Amplificador Sinais VHF

Com pouquíssimos componentes é possível construir um ótimo amplificador de sinal de antena, o circuito foi projetado para amplificar sinais das faixas de VHF e UHF, com o amplificador é possível melhorar o sinal das estações distantes, como dizem os rádio-operadores, “puxar a estação”.

O circuito é utiliza a configuração de emissor comum sintonizando as frequências de radiofrequência nas faixas de VHF e UHF, no protótipo foi utilizado um transistor do tipo BF494, mas outros transistores com alto ganho para RF e desde que sejam do tipo NPN irão funcionar perfeitamente.

Um transistor que apresentou ganho superior ao BF494 foi o 2SC2570, para fazer os ajustes para utilização, ajuste os trimmers para o ganho máximo.

L2 é a bobina de entrada e consiste em 4 voltas de fio de cobre esmaltado com a especificação 18AWG em forma de meio centímetro de diâmetro, e com uma tomada entre a primeira e a segunda espira tendo como referência o lado que ficará ligado à terra.

Bobina L1 deve ter 3 voltas de fio de cobre esmaltado com a especificação 18AWG em forma de meio centímetro de diâmetro, ao contrário de L2, essa bobina não precisa de tomada, e a alimentação é de 12 volts.

Por se tratar de um circuito que manipula radiofrequência requer atenção por parte do montador, os componentes devem ser soldados de acordo com as indicações no esquema.

Os capacitores são todos de disco cerâmico para tensão de 25 volts, os resistores são todos de 1/8 de watt, os trimmers servem para ajustar o ganho da frequência a ser amplificada.

Na entrada de RF são ligados os dois fios que saem da antena, a saída de RF é ligada na entrada de antena do rádio receptor, lembro que o mesmo circuito funciona para outras faixas de frequências apenas alterando L1 e L2.

O circuito funciona como amplificador ativo, tem sintonia aperiódica com ajuste de ganho, portanto pode ser utilizado para amplificar sinas de estações de TV dos canais baixos (2 ao 6), toda a banda de FM, a faixa de comunicação da aviação, rádio-amador 2 metros, faixa de comunicação marítima e canais altos de TV (7 ao 13).

Pense no meio ambiente antes de este link.
Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse
 
  Compartilhar Link no Facebook