PX/VHF), pelo nível do sinal detectado, suponho que chegaria a 300 ou a 500 metros.

Esquema amplificador:

Só acresecentando que o amplificador de infravermelho e o receptor de infravermelho ficam distantes um do outro, mas são interligados através do cabo coaxial.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13874)
  • Antena Para Celular (11528)
  • Amplicador 60 W RMS (9276)
  • Os Gatos & Dúvidas (7838)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5589)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum