Amplificador RF 1 Watt

O esquema mostrado abaixo é de um amplificador de RF universal para a faixa dos 100 a 200 MHz, é ideal para ser utilizado para aumentar a saída de pequenos transmissores de baixa potência.

Para excitar de forma correta, a entrada do amplificador deve ser excitada com pelo menos 100 mW, assim é obtida uma saída de RF próximo de 1 watt.

É recomendado que o circuito do amplificador de RF fique em uma caixa blindada, preferencialmente metal ou alumínio, além de ligações curtas e com cabos blindados.

Os capacitores devem ser todos de boa qualidade, recomenda-se os de disco cerâmico, os transistores podem ser o MRF227 que vai até 250 MHz, na falta deste pode ser o 2N5109,que vai até 150 MHz.

L1 é de 82 uH e L2 47 uH, para quem desejar fabricar, L1 tem 5 espiras de fio 22 AWG sobre forme de 5 milímetros, L2 tem 3 espiras de fio 22 AWG sobre forma de milímetros, ambas com núcleo de ar, obviamente que devem ser feitos ajustes em função da sugestão de valores aproximados, o XRF tem 12 uH, pode ser feito com 7 voltas de fio 22 AWG sobre uma base de 2 milímetros, uma boa referencia é carga de uma caneta BIC, lembre-se que foi citada a bitola dos fios em AWG, pressupõem-se que o montador saiba que trata-se de fios esmaltados.

A alimentação do circuito é com 12 volts, preferencialmente de bateria para evitar a captação do riple de 60 hertz que geralmente existe nas fontes com filtragem deficiente.

Caso haja aquecimento fora do normal (pouco mais que morno) no transistor, pode ser usado um dissipador de calor, mas isole o coletor do radiador para evitar o aumento da capacitância, o que pode causar problemas de instabilidade.

Não era o que procurava? Utilize o sistema de busca!
Pense no meio ambiente antes de este link.

9 comentários

  1. Olá amigo . Tem algum circuito / projetinho para amplificar o sinal recebido da antena ? É uma espécie de amplificador de RF “passivo” , pois não será fornecido uma RF diretamente na entrada , na entrada será ligado uma antena , e oque a antena captar é que será amplificado . . .

    Já explorou esse assunto ? Tem alguma literatura a respeito a disso ?

    A faixa que a antena pega seria mais ou menos de 40 mhz até 1000 mhz , e o sinal chega fraco em alguma regiões ( mesmo com boa antena ) então torna se necessário melhorar o sinal .

    Observação : É diferente de “amplificador de linha” que NÃO MELHORA o sinal e visa apenas aumentar o sinal para que ele não se perca por um cabo longo . ( seja ele um sinal bom ou ruim )

  2. felipe marques

    descupe o incomodo mas falta o valor em milimetros da bobina L 2 , exelente site o seu e obrigado a você por enrriquecer a nossa internet com conhecimentos em eletronica e rf.

    • @Felipe,
      L1 é de 82 uH e L2 47 uH, para quem desejar fabricar, L1 tem 5 espiras de fio 22 AWG sobre forme de 5 milímetros, L2 tem 3 espiras de fio 22 AWG sobre forma de milímetros. (está no texto no artigo).

  3. Fábio dos Anjos

    Possui algum esquema desse para as faixas do sinal wifi?. Grato.

  4. Qual o valor do ampplficador de rf de 1 w

  5. ronaldo serra

    boa noite amigo ,curto muito eletrônica e quando se trata de rf melhor ainda :duas perguntas ,esse amplificador serve para aumentar a potencia do mp3 pll automotivo e qual o valor de cv no esquema do amplificador rf 1watts………

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates