Amplificador Sinais VHF

Com pouquíssimos componentes é possível construir um ótimo amplificador de sinal de antena, o circuito foi projetado para amplificar sinais das faixas de VHF e UHF, com o amplificador é possível melhorar o sinal das estações distantes, como dizem os rádio-operadores, “puxar a estação”.

O circuito é utiliza a configuração de emissor comum sintonizando as frequências de radiofrequência nas faixas de VHF e UHF, no protótipo foi utilizado um transistor do tipo BF494, mas outros transistores com alto ganho para RF e desde que sejam do tipo NPN irão funcionar perfeitamente.

Um transistor que apresentou ganho superior ao BF494 foi o 2SC2570, para fazer os ajustes para utilização, ajuste os trimmers para o ganho máximo.

L2 é a bobina de entrada e consiste em 4 voltas de fio de cobre esmaltado com a especificação 18AWG em forma de meio centímetro de diâmetro, e com uma tomada entre a primeira e a segunda espira tendo como referência o lado que ficará ligado à terra.

Bobina L1 deve ter 3 voltas de fio de cobre esmaltado com a especificação 18AWG em forma de meio centímetro de diâmetro, ao contrário de L2, essa bobina não precisa de tomada, e a alimentação é de 12 volts.

Por se tratar de um circuito que manipula radiofrequência requer atenção por parte do montador, os componentes devem ser soldados de acordo com as indicações no esquema.

Os capacitores são todos de disco cerâmico para tensão de 25 volts, os resistores são todos de 1/8 de watt, os trimmers servem para ajustar o ganho da frequência a ser amplificada.

Na entrada de RF são ligados os dois fios que saem da antena, a saída de RF é ligada na entrada de antena do rádio receptor, lembro que o mesmo circuito funciona para outras faixas de frequências apenas alterando L1 e L2.

O circuito funciona como amplificador ativo, tem sintonia aperiódica com ajuste de ganho, portanto pode ser utilizado para amplificar sinas de estações de TV dos canais baixos (2 ao 6), toda a banda de FM, a faixa de comunicação da aviação, rádio-amador 2 metros, faixa de comunicação marítima e canais altos de TV (7 ao 13).

Não era o que procurava? Utilize o sistema de busca!
Pense no meio ambiente antes de este link.

18 comentários

  1. EDSON LUIS N. VIEIRA

    GOSTEI DO SITE, MUITO INTERESSANTE.GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE O SITE SEMPRE.

    OBRIGADO.

  2. OI! COMO POSSO ALMENTA O SINAL DO MEU TRANSMISSOR VIDEO LINK …PARA FICA MAI POTENT….AGRADEÇO PELA SUA A JUDA

  3. CAÍ NO MESMO BURACO,ESTOU COMEÇANDO A GOSTAR DELE

  4. instalei muitas antenas a tempos atraz, hoje estou com problema justamente com antena de tv.
    não quero colocar skay, pois acho que é uma despesa todo mês
    fui tentar comprar componentes para antenas como filtros passa canal nas casas especialisadas mas os vendedores não sabe que é isso vou ter que voltar a sp p compra…

  5. Olá! Estou procurando um esquema de amplificador de antena UHF/Sinal Digital HDTV. Este parece ser simples e bom, parabéns pelo site, muito instrutivo para quem gosta de eletrônica.

  6. muito bom gostei

  7. Vou comprar os componetes e montar, conf. o seu esquema eletronico. Minha área é muito ruim o sinal de tv.
    Até breve e obrigado.

  8. mauricio almeida

    oi tudo bem???gostaria de saber se colocado a um radio transmissor e receptor este amplificador vai funcionar normalmente tx-rx.muito obrigado e um bom 2014.

    • Olá Mauricio, tem que colocar no circuito de entrada, ou seja, entre a antena e o receptor.
      Esse circuito não aumenta os sinais transmitidos, o circuito é para aumentar a intensidade dos sinais de entrada.

  9. Vanderlei de Araujo

    Boa noite amigo, preciso de um esquema de amplificador de
    antena automotivo, dos 3 aos 30 mhz.Desde já muito agradecido. Vanderlei

  10. mauricio xavier

    Cara eu montei todo o esquema eletrico e ainda não está funcionando!
    nas partes que você falou bobina eu instalei Indutores de 1uH que de acordo com o vendedor seria a mesma coisa! mas não funciono, o que sugere ? onde arrumo estas bobinas ?

    • @mauricio,
      Mexer co RF requer vários cuidados e manhas, um pedacinho de fio a mais ou um indutor sem a indutância indicada gera instabilidade ou o não funcionamento do circuito.

  11. francisco sebastiao souza do nascimento

    gostei do site gotari de seber novidade

  12. quem gosta de eletrônica ai.
    técnico já nascem com o sangue
    eu já estou um pouco velho quando criança eu tinha do de jogar as peças queimadas fora eu achava bonita
    na onde eu nasci tinha um senhor que me dava válvulas velhas eu guardava..quando comecei estudar para ser um técnico eu quebrava válvulas para prender contar os pinos tipo filamento catodo placa..grade etc .. eu já desfrutei fuito fazendo projetinho de eletrónica.
    um punhado de eletróliticos um punhado de resistores um punhado de capacidor ceramicos us transistinhos ainda sai coisa de eletrónica..a qui no meu laboratorio..
    RESUMO DE TUDO EU ACHEI MUITO LEGAL O ESQUEMINHA DE UM AMPLIFICADOR DE RF mais acima

    EU LEMBRO SOBRE ISSO QUANDO COMECEI MEXER COM ELETRÓNICA.OS INVENTOR DO GALENA A PRIMEIRA COMUNICAÇÃOS ELE DISSE GLORIA DEUS NAS ALTURA E PAZ NA TERRA O HOMEM DE BOA VONTADE..O RADIO DO CARA SÓ PEGOU 500.METRO KKKKKK
    ABRAÇOS ..

  13. leonel almeida

    vi o circuito de recepçao da banda da aviaçao ainda nao montei o circuito . este circuito funciona assim sem ligado a mais nada ?recebe varias frequençias ,aviaçao comercial avionetas particulares e outros ? alterei um radio de fm mas tem pouca capacidade de recepçao em portugal ha muitas avionetas particulares e gosto de as ouvir .obrigado

  14. Olá Amigos, boa noite a todos ! Estou a procura de um amplificador de sinal vhf ou um repetidor de sinal vhf, ainda não sei direito mas, trabalho em uma unidade prisional, e pelo fato das paredes serem de concreto e ter muito ferro e aço, em alguns ambientes o sinal não chega, fazendo com que a informação não chegue a todos, o a quem for enviada, gostaria de ajuda, precisamos muito resolver isso…. forte abraço ! O site é fácil de entender, não obriga login, crescerá muito ainda, parabéns !

    • @Rai Luiz,
      Procure saber qual a frequência que a operadora utiliza e compre o equipamento compatível com a operadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates